Wattpad paid stories: Válido ou não?


O Wattpad é uma das plataformas de autopublicação de histórias mais famosas atualmente. Ele foi criado em Dezembro de 2006 por Allen Lau e Ivan Yuen. É uma comunidade de postagem de Artigos, histórias, fanfiction e poemas, onde pessoas podem comentar nas histórias e se juntar a grupos relacionados ao site. Mais ou menos metade dos usuários são dos Estados Unidos, outros vêm do Reino Unido, Canadá, Filipinas, Austrália, Rússia, Jamaica, Indonésia, Índia e, claro, Brasil.

Sua sede fica em Toronto, Canadá. O site canadense possui, segundo dados de 2017, mais de 55 milhões de visitas mensais, 375 milhões de histórias postadas, sendo que 90% da audiência vem através do aplicativo de celular, que existe desde 2009. O site tem versões em cerca de 50 línguas diferentes.

O site possui diversas funcionalidades.

Um dos maiores exemplos é o ranking, que é atualizado diariamente, de acordo com a quantidade de interação que a história recebe. Sejam os votos – que são estrelas que os leitores podem dar nos capítulos, como uma espécie de like –, comentários e as próprias leituras.

Tudo isso aliado a uma boa capa, uma boa sinopse, um bom enredo, pode elevar sua história dentro desse ranking. Deve ser por isso que muitos autores apostam no Wattpad para divulgar seus trabalhos.

Além disso, desde 2010, acontece o "The Wattys", que é a premiação anual para as histórias do site, em diversas categorias. As histórias que ganham recebem um selo e ganham uma exposição muito maior e que alavanca ainda mais sua popularidade.


Mas agora, em 2019, a plataforma anunciou uma nova funcionalidade: Wattpad paid stories.

O site sempre ofereceu as histórias gratuitamente, mas agora entra em teste este sistema de pagamento para a leituras de histórias. Por enquanto ainda é apenas válido para poucos países, como a Inglaterra. Depois, caso dê certo, o serviço será estendido para outros.

Para os autores, é muito simples. É só cadastrar a sua história e ela será avaliada por um equipe de especialistas e se ela atender ao requisitos, como qualidade, originalidade e personalidade, entrará no paid stories. E a partir dai, o autor vai receber sempre que um leitor ler sua história.

O que muda mesmo é para o leitor. Para ler as histórias disponíveis nesse novo sistema, o leitor vai precisar comprar moedas, o que é bem fácil usando os aplicativos do celular. Depois disso, as moedas estarão lá no seu perfil. Então basta acessar a história e gastar essas moedas para ler. A compra pode ser feita em diversos pacotes específicos, de acordo com sua vontade. Na hora da leitura, o leitor pode escolher entre apenas liberar o próximo capítulo ou liberar a história completa, por um valor que é mais em conta do que se fosse liberar a história inteira um capítulo de cada vez.

Todas essas moedas são convertidas em renda para o autor.


A pergunta que não quer calar: esse sistema é válido ou não?

Para os autores, acho que vai sim ser vantajoso, desde que você tenha muitas leituras, ai sim vai dá para começar a gerar uma renda com suas histórias. Mas, para os leitores é um sistema bem ruim. Um site que sempre foi gratuito, agora passa a ter um sistema pago. 

Claro que a maioria das histórias continuarão gratuitas, mas só essa ideia do "pago" pode ser suficiente para afastar alguns usuários. E existem outros métodos para que os autores consigam gerar uma renda em outras plataformas de autopublicação, como a Amazon.

É esperar para ver! É uma fase de teste apenas.

Mas, na minha humilde opinião, creio que é um sistema que não dará certo.

E vocês? O que acharam do wattpad paid stories? Comentem ai!


Postar um comentário