O que é nerd/geek?

Sabemos que, hoje em dia, mais do que vivenciar o termo, virou moda as pessoas se auto rotularem como nerd, geek, otaku, gamer etc. Essas denominações ganharam força na internet nos últimos anos, se popularizaram com a cultura pop e os grupos são altamente confundidos, até mesmo entre os integrantes. Inclusive você pode fazer parte de um desses grupos, e não saber – até agora!

Os mais famosos e mais confundidos são, sem dúvida, o nerd e o geek. Mesmo com perfis bem diferentes, muitas vezes eles são catalogados com a mesma definição. Em comemoração ao Dia do Orgulho Nerd, decidimos fazer esse apanhado para que vocês possam tirar suas dúvidas e saber se pertence a algum desses gêneros.

Nerd

Os primeiros relatos do termo surgiram na década de 50. A ideia de "nerd" está atrelada à adolescência e juventude no ambiente escolar dos Estados Unidos, onde o nerd é uma pessoa vista como um intelectual excessivo, sendo muitas vezes obsessivo por assuntos que as outras pessoas não se interessam e sem habilidades sociais. Muitos nerds são descritos como tímidos, excêntricos e não atraentes, como muita dificuldade em praticar ou acompanhar esportes.

São pessoas que gostam de aprender sobre tudo, e já que eles não possuem uma vida social passam a maior parte do seu tempo lendo e estudando sobre alguma coisa que a maioria das pessoas considera "chata". Por isso, são pessoas que gostam de atividades mais mentais e estratégicas como xadrez, jogos de RPG, física, ciência, matemática, computação, programação, etc.

Um nerd seria o equivalente ao C.D.F, uma vez que são grupos que colocam os estudos em primeiro lugar, são vistos como "engomadinhos" que não conseguem se enturmar direito e não possuem muita experiência com outras pessoas, especialmente com o sexo oposto. Uma conversa com uma pessoa nerd é geralmente dita como uma conversa com alguém chato, já que esse grupo leva as coisas muito a sério. Se precisarmos identificar um personagem para simbolizar o papel do "nerd", esse alguém seria o Professor Frink, dos Simpsons.
Geek

O termo teve início nos circos. Os acrobatas, trapezistas e outros artistas circenses eram popularmente chamados de geeks pelos locais em que se apresentavam.

Mas, o primeiro registro da palavra apareceu em 1976, e queria dizer apenas "fool" (bobo). Foi apenas na década de 90 que a expressão ganhou definições mais positivas, quando a tecnologia ganhou mais poder e passaram a chamar os trabalhos relacionados a computadores de "computer geek".

Seus gostos geralmente incluem videogames, filmes, leituras diversas, colecionar objetos, paixão por tecnologia, computadores, hacks, entre outros. Mesmo tendo alguns gostos em comum com os nerds, geralmente possuem uma vida social melhor do que eles, já que, teoricamente, os geeks tem mais desenvoltura e são mais ligados à cultura pop, ou seja, a filmes, séries e livros que estão em alta no momento, ajudando-os a se relacionarem melhor com as pessoas ao seu redor. Entretanto, geralmente são simbolizados por personagens arrogantes e cheios de si - diferente de um nerd, que muitas vezes é mostrado como alguém medroso e tímido.

Se precisarmos usar outro personagem para identificar melhor um geek, podemos colocar o "Cara dos Quadrinhos", também do Simpsons.

Ainda temos outros termos muito em alta, mas suas definições podem ser facilmente encontradas na internet. Você acha que se encaixa em algum grupo desses? Não tem problema nenhum não se identificar com nenhum deles, ou se identificar com ambos, ou achar que só tem um pouquinho de cada.

Compartilhe a sua opinião conosco e aproveite para nos dar o seu feedback sobre o nosso trabalho. É muito importante para nós! Clique aqui e nos diga seu ponto de vista sobre a Jovem Geek.

Postar um comentário