Mês do orgulho Nerd: Star Wars


O dia 4 de maio é uma data muito especial para algumas pessoas. A frase May the Force be With You, traduzida como Que a força esteja com você é a responsável por isso. Preparamos esse post para falar um pouco sobre a história dessa data e claro, homenagear a saga Star Wars, que marcou tantos fãs. Então venha conosco, para uma galáxia muito, muito distante.


Por que hoje é o Dia de Star Wars?

May the force be with you, ou que a força esteja com você se tornou um provérbio geek, sendo reconhecido por quase toda cultura pop. Você se recorda de ter visto em alguma publicação nas suas redes sociais? Dita pelo personagem Obi-Wan Kenobi, um mestre Jedi no filme Star Wars: Uma nova esperança, começamos a entender a profundidade que Star Wars estava destinada a ter, mas por que 4 de maio? Na verdade a resposta é simples, não passa de um trocadilho em inglês. Se traduzirmos a frase ao pé da letra, seria algo como "pode ser a força com você". Em inglês, o mês de "maio" e o verbo "pode" são o homônimo "May", ou seja, palavras que possuem significados distintos mas grafias idênticas. Já o número quatro em inglês é Four, que com o som de "th" ao final indica o quarto dia do mês. Unindo todas as pronúncias ficou algo como: "may be the 4th with you".



A saga Skywalker

A franquia de Star Wars foi criada originalmente por George Lucas, que foi lançada em 25 de maio de 1977. Apesar de ter se tornado a maior bilheteria de todos os tempos na época, com mais de US$ 775.398.007 milhões de dólares arrecadados e sete estatuetas do Óscar, a história de ficção científica foi totalmente desacreditada por várias empresas cinematográficas, o que fez com que George Lucas abrisse sua própria empresa, a Lucasfilm. A história se tornou um sucesso tão grande que virou séries, livros e animações, além dos milhares de produtos que foram produzidos em homenagem a seus personagens e universos.

A história retrata a família Skywalker e suas várias batalhas entre o bem e o mal. Um fato curioso é a ordem dos filmes, em que cada um é chamado de episódio para remeter a uma série. Apesar de o primeiro filme ter sido lançado em 1977, ele é considerado o episódio IV, seguindo a ordem cronológica, o episódio I é o que foi lançado em 1997. Isso se deve ao fato de que George Lucas não saber se a história faria sucesso, então apostou todas as suas fichas no que seria a sua trilogia principal e somente anos depois, decidiu contar a história que antecede aos fatos mostrados anteriormente nos cinemas.

Atualmente, a saga conta com 11 filmes, sendo que o mais recente foi lançado 42 anos depois do primeiro. Sim, Star Wars atravessou gerações. Para te situar melhor, decidimos trazer uma lista com a  ordem cronológica dos filmes, que são divididos em 3 trilogias. Confira:

1ª trilogia


Conforme dito anteriormente, este é o início da história de Star Wars, que surge antes do aparecimento de Darth Vader - considerado por muitos um dos melhores vilões de todos os tempos. Apesar de ser a segunda trilogia lançada nos cinemas, o enredo começa aqui. Nela, conhecemos Anakin Skywalker e suas aventuras com os Jedi's e Sith's.

STAR WARS I - A ameaça fantasma 


Lançado em 1999, este filme de ficção científica nos apresenta um universo onde vários planetas são habitáveis e seus integrantes respondem a um líder da República Galáctica, o Chanceler Valorum, cuja função é estabelecer a paz e o bom diálogo entre os mais diversos seres. Como aliados para estabelecer esse bom convívio, existem os Jedi's, com seus populares sabres de luz. Nossa história começa com os antagonistas da Federação de Comércio realizando um bloqueio comercial no planeta Naboo. O Mestre Jedi Qui-Gon Jinn é enviado junto ao seu aprendiz, Obi-Wan Kenobi, para negociarem pelo bem dos habitantes daquele planeta. No entanto, uma ordem é emitida por um Lorde Sith e conselheiro da Federação de Comércio para que matem os Jedi's e invadam o planeta Naboo. Nesse meio tempo, a Rainha Amidala foge, junto aos Jedi's, do planeta Naboo e acabam parando no planeta Tatooine, onde conhecem  Anakin, um garoto de nove anos que é um escravo. Apesar da pouca idade, ele é extremamente inteligente e esperto, tendo construído sozinho um droide chamado C-3PO. O filme tem duração de 2h16m e nos introduz nesse universo de conflitos, fugas e mistérios, onde as peças do tabuleiro começam a serem postadas. 


STAR WARS II - Ataque dos clones


Com duração de 2h22m, esse filme se passa dez anos após o filme anterior. O jovem Anakin, além de estar mais velho, está treinando para ser um Jedi com, o agora mestre, Obi-Wan. Uma guerra civil está prestes a começar, com milhares de planetas querendo deixar a República Galáctica. Agora senadora, Padmé Amidala, antiga rainha de Naboo, está tentando reverter a situação, mas quase sofre um atentado de morte. Com isso, os Jedi's tentam protegê-la e entender o que está acontecendo. O filme foi bastante elogiado pela sua trilha sonora, figurino e efeitos visuais, além da performance do ator Ewan McGregor como Obi-Wan Kenobi. Apesar de ter sido um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US$ 649 milhões, alguns fãs não curtiram a pegada do romance que se estabelece entre certos personagens e julgaram os diálogos forçados. Até hoje, se você entrar em um grupo de Star Wars, com certeza vai se deparar com um fã que irá criticar com unhas e dentes esse certo casal.

STAR WARS III - A vingança dos sith 


Lançado em 2005, A Vingança dos Sith encerra a primeira trilogia da série e nos apresenta, finalmente, o surgimento de Darth Vader. Ele se passa três anos após o 2º filme, e os Jedi's estão espalhados pela galáxia, em uma luta contra os Separatistas. O atual Supremo Chanceler da República Galáctica, Palpatine, possui um grande segredo e começa uma amizade com Anakin Skywalker. Aqui, as linhas entre o bem e o mal oscilam, e durante as 2h20m de duração do filme, percebemos que, às vezes, a melhor pessoa pode se corromper frente ao poder. Também temos aqui uma frase memorável que viralizou como meme: "Você era o Escolhido! Deveria destruir os Sith, e não se juntar a eles!"

Após a compra Lucasfilm pela Disney, em 2012, ela desenvolveu uma série spin-off de filmes, com os subtítulos "Uma história Star wars", que tem a função de unir ou contar a história de algo que não foi mostrado nos filmes principais.

Spin-offs


Uma Historia Star Wars


Esse filme não faz parte de nenhuma trilogia da série, mas é muito importante para uma maior compreensão. Ele conta a história de Han Solo, um personagem bem conhecido da trilogia principal. Aqui é retratado o Plano de encontrar uma falha na grandiosa Estrela da Morte, que tem como objetivo destruir vários planetas. Solo: uma história star wars foi lançado em 2018, tem duração de 2h15m e foi produzido por Ron Howard.


Rogue One: Uma história Star Wars




Dirigido por Gareth Edwards e lançado em 2016, Rogue One é mais um spin-off para entender melhor os acontecimentos entre A Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança. Um grupo da Aliança Rebelde se une em missão para roubar os planos da Estrela da Morte, que explicou muitos furos que foram deixados anteriormente. Com duração de 2h13m, o final fez com que muitos fãs se emocionassem e passassem a admirar esses personagens.

2ª trilogia

Diretamente da mente do nosso visionário George lucas, essa é considerada a trilogia clássica que nos mostra o surgimento e  treinamento de Luke skywalker para impedir o Imperador Palpatine de destruir a galáxia. A história conta como o contrabandista Han Solo, seu fiel escudeiro Chewbacca, a princesa Léia e o órfão Luke Skywalker salvariam a galáxia de uma ditadura interestelar, além de mudar a cultura pop como a conhecemos hoje. Iremos dar informações breves de cada filme para não dar nenhum spoiler dos filmes anteriores.


STAR WARS IV - Uma Nova Esperança


Lançado em 1977, o filme conta a história da princesa Leia, que está sendo mantida refém por forças do império a mando de Darth Vader. Cabe a Luke Skywalker e Han Solo libertá-la e tentar restaurar a liberdade e justiça. O filme dura 2h5min e faturou 775,5 milhões de dólares.

STAR WARS V - O Império Contra-Ataca


Com duração de 2h 7m, o filme nos mostra o treinamento de Luke Skywalker por Yoda para se tornar um cavaleiro Jedi, enquanto Darth Vader continua juntando forças para lutar frente aos rebeldes, que tentam a todo custo salvar a galáxia.

STAR WARS VI - O Retorno de Jedi 


Uma nova Estrela da Morte está sendo construída para eliminar de vez a Aliança Rebelde, mas a Frota Rebelde continua na luta para combater seus planos. Temos no final desse filme a grande revelação da série, e o dilema sobre o lado sombrio: quem é mal sempre foi mal ou é possível haver redenção?

3º trilogia

Em 2015, a Disney inicia essa nova trilogia que traz os personagens antigos que todos conhecem, mas introduz uma outra história com novos personagens. Extremamente nostálgica, somos apresentados a Rey e sua jornada para enfrentar seus medos mais obscuros em busca da história do seu passado. Novamente, para não dar spoiler dos filmes anteriores, iremos mostrar apenas as capas, o ano de lançamento e tempo de duração:

STAR WARS VII - O Despertar da força ( J. J. Abrams ) 2015 ° Ficção científica ° 2h 15m


STAR WARS VIII - Os últimos jedi (Ryan Johnson) 2017 ° ficção científica/Ação ° 2h 32m


STAR WARS IX - A ascensão Skywalker ( J. J. Abrams) 2019 ° Ficção científica/Ação ° 2h 22m


Sobre George Lucas

Nascido na cidade de modesto, Califórnia, George Walton Lucas Jr, filho de Dorothy e George Lucas, sempre foi aficionado por carros. Durante a década de 60, Lucas estudou cinema na Universidade da Califórnia do sul. Ele fez uma série de Curtas, entre eles 'THX-1133', que se tornou mais tarde seu primeiro longa-metragem. Após fazer sua graduação, ele fundou o estúdio American Zoetrope com Fracis Ford Coppola, q quem conheceu na universidade. O estúdio não teve sucesso, mas com o dinheiro que obtiveram com 'Loucuras de verão ' e 'Guerra nas estrelas', George Lucas conseguiu montar sua própria companhia: a Lucasfilm. A companhia foi vendida para Disney em 2012 por 4 bilhões de dólares.
George Lucas

Curiosidades de Star Wars

1. Foram precisos 3 atores para interpretar Darth Vader: David Prowse para fazer o corpo, Sebastian Shaw para dar o seu rosto e James Earl Jones fazendo sua voz.


2. O nome original de Luke Skywalker era Luke Starkiller e só foi mudado para Skywalker quando as filmagens iniciaram. Ainda bem, não?


3. O sabre de luz roxo de Mace Windu é exclusivo do personagem por ser um pedido direto do ator Samuel L. Jackson. Esse pode, ele tem moral!


4. O som emitido por Chewbacca é a combinação de sons de ursos, camelos, leões e morsas.


5. Yoda era para ser interpretado por um macaco que usava uma máscara e carregava um bastão. Que imagem medonha seria.


Esperamos que tenham gostado e que continuem acompanhando a Revista Jovem Geek. Esse mês, em homenagem ao Orgulho Nerd, teremos uma programação especial com grandes sagas da cultura ner. Confira nossa matéria sobre Tolkien e sua obra!

Não perca tempo! Clique aqui e faça sua assinatura de nossa revista digital, é gratuita!.

4 comentários :