Valorant vs Counter-Strike: Global Offensive


O jogo de FPS da Riot Games, Valorant, tem fortes semelhanças com CS:GO, sendo ambos jogos de tiro tático. Em Valorant, os personagens sobrenaturais são baseados em diversas culturas de diferentes nacionalidades, com melhorias biológicas futuristas que os tornam letais. Muitos dos players que já jogavam CS:GO aderiram ao jogo lançado esse ano, mas quais as diferenças entre eles? E qual dos dois é melhor?

Em busca de respostas a essas perguntas, elaboramos uma lista com características de cada jogo para comparação.

Agentes

Personagens Valorant

O CS:GO é um jogo mais realista, simula armas reais e seus personagens são terroristas (TR) ou contra-terroristas (CT). Já em Valorant encontramos uma variedade de personagens que podem ser, de forma análoga aos TR ou CT, atacantes ou defensores. Esses personagens têm seu próprio conjunto de habilidades, sendo uma "suprema" que precisa ser recarregada após seu uso. Alguns desses poderes são como os utilitários do Counter-Strike (agem como flashbang's, granadas de fumaça e molotov's), enquanto outros excedem o natural ao lançar nuvens de veneno, curar e teleportar, por exemplo.

Estilos

CS:GO


Valorant

Apesar dos mapas e suas disposições lembrarem o CS:GO, o Valorant tem uma estética mais cartunesca e se passa na Terra em um futuro próximo, com uma identidade própria rica em cores, alto contraste e ângulos retos.

No CS, todos os mapas contam com 2 bombsites (locais específicos onde os TR/atacantes devem plantar a bomba), enquanto os mapas de Valorant podem contar com 2 ou 3 bombsites e alguns possuem, também, portais de teletransporte.

Jogabilidade

Existem muitas semelhanças impressionantes na jogabilidade entre Counter-Strike e Valorant. Ambos são jogos de tiro tático de equipes com 5 jogadores de cada lado. Em Valorant são 25 rodadas no total, as equipes trocam de lado após 12 rodadas e a primeira a vencer 13 rodadas vence a partida, enquanto no CS são 30 rodadas, as equipes trocam de lado a cada 15 pontos e o primeiro time a marcar 16 pontos vence o jogo.

Os atacantes/TR precisam plantar a bomba em um bombsite ou eliminar os defensores/CT que precisam proteger os locais para que isso não seja feito ou, caso a bomba seja plantada, desarmar antes que o tempo acabe. Administrar bem o dinheiro é algo importante em Valorant, como no CS:GO, para a fase de compra de habilidades e armas para a próxima rodada.

A mecânica de tiro é idêntica em ambos jogos, a precisão do jogador diminui se atirar enquanto se move, forçando-o a parar, espiar e depois disparar seu tiro. Os jogadores correm mais rápido com suas facas ou armas de menor peso.

Os veteranos do CS:GO podem até ter uma vantagem ao jogar Valorant pelas semelhanças da jogabilidade.

Armas e escudos

Valorant


CS:GO

Os dois jogos contam com grupos semelhantes de armas: facas, pistolas, SMGs, rifles, espingardas e snipers. Algumas armas em Valorant parecem as de CS:GO, como a AK-47, mas foram adaptadas para o ambiente futurista. As armas na categoria de armas laterais, por exemplo, o “Frenzy” é quase idêntico ao CZ-75, enquanto o “Sheriff” é uma Desert Eagle de tiro único em Counter-Strike. Cada membro da equipe carrega uma arma primária e uma secundária. Claro, as armas têm diferentes preços e é preciso pensar estrategicamente na compra das armas.

Em Valorant há um sistema de dois tipos de escudos chamados “leve” e “pesado”, semelhantes a um capacete Kevlar ou Kevlar + Helmet, oferecendo proteção extra. Além disso, os poderes de alguns personagens também podem ser de proteção.

Tick rate do servidor

De forma resumida, "tick rate" é a frequência com que o servidor do jogo calcula as coisas e envia pacotes de informação para os computadores dos jogadores. Embora diversos jogadores profissionais de CS:GO joguem com tick rate de 128 ticks, os servidores oficiais têm tick rate de 64 ticks, já os servidores comuns de Valorant têm 128 ticks. O objetivo é fornecer o melhor desempenho e estabilidade nos servidores públicos .

Ambos os jogos são muito semelhantes no geral. A mecânica de movimentação e de tiro, assim como a forma que as partidas são disputadas, aproximam as suas jogabilidade. Porém, os personagens e suas habilidades em Valorant se aproximam mais ao Overwatch e são as maiores diferenças entre ele e CS:GO.

Valorant pode ser considerado uma versão moderna e ousada de Counter-Strike, mas não podemos afirmar ainda que ele “tomará o lugar” do CS:GO.

E você, concorda? O que acha dos dois games?

Postar um comentário