Foi há 84 anos...


Não, não vou falar do filme campeão de 11 prêmios no Oscar, Titanic. Mas sobre uma das cenas iniciais do filme, que gerou um meme muito conhecido nas redes, onde a personagem principal, Rose, começa a contar a história a qual será o enredo do filme com a icônica frase “foi há 84 anos...”, que me fez pensar: O que estava acontecendo há 84 anos atrás?

O ano era 1936 (MCMXXXVI, na numeração romana), um ano bissexto do século XX do atual Calendário Gregoriano, da Era de Cristo, e as suas letras dominicais foram E e D, com 53 semanas, que teve início em uma quarta-feira e término numa quinta-feira.

O tigre da tasmânia foi extinto, em 5 de dezembro foi aprovada a Constituição Soviética de 1936, no auge do governo de Josef Stalin. O arquiteto Alberto Prebisch construía na capital da Argentina o Obelisco de Buenos Aires, que viria a se tornar uma parada obrigatória para os turistas de todo mundo e no Brasil, Monteiro Lobato publicava os livros "Dom Quixote das Crianças" e "Memórias da Emília".

Obelisco de Buenos Aires

Os atores e comediantes Renato Aragão, Carlos Alberto de Nóbrega e Dedé Santana nasceram nos dias 13 de janeiro, 12 de março e 9 de maio, respectivamente. Nasciam também o cantor e compositor Agnaldo Timóteo em 16 de outubro e o escritor Luis Fernando Veríssimo em 26 de setembro.

Filmes que marcaram a sétima arte e são lembrados como clássicos até hoje como Tempos Modernos dirigido por Charles Chaplin, Um dia no campo e O crime do Sr Lange do diretor Jean Renoir, Fúria dirigido por Fritz Lange, Irene, a teimosa de Gregory La Cava e Sabotagem de Alfred Hitchcock estreavam nas telonas.


Enquanto isso, nos rádios do Brasil ouviam-se canções como Pierrô Apaixonado (Joel & Gaúcho), O Ébrio (Vicente Celestino), Mágoas de Caboclo (Orlando Silva), No Tabuleiro da Baiana (Carmen Miranda & Luiz Barbosa), Favela (Francisco Alves), Palpite Infeliz (Aracy de Almeida) e Cem Mil-Réis (Noel Rosa & Marília Batista), no ano que faz parte do que ficaria conhecida como era de ouro da música popular (marcado pelo samba e marchinhas principalmente) no Brasil.

Você lembra de mais alguma coisa legal que aconteceu em 1936? Comenta aqui embaixo pra gente saber também.

Postar um comentário

0 Comentários