Mês da Música: K-Pop



Sem dúvidas um dos fenômenos musicais mais conhecidos e populares dos dias de hoje é o K-Pop (Korean Pop), música "coreana". A maior parte dessa indústria é feita na Coréia do Sul (apesar de algumas tentativas fracassadas da Coréia do Norte de lançar também um K-pop), porém es artistas não se restringem à essa nacionalidade e as músicas não se restringem à língua, assim como esse não é o único gênero musical existente lá. Inúmeros artistas e grupos, praticamente todos ao menos com alguma ascendência asiática, fazem parte dessa indústria que movimenta bilhões anualmente. O que começou em 1992 como uma tentativa de salvar o país que passava por uma crise econômica e envolvia todo o setor de entretenimento, se tornou algo conhecido mundialmente que alavancou a economia do país principalmente com exportação de produtos licenciados e o aumento no turismo. 

Esse estilo na verdade nem chega a ser um gênero único, ele é uma junção de vários outros, como o hip-hop e a eletrônica. Isso torna esse gênero absolutamente único, assim como sues artistas. Para ser ume idol (nome dado aos artistas) é necessário um longo e difícil treinamento que vai além de aulas de canto e dança e costuma durar muitos anos. É muito comum (e até mais correto) dizer que k-pop é uma indústria musical, es idols são praticamente produtos e um bom grupo (o mais comum e popular) pode tirar uma empresa da falência e a transformar em uma das principais empresas do ramo, como é o caso da Big Hit Entertainment.

O K-pop sofre um certo preconceito na parte ocidental do mundo, provavelmente porquê a porta de entrada desse gênero nos países do lado de cá foi aberta por um público mais jovem, apesar de não se restringir às faixas etárias de pré-adolescentes e adolescentes. Mas também deve-se levar em conta uma das principais formas de preconceito nos dias de hoje: a xenofobia. E essa é uma luta que não apenas os artistas tem que enfrentar, mas também os fãs.

Grupos Mais Conhecidos

BTS (Bangtan Sonyeondan)


É impossível falar de grupos mais conhecidos da indústria sul-coreana e não falar do grupo mais conhecido do mundo. Formado em 2013 pela Big Hit Entertainment quando estava à beira da falência, os 7 garotos começaram literalmente de baixo, tendo eles mesmos que entregar panfletos dos seus shows gratuitos nas ruas de Seoul. Hoje eles são o principal motivo dado pelos turistas ao desembarcarem no país, fizeram apresentações no Grammy e batem recordes literalmente todos os dias. 

Eles possuem a própria linha de produtos licenciados com bichinhos chamados BT21, cada um dos membros desenhou seu próprio personagem e eles vem em formatos de pelúcias, camisetas, chaveiros, copos, estojos, cadernos, etc., e um jogo de celular chamado BTS World, onde o jogador age como empresarie do grupo. A empresa também lançou um "programa de variedades" chamado BTS Run, onde a cada episódio os 7 garotos tem que realizar provas muito engraçadas, tem o Bon Voyage, onde os membros viajam para algum país e precisam se virar sem a ajuda da equipe, e até mesmo estão dando aulas de coreano em uma plataforma chamada Weverse exclusiva da empresa Big Hit. Atualmente eles possuem contrato para manter a carreira até 2027. A discografia deles conta com 3 álbuns de estúdio, 7 EPs, 2 álbuns compilativos, 3 álbuns de estúdio em japonês, 4 mixtapes solo e muitos singles solo.

Twice



Um dos grupos femininos mais famosos atualmente é formado por 9 garotas de diferentes países: 3 são do Japão, 1 é de Taiwan e 5 são da Coréia do Sul. O grupo foi criado em 2015 em um reality show de música chamado Sixteen e assinaram com a empresa JYPE, uma das empresas que compõem o chamado Big 3 (as três principais empresas da indústria). O grupo possui apenas dois álbuns de estúdio em coreano e mais 3 em japonês, além de 12 EPs em coreano. Em 2019, uma das membros foi afastada por problemas psicológicos durante alguns meses.

Grupos Menos Conhecidos

Ateez



Os 8 garotos que estão roubando corações ao redor do mundo. O grupo fez sua estreia em 2018 pela KQ Entertainment e já possui 1 álbum de estúdio e 3 EPs. Eles tem um programa de notícias no YouTube chamado Anewz que é apresentado por um dos membros.

Stray Kids



O grupo masculino da JYPE também foi criado em um reality show homônimo em 2017 e a música de estreia deles era uma das missões do programa. O grupo fez sua estreia oficial em 2018 com 9 integrantes, incluindo dois membros australianos, porém um dos garotos deixou o grupo em 2019 por problemas pessoais. Eles contam com 1 mixtape, 5 mini-álbuns, 1 álbum especial, 2 singles e 1 álbum de estúdio. 

A quantidade de grupos, duplas e artistas solo nessa indústria é enorme e todos são absurdamente talentoses e merecem todo o respeito.

2 comentários :