Animações famosas que não são da Disney

Quando pensamos em animação, logo nos vem a cabeça o nome Disney. Afinal, ele é a o estúdio mais antigo e que produz as melhores animações, não é mesmo? Bem, até o catálogo da Disney tem seus filmes mais ou menos - Pocahontas 2... cof... cof... -, mas nem só da Disney o mundo das animações vive.

Acredito que já teve muita gente que confundiu algumas animações como sendo da Disney, mas elas não o são. Especialmente de épocas pré-popularização da internet, onde nem procurávamos informações por falta de acesso. E cá estou para lembrar de algumas dessas.


A primeira delas é Anastasia. Tem muita gente se confunde só porque é um filme de princesa. O filme de 1997 foi produzido pela Fox Animation Studios, que conta a história da princesa Anastasia. Também conhecida como Annya, era filha do Czar e no dia em que invadiram o palácio e toda sua família foi morta, ao tentar fugir com sua avó bateu a cabeça e perdeu a memória. Assim se passam dez anos e sua avó procura a menina perdida.

Annya se junta a Dimitri e Vlad que irão levá-la não só numa viagem a Paris, mas a toda uma descoberta sobre ela mesma e sua história.

Esse filme tem uma base histórica real, onde existia a lenda de que a Princesa Anastasia não tinha sido morta no meio da revolução russa. Enfim, esse fato já foi desmentido há apenas alguns anos, mas bem depois do filme ter saído.

A história recebeu, recentemente, uma adaptação na Broadway, contando com todas as músicas marcantes da animação e a história um pouco diferente do filme, mas ainda válido de conhecer.


A segunda é o filme A Princesa Encantada - The Swan Princess, em inglês. Confunde também por ser um filme de princesa, mas infelizmente a Disney nunca fez uma adaptação de Lago dos Cisnes. Trata-se de uma série de filmes produzidas pela  Nest Family Entertainment. O primeiro filme foi lançado em 1994 e as sequências A Princesa Encantada 2: O Segredo do Castelo em 1997 e Princesa Encantada 3: O Segredo do Reino Encantado em 1998. Depois retornaram com a série apenas em 2012, saindo mais três filmes.

Mas falaremos mais da história do primeiro filme. A princesa Odette e Derek se conhecem desde a infância, são prometidos em casamento e passam os verões juntos. Seus pais tinha esperança de que eles se apaixonassem e isso ajudasse no futuro casamento, fato que não aconteceu. Após uma briga durante o baile, Odette foge e vão atrás dela, porém ela é raptada e apenas o amor de Derek pode salvá-la.


E por último, pelo menos por hoje, é Um Conto Americano - An American Tale em inglês. Esse confunde por ter uma temática parecida com um da Disney que saiu na mesma época. Esta animação é de 1986 e foi produzida pela Amblin Entertainment e Sullivan Bluth Studios, sendo distribuída pela Universal Pictures.

Temos a história do ratinho russo Fievel, que pertence a uma família judia. Eles estão imigrando para os Estados Unidos depois de um ataque de gatos e ter sua casa destruída por um incêndio. Porém, durante a viagem no navio, o ratinho acaba caindo no mar e se perde da família. Ele consegue chegar ao país de destino por conseguir ficar dentro de uma garrafa. A partir dai, ele sai em busca de sua família.

O filme foi um grande sucesso na época, sendo inclusive a maior bilheteria de um filme "não-Disney" até então. E este eu confesso que até eu me confundia como filme da Disney, porque realmente parece muito com o estilo. Mas, relevem que eu era criança viu?

Então, pessoal, vocês sabiam que esses filmes não eram da Disney? Claro que agora a Disney comprou a FOX e Anastasia pertence a Disney. Mas, vocês entenderam a lógica do post. Quem sabe não faça uma parte 2 dessa lista? Se quiserem, só comentar ai! E podem sugerir filmes também viu? Até a próxima.

Postar um comentário