10 melhores filmes do Robert Downey Jr. - Filmografia de aniversário


Hoje (04/04), é aniversário do atorcantorcompositor e pianista americano Robert John Downey, Jr. que completa 55 anos. Ele estreou como ator em 1970, aos 5 anos, no filme Pound, dirigido por seu pai, Robert Downey, e desde então tem atuado constantemente em trabalhos para televisão, cinema e ópera.



Para comemorar essa data, fizemos um top 10 dos melhores filmes do ator. Confira:

10 – Uma paixão para duas / Two Girls and a Guy (1997)



SoHo, Nova York. Carla Bennett (Heather Graham) e Louise Johnson (Natasha Gregson Wagner) são duas jovens que se conhecem na porta de um prédio. Ambas estão esperando o namorado, que está vindo de Los Angeles, e em um curto espaço de tempo descobrem que estão esperando pela mesma pessoa, Blake Allen (Robert Downey Jr.), um jovem ator que tinha dito para ambas que só amava a uma (Carla ou Lou, dependendo da situação), mas que na verdade levava uma vida dupla há alguns meses. Elas são um pouco diferentes, pois enquanto Carla é linda, inteligente, sofisticada e reservada; Lou é vivaz, sensual, desinibida e franca. Lou fica irritada, consegue entrar no apartamento de Blake e abre a porta para Carla. Quando ele chega de viagem liga para as duas e só depois disto Carla aparece, enquanto Lou fica ouvindo a conversa. Após Blake dizer para Carla que a ama imensamente e todas as outras mulheres são detestáveis, surge Lou e as duas começam uma saraivada de acusações que Blake tenta justificar e, se possível, virar o jogo.

9 – 1969 - O ano que mudou nossas vidas / 1969 (1988)



Ralph (Robert Downey Jr.) e Scott (Kiefer Sutherland) são dois amigos que vivem numa cidadezinha do interior dos Estados Unidos, no período em que o país estava envolvido na Guerra do Vietnã. Quando o irmão de Scott se alista para combater no conflito, os dois confirmam ainda mais sua opinião contrária a guerra. Eles são completamente ignorados em seu protesto de oposição aos ataques e fazem uma decisão: abandonar a cidade e aproveitar sua liberdade longe do que consideravam destrutivo.

8 – Chaplin (1992)



A vida de um dos maiores gênios do cinema é retratada desde a sua infância pobre até o recebimento de um Oscar Especial. O filme foca também suas várias ligações amorosas e os problemas de ordem política, que o levaram a ser expulso dos Estados Unidos.

7 – A premonição /  In Dreams  (1999)



A escritora Claire (Annette Bening) se vê misteriosamente atormentada por sonhos premonitórios que parecem ter algo a ver com uma onda de assassinatos. Logo descobre estar psiquicamente ligada ao possível responsável pelos crimes.

6 – A pele / Fur : An Imaginary Portrait of Diane Arbus  (2005)


Diane Arbus (Nicole Kidman) é considerada por muitos como sendo um dos melhores fotógrafos do século XX. Ao longo de sua carreira, Diane voltou sua atenção para o bizarro, o inusitado e o diferente em suas fotos. Um de seus trabalhos foi com Lionel Sweeney (Robert Downey Jr.), que era portador de tricotomia, uma disfunção caracterizada pelo excesso de pelos em todo o corpo.

5 – Zodíaco /  Zodiac (2007)


1º de agosto de 1969. Três cartas diferentes chegam aos jornais San Francisco Chronicle, San Francisco Examiner e Vallejo Times-Herald, enviadas pelo mesmo remetente. A carta enviada ao Chronicle trazia a confissão de um assassino e as três juntas formavam um código que supostamente revelaria a identidade do criminoso. O assassino exigia que as cartas fossem publicadas, caso contrário mais pessoas morreriam. Um casal de Salinas consegue decodificar a mensagem, mas é Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal), um tímido cartunista, quem descobre sua intenção oculta: uma referência ao filme "Zaroff, o Caçador de Vidas" (1932). Os assassinatos e as cartas se sucedem, provocando pânico na população de San Francisco.


4 – O outro lado da nobreza / Restoration (1995)


Robert Merivel (Robert Downey Jr.) é um médico aspirante que ocupava um posto de confiança ao lado do Rei Charles II, até que recusou-se a cumprir uma ordem real. Dessa forma, Merivel voltou para sua antiga vida nos subúrbios de Londres. Durante a epidemia de peste que atacou a cidade, o médico dedicou-se a salvar as vidas das pessoas mais necessitadas e conheceu um novo amor, uma moça tão humilde quanto ele.

3 – Sherlock Holmes - o jogo de sombras /  Sherlock Holmes: A Game of Shadows (2011)


Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) continua desenvolvendo novos disfarces e maneiras de ludibriar seus oponentes, enquanto seu fiel escudeiro John Watson (Jude Law) está prestes a se casar e sair numa lua de mel dos sonhos com sua amada Mary Morstan (Kelly Reilly). A única coisa que o caro Watson não contava era que seu amigo Holmes apareceria com uma nova teoria conspiratória de que o ardiloso Professor Moriarty (Jarred Harris) estaria por trás de uma série de assassinatos, que visam desestabilizar a paz mundial. Quando a amiga Irene Adler (Rachel McAdams) desaparece, depois de prestar um serviço sujo para Moriarty, Holmes descobre que a cigana Simza (Noomi Rapace) pode ser a chave para desvendar todo o mistério por trás das mortes. A questão é: conseguirá Holmes superar a esperteza do terrível Moriarty?

2 – Sherlock Holmes (2009)


Final do século XIX. Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) é um detetive conhecido por usar a lógica dedutiva e o método científico para decifrar os casos nos quais trabalha. O dr. John Watson (Jude Law) é seu fiel parceiro, que sempre o acompanhou em suas aventuras. Porém esta situação está prestes a mudar, já que Watson pretende se casar com Mary Morstan (Kelly Reilly). Isto não agrada Holmes, que não deseja o afastamento do colega. O último caso da dupla envolve Lorde Blackwood (Mark Strong), por eles presos ao realizar um ritual macabro que previa o assassinato de uma jovem. Blackwood já havia matado quatro mulheres e tem fama junto a população de ser um poderoso feiticeiro. Ele é preso e depois condenado à forca, mas misteriosamente é visto deixando o túmulo onde seu caixão foi deixado. Holmes e Watson são chamados para solucionar o caso e logo ele se torna um grande desafio para o detetive, que não acredita em qualquer tipo de magia. Em meio às investigações há o retorno de Irene Adler (Rachel McAdams), uma ladra experiente por quem Holmes tem uma queda.

1 – TODOS OS FILMES DO MCU COMO HOMEM DE FERRO


Homem de ferro / Iron Man (2008)

Tony Stark (Robert Downey Jr.) é um industrial bilionário, que também é um brilhante inventor. Ao ser sequestrado ele é obrigado por terroristas a construir uma arma devastadora, mas ao invés disto, constrói uma armadura de alta tecnologia que permite que fuja de seu cativeiro. A partir disso, ele passa a usá-la para combater o crime, sob o alter-ego de Homem de Ferro.



Postar um comentário