54 anos de Jornada nas Estrelas


Há exatos 54 anos, era exibido o primeiro episódio de Jornada nas Estrelas (Star Trek), série de ficção científica criada pelo roteirista e produtor de televisão norte-americano Gene Roddenberry. 08 de setembro de 1966 tornou-se a data de nascimento de um grande ícone cultural.

O que é o universo de Jornada nas Estrelas? Séries. Filmes. Documentários. Livros. Será que Gene Roddenberry imaginou que Jornada nas Estrelas renderia tantas obras e que seria tão importante para a indústria cinematográfica?

Venha conhecer um pouco sobre esse ícone cultural e saber quais são todas as séries e filmes, e quais são os principais livros e documentários de Jornada nas Estrelas. E para quem conhecer mais documentários e livros de Jornada nas Estrelas, cite-os nos comentários!

Elenco principal de Jornada nas Estrelas
Elenco principal de Jornada nas Estrelas

Um pouco sobre o seu criador: Gene Roddenberry


Gene Roddenberry
Gene Roddenberry

Eugene Wesley Roddenberry, conhecido como Gene Roddenberry, nasceu em El Paso, no Texas, no dia 19 de agosto de 1921. Gene Roddenberry ficou mundialmente famoso por ter criado a franquia de séries e filmes Star Trek, mas antes de trabalhar com cinema, teve uma longa carreira pilotando aviões, tanto pelas Forças Aéreas quanto comercialmente. Eugene Wesley Roddenberry morreu no dia 24 de outubro de 1991, em Santa Monica, na Califórnia. A Revista Galileu relembra toda a sua vida falando de sua infância, adolescência, sua carreira como piloto, policial e roteirista, e o principal para esse post: Star trek:

"A ideia para criar Star Trek veio em 1964, depois de alguns anos trabalhando como roteirista profissional, inclusive com algumas séries bem sucedidas. Inicialmente, a MGM recusou a história, que foi comprada pela Desilu Productions. A produtora não só comprou o roteiro, como o contratou como produtor e permitiu que ele trabalhasse em seus próprios projetos. A série finalmente foi comprada em fevereiro de 1966 e foi ao ar no dia 24 de maio." - Revista Galileu - Star Trek: saiba quem foi Gene Roddenberry, o criador da série.

Star Trek: Classic Generation (1966–1969)


Capa de Star Trek: Classic Generation
Capa de Star Trek: Classic Generation 

Jornada nas Estrelas, também conhecida como The Original Series, teve sua transmissão original de 8 de setembro de 1966 a 3 de junho de 1969, pela Emissora NBC. Possui 3 temporadas, tendo ao total 79 episódios e cada episódio contendo 50 minutos.

Em resumo, essa série segue as aventuras da tripulação da nave estelar USS Enterprise, comandada pelo Capitão James T. Kirk, interpretado por William Shatner, o Primeiro Oficial Comandante Spock, interpretado por Leonard Nimoy, e o Oficial Médico Chefe Leonard McCoy, interpretado por DeForest Kelley.

O monólogo de introdução da série Jornada nas Estrelas, narrado por William Shatner em cada episódio, estabelece o propósito da nave estelar USS Enterprise:

"Espaço: a fronteira final. Estas são as viagens da nave estelar Enterprise. Em sua missão de cinco anos... para explorar novos mundos... para pesquisar novas vidas... novas civilizações... audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve".

Por vários motivos Jornada nas Estrelas foi muito marcante. Um deles é sobre o cigarro, que ainda era moda na época de produção do filme e muitos filmes de ficção científica, que mostravam fumantes em tripulações de naves espaciais. Gene Roddenberry parecia não ver os vícios em cigarro ou álcool como algo que ocorreria no futuro.
Na tripulação de nave estelar USS Enterprise também vemos pessoas de diferentes etnias trabalhando juntas, algo que era incomum na época. Por exemplo, na tripulação há o oficial Pavel Chekov, personagem russo interpretado por Walter Koenig, e o oficial Hikaru Sulu, personagem japonês interpretado por George Takei. Também temos a personagem Uhura, Oficial-Chefe de Comunicações. Nichelle Nichols foi a atriz que deu vida à tenente Uhura e teve seu papel marcado como a primeira mulher negra a ter um papel importante na televisão norte-americana. Nichelle Nichols em Star Trek foi uma grande influência para os artistas afrodescendentes, inclusive foi uma influência para Whoopi Goldberg.

Nichelle Nichols como Uhura, em Jornada das Estrelas
Nichelle Nichols como Uhura, em Jornada das Estrelas

Filmes da Série Original:
  • Jornada nas Estrelas: O Filme (1979)
  • Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan (1982)
  • Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock (1984)
  • Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa (1986)
  • Jornada nas Estrelas V: A Última Fronteira (1989)
  • Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida (1991)

Leonard Nimoy como Spock
Leonard Nimoy como Spock

Star Trek: The Animated Series (1973–1974)



Star Trek: The Animated Series teve sua transmissão original de 8 de setembro de 1973 a 12 de outubro de 1974, pela Emissora NBC. Com seu formato como série de desenho animado, possuiu 2 temporadas e um total de 22 episódios, cada episódio contendo 30 minutos, e passa no universo de Star Trek após Star Trek: The Original Series da década de 1960. A maioria do elenco original fez a voz de seus personagens da The Original Series, assim como a maioria dos roteiristas originais escreveram episódios para a série.

Star Trek: Next Generation (1987–1994)


Elenco principal de Star Trek: Next Generation
Elenco principal de Star Trek: Next Generation

Star Trek: Next Generation teve a sua transmissão de 28 de setembro de 1987 a 23 de maio de 1994, contando com 7 temporadas e um total de 178 episódios. Nessa série, 70 anos após as missões da tripulação original da Enterprise sob o comando do Capitão James T. Kirk (William Shatner), temos as aventuras da tripulação da Nave Estelar USS Enterprise, agora sob o comando de Capitão Jean-Luc Picard, interpretado por Patrick Stewart.
Capitão Jean-Luc Picard deu continuidade à missão principal da Enterprise: conhecer novos mundos. E agora, a Federação já passa por grandes mudanças, tendo novas leis e métodos para todo o trabalho no espaço, sendo a Primeira Diretriz uma das leis mais importantes. A Federação e o Império Klingon se tornaram aliados galáticos, tanto que a Enterprise agora possui o Oficial Tático Tenente Worf, metade klingon e metade humano.
O Oficial Tático Tenente Worf foi interpretado por Michael Dorn. Além do Worf, seus oficiais seniores são o Primeiro Oficial Comandante William T. Riker, interpretado por Jonathan Frakes, o androide Tenente-Comandante Data, interpretado por Brent Spiner, a Chefe de Segurança Tenente Tasha Yar, interpretada por Denise Crosby, Conselheira Deanna Troi, interpretada por Marina Sirtis, Dra. Beverly Crusher, interpretada por Gates McFadden, e o Tenente Geordi La Forge, interpretado por LeVar Burton.
No elenco coadjuvante, temos a atriz Whoopi Goldberg interpretando a personagem Guinan.

Whoopi Goldberg e Patrick Stewart em Star Trek: The Next Generation
Whoopi Goldberg e Patrick Stewart em Star Trek: The Next Generation

Filmes The Next Generation
  • Jornada nas Estrelas: Novas Gerações (1994)
  • Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato (1996)
  • Jornada nas Estrelas: Insurreição (1998)
  • Jornada nas Estrelas: Nêmesis (2002)

Star Trek: Deep Space Nine (1993–1999)


Elenco principal de Star Trek: Deep Space Nine
Elenco principal de Star Trek: Deep Space Nine

Tendo sua estreia no dia 3 de janeiro de 1993 e finalizando dia 2 de junho de 1999, com 7 temporadas e um total de 176 episódios, Star Trek: Deep Space Nine foi a terceira série de Jornada nas Estrelas. Com um roteiro diferente das outras séries, que se passam em naves espaciais, principalmente a Enterprise, Deep Space Nine se passa em uma antiga estação espacial Cardassiana, e sendo mais ou menos na mesma época de Star Trek: Next Generation, tanto que podemos ver Michael Dorn interpretando novamente o personagem Worf. Colm Meaney também participa com o personagem Miles O'Brien, e agora tendo um papel mais importante. Dessa vez o Oficial Comandante é Benjamin Sisko, interpretado por Avery Brooks. A série Star Trek: Deep Space Nine não teve filmes.

Star Trek: Voyager (1995–2001)


Elenco de Star Trek: Voyager
Elenco de Star Trek: Voyager

Star Trek: Voyager estreou em 16 de janeiro de 1995 e foi transmitida até 23 de maio de 2001, com um total de 7 temporadas. Mais dramática, a história é sobre a tripulação da nave espacial Voyager. Um antigo alienígena transportou a Voyager para o outro lado da galáxia, sendo uma distância de 70.000 anos luz. A volta para casa é uma jornada demorada.

Star Trek: Voyager foi a primeira série que teve uma mulher como capitã: Kathryn Janeway, interpretada por Kate Mulgrew. Além da capitã, os principais personagens são: o Primeiro Oficial Chakotay, interpretado por Robert Beltran, a Engenheira Chefe B'Elanna Torres, interpretada por Roxann Dawson,o piloto Tom Paris, interpretado por Robert Duncan McNeill, a enfermeira e botânica Kes, interpretada por Jennifer Lien, Neelix, interpretado por Ethan Phillips, o oficial médico chefe Doutor, interpretado por Robert Picardo e Tuvok, interpretado por Tim Russ. Essa série também não produziu filmes.

Star Trek: Enterprise (2001–2005)


O elenco principal de Star Trek: Enterprise

Enterprise foi uma das séries mais interessantes de Jornada nas Estrelas, pois sua história é relacionada às primeiras missões dos humanos pela Galáxia. Sim, antes mesmo de Capitão Kirk. O Oficial Comandante Jonathan Archer, interpretado por Scott Bakula, estava com sua tripulação ainda conhecendo melhor os Vulcanos, os Klingons e outros povos de outros planetas. Enterprise também explicou algumas coisas sobre todo o universo de Jornada nas Estrelas: Você provavelmente já se perguntou o porquê de grande parte da galáxia falar inglês, e essa série mostrou que todos usam um tradutor universal para se comunicar com os outros povos. A Oficial de Comunicações Hoshi Sato, interpretada por Linda Park, é uma das principais pessoas a organizar o tradutor universal.

No elenco principal, também teve a participação Jolene Blalock como a vulcana T'Pol, Connor Trinner como Charles "Trip" Tucker III, Dominic Kreating como Malcolm Reed, Anthony Montgomery como Travis Mayweather e John Billingsley como Phlox. Enterprise teve apenas 4 temporadas e nenhum filme, mas é simplesmente fascinante.

Star Trek: Discovery (2017)


Elenco principal de Star Trek: Discovery
Elenco principal de Star Trek: Discovery

Star Trek: Discovery foi lançado em 24 de setembro de 2017, e é exibido pela Netflix. Ainda sendo lançado,  Michael Burnham, interpretada por Sonequa Martin-Green, é a personagem principal dessa saga e é a irmã adotiva de Spock, agora interpretado por Ethan Peck. Ocorre cerca de 10 anos antes da saga com o capitão Kirk e está diretamente relacionada à guerra entre humanos e klingons.

Michele Yeoh e Sonequa Martin-Green em Star Trek: Discovery
Michele Yeoh e Sonequa Martin-Green em Star Trek: Discovery

Star Trek: Picard (2020)

Star Trek: Picard
Star Trek: Picard

Star Trek: Picard foi lançada em 23 de janeiro de 2020 e se passa 18 anos após a última aparição de Jean-Luc Picard em Star Trek: Nemesis (2002). Me vejo assinando a Amazon apenas para assistir a esta nova história de Jean-Luc Picard, especialmente porque Jean-Luc Picard foi o primeiro capitão que conheci.

Universo Alternativo de Jornada nas Estrelas


O elenco principal junto com o diretor J. J. Abrams (sentado). Da esquerda para a direita: Cho, Saldaña, Quinto, Pine, Yelchin, Urban e Pegg.

Até o momento, Jornada nas Estrelas possui três filmes em um Universo alternativo:
  • Star Trek, dirigido por J. J. Abrams e lançado em 8 de maio de 2009.
  • Star Trek: Into Darkness, dirigido por J. J. Abrams  e lançado em 17 de maio de 2013.
  • Star Trek Beyond, dirigido por Justin Lin e 22 de julho de 2016.
Como uma boa saga de universo alternativo, tudo ocorre diferente: E se o destino do planeta Vulcano fosse outro? E se a briga de capitão Kirk com o Khan fosse diferente, com resultados diferentes?

Na saga de Willian Shartner, Khan foi um dos seus poderosos oponentes. Khan foi interpretado por Ricardo Montalban na geração clássica e por Benedict Cumberbatch nesse universo alternativo.

Ricardo Montalban como Khan
Ricardo Montalban como Khan

Benedict Cumberbatch como Khan
Benedict Cumberbatch como Khan

Uma curiosidade triste em relação ao elenco de Star Trek: o falecimento de Anton Yelchin. O ator faleceu em 19 de junho de 2016, com 27 anos de idade. E existe uma teoria bizarra: maldição do Clube dos 27. Artistas extremamente talentosos, e que falecem aos 27 anos. A revista Aventuras da História escreveu a matéria "Conheça a Bizarra Teoria do Clube dos 27".

Alguns documentários de Jornadas das Estrelas:
  • The Captains, dirigido por William Shatner e lançado em 15 de setembro de 2016. William Shatner, ator que interpretou capitão Kirk e dirigiu alguns dos filmes de Jornada das Estrelas, entrevista todos os atores que fizeram os capitães de Star Trek. 
  • For the Love of Spock, dirigido por Adam Nimoy e lançado em 2016.

Eu sou Spock


Capa do livro Eu sou Spock, escrito por Leonard Nimoy.
Capa do livro Eu sou Spock, escrito por Leonard Nimoy.

Foram lançados vários livros relacionados a Jornadas nas Estrelas, sendo alguns desses livros: Star Trek: Voyager – Mosaico e Caminhos, Jornada nas Estrelas: Contagem Regressiva e Jornada nas Estrelas: Ligações de Picard. Um dos livros mais famosos é Eu sou Spock, escrito por Leonard Nimoy. O livro aborda a construção do personagem Spock, um dos mais famosos personagens da cultura pop e da cultura geek, e como o próprio ator ajudou na criação do personagem.

Por hoje, é isso que tenho a dizer sobre Jornada nas Estrelas. Espero que tenham gostado da publicação e, se desejarem, comentem o que mais gostam em Jornada nas Estrelas, e o que vocês também gostariam de acrescentar a essa publicação!

Fontes:

Revista Galileu - Star Trek: saiba quem foi Gene Roddenberry, o criador da série
Nichelle Nichols | Influence on Whoopi Goldberg 

Postar um comentário