Stadia é a nova plataforma de Games da Google que chega em 2019!


Já fazia tempo que a Google estava de olho no mercado de games, nos últimos anos, a gigante de busca realizou alguns testes com o Assassin’s Creed Odyssey rodando em um de seus navegadores e andou contratando nomes importantes do mundo dos jogos, isso despertou várias especulações e o que era rumor e especulação agora virou oficial, a Google vai lançar sua própria plataforma de games, a chamada Stadia. Veremos aqui o que é e o porquê essa plataforma pode revolucionar o mercado games. 

Stadia

No último dia 19 de Março a Google realizou sua conferência na Game Developers Conference (GDC) e acabou com todo o mistério anunciando sua nova Plataforma de games. O nome é um pouco feio mas a ideia é sensacional, trata-se de uma plataforma de Streaming que irá rodar seus jogos seja em um computador, TV ou até mesmo em seu celular e Tablet. Segundo a Google a plataforma foi feita não apenas para os que jogam mas também para desenvolvedores e até para aqueles curte apenas assistir. 

Como já era de se esperar, a Google não criou nenhum console novo e o Stadia vai rodar na nuvem, assim não precisando de um PC ou celular potente para jogar grandes jogos, basta ter acesso a Internet de boa qualidade. A plataforma vai permitir que você jogue sem precisar baixar, isto é, caso esteja assistindo um trailer ou um gameplay no YouTube você poderá iniciar o jogo diretamente de lá sem precisar de downloads. 

A transição de dispositivo não vai interferir na sua jogatina, ou seja, você continua no mesmo ponto em que parou mesmo mudando a tela (passando do computador para a televisão por exemplo). 



Stadia Controller

A google garantiu que será possível usar os controles que o jogador já possui porém também anunciou o seu próprio controle para que o jogador tenha uma experiência ainda melhor. 

Com design simples o Stadia Controller funciona via Wifi, onde ele consegue identificar qual a tela ou dispositivo e se linka automaticamente através da nuvem. 



Ele possui dois botões importantes onde um deles dá acesso ao compartilhamento de forma mais rápida direto para o YouTube e o segundo botão é do Google Assistente que dá acesso ao microfone já embutido no controle e a funções em jogos que estejam integrados ao desenvolvedores. 

Não se sabe se vai ser possível pedir ajuda para a Google caso você esteja perdido na fase ou com dificuldades de passar por algum chefão. 

Brincadeiras a parte, o Stadia Controller chega em três cores sendo elas preto, branco e azul claro. 


Plataforma Poderosa

O Google garantiu que Stadia é mais poderoso do que qualquer console existente hoje, isto porque seu datacenter equivale a uma GPU de 10.7 teraflops. 

Só para se ter uma ideia do poder disso tudo, hoje o PlayStation 4 Pro (versão mais parruda do console) possui 4,2 teraflops, já o Xbox One X (a melhor versão do Xbox) possui 6.0 teraflops. Ou seja, o Stadia é mais potente que os dois console juntos! 

Além disso, foi garantido que os jogos rodarão com qualidade 4K e 60 fps com HDR e Surround já no lançamento e no futuro com 8K a 120fps.




Parceiros

Além da Ubisoft, a Google conta com parceiros de peso como Unity, Havok, AMD, Cryengine, ID Software dentre outros, onde os desenvolvedores terão liberdade para desenvolver diretamente na nuvem aumentando ainda mais a possibilidade de criar. 



Multiplayer


A nova Plataforma melhora bastante a experiência multiplayer, facilitando e aumentando ainda mais a quantidade de jogadores em uma partida. Além disso, foi garantido que não haverá Hackers e Cheats e que o Stadia contará com o Cross-Platform, ou seja, será possível jogar com outros players de outros consoles.

Outra possibilidade do Stadia é a possibilidade de ver a tela do seu parceiro de jogatina na sua própria tela. 

A ambiciosa plataforma do google possui características bastante interessante, irá funcionar como uma espécie de “Netflix dos jogos” com funções que pode criar inúmeras possibilidades para os desenvolvedores e uma nova experiência para os jogadores. Algo que com certeza cutuca empresas grandes como a Sony e a Microsoft. Seria esse um anúncio discreto do fim da era dos consoles de mesa? Jogos por Streaming acabara de vez com a forma que conhecemos o mercado de jogos? O que você acha?

Stadia chega ainda em 2019 nos Estados Unidos, no Reino Unido e em alguns países da Europa sem uma data definida e sem nenhuma informação de preço ou loja virtual.

Postar um comentário