Não é só "Parasita": 8 filmes e séries sul-coreanos que você precisa assistir


Que Parasita está sendo um sucesso, isso é incontestável. Depois de ser indicado para seis categorias do Oscar e ganhar quatro prêmios como Melhor Filme, Melhor DiretorMelhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro Original, ele entrou para a história e foi o destaque da premiação

Bong Joon Ho, diretor do filme, ao subir no palco para receber um dos prêmios disse em seu discurso que as pessoas conheceriam muitos outros filmes espetaculares se superassem a barreira de três centímetros das legendas. Por conta disso, todo um debate sobre o assunto surgiu e a procura por conteúdos sul-coreanos aumentou.

Por conta disso, decidimos fazer uma lista de sugestões com filmes e séries para quem estava a procura. Vamos assistir?


O Hospedeiro (2006)


Antes de Parasita, Bong Joon-ho já tinha uma carreira consolidada no seu país natal, e durante esse período "pré-hollywood" fez vários filmes sensacionais. Entre eles está O Hospedeiro, um dos melhores filmes de monstros já feito. A obra carrega uma tensão única. No enredo, uma misteriosa criatura surge em um rio no centro de Seoul. Ela ataca todas as pessoas próximas e rapta a filha de um comerciante. A família da garota começa as buscas pela menina e querer a todo custo matar o monstro. Uma obra sensacional e tensa, indispensável.

A Trilogia da Vingança (2001-2005)

O trabalho mais conhecido do aclamado diretor Park Chan-Wook é uma trilogia antológica sobre histórias de vingança (óbvio). Cada filme se destaca por suas personagens incríveis, um ritmo agradável e uma violência visceral. Ela é composta pelos os filmes: Mr. Vingança (2001), OldBoy (2003) e Miss Vingança (2005). Uma das maiores trilogias do cinema.

Em Chamas (2018)

Antes de Parasita, um outro filme sul-coreano havia conquistado o boca a boca em 2018 é Em Chamas, um drama de mistério e psicológico. Infelizmente não posso dar mais detalhes mas acredite, você vai querer assistir esse filme sem saber de nada. Com uma fotografia linda, um roteiro consistente, uma direção autoral e atuações impecáveis, Em Chamas é de longe um dos melhores filme já feitos nos últimos 20 anos.

Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera (2003)

Kim Ki-Duk é um diretor muito sensível e original, considerado como "Terence Malik asiático". Seus filmes são recheados de simbologia e filosofia, sempre mostrando a sensibilidade e a brutalidade como coisas que se completam. Em Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera, somos jogados em uma brilhante e genial fábula sobre vida e morte, sob o ponto de vista de um jovem monge e seu mestre. Com imagens belíssimas e uma mensagem forte, é um filme que nos faz pensar sobre nossa própria existência. Uma obra-prima.

Six Flying Dragons (2015-2016)

Quem gosta de Game of Thrones e filmes de artes marciais vai gostar dessa série, Six Flying Dragons. Ela narra um conflito político e ideológico entre o príncipe Yi Bang-won e o erudita Jeong Do-jeon: enquanto um quer a constituição, o outro quer o absolutismo. A série é extremamente inteligente com um texto divertido. A obra é composta por 50 episódios, mas apesar da longa duração, em nenhum momento você sente ela se arrastar devido ao seu ritmo fluido você começa e termina a série sem saber. Excelente.

Age of Youth (2016-2017)

Uma das séries mais charmosas já feita, Age of Youth ou também conhecida como "Hello, My Twenties!", é uma obra que escapa dos clichês visto em grande parte das séries sul-coreanas, entregando uma trama muito mais próxima da realidade dos jovens coreanos. Na história acompanhamos cinco jovens que dividem um apartamento, cada uma com personalidades e gostos diferentes. Forma-se um laço de amizade entre elas, e a obra discute temas como relacionamentos abusivos, assédio, depressão e sexualidade da maneira mais real possível. Indispensável para qualquer um.

Kingdom (2019-atualmente)

Considerado como uma mistura de Game of Thrones com The Walking Dead, essa é uma produção original da Netflix que nos últimos anos tem explorado bastante o mercado asiático, com doramas e animes. Kingdom é uma série dessa leva, a obra narra a jornada do príncipe herdeiro Yi Chang em sua busca  por vingança e reclamação ao seu direito de herança. Agora você deve estar pensando "Ok, esse é o Game of Thrones, mas onde entra The Walking Dead?". No meio da história aparecem zumbis e pode parecer meio galhofa, mas a série surpreende pelo o roteiro e personagens. Com uma fotografia excepcional e direção de arte impecável, mostra uma Coréia medieval suja, decadente e mais próxima do que pode ter sido realmente, é incrível. Kingdom é uma das melhores séries da Netflix e você precisa assistir. A segunda temporada estréia dia 13 de Março de 2020.

Girl's Generation 1979

Talvez essa seja a série mais popular da lista, e sem dúvida a com mais charme. Girl's Generation 1979 narra a história de um grupo de garotas no fim da década de 1970, na cidade de Daegu e assim como Age of Youth, narra uma história de amizade. Livre de clichês, é uma linda jornada de amadurecimento, leve e divertida, uma obra linda visualmente e maravilhosa. Das 4 séries escolhidas da lista, essa é a primeira que você precisa assistir.

Essa foi a minha lista de sugestões e espero que tenham gostado. Já conhecia algum nome da lista? Conhece outros títulos interessantes? Não esqueça de deixar sua opinião nos comentários! Abraços e até a próxima.

Postar um comentário