Categorias do Oscar.



O Oscar é a cerimônia de premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, ela ocorre anualmente e premia aqueles que foram os melhores na produção cinematográfica. Mas você conhece todas as categorias que o Oscar premia? Essas são as suas 24 categorias:


Melhor filme
Roteiro adaptado
Roteiro original
Direção
Melhor ator
Melhor atriz
Melhor ator coadjuvante
Melhor atriz coadjuvante
Fotografia
Melhor longa animado
Figurino
Documentário (longa)
Documentário (curta)
Montagem
Filme estrangeiro
Maquiagem e cabelo
Música (trilha sonora original)
Música (canção original)
Design de produção
Curta animado
Curta live action
Edição de som
Mixagem de som
Efeitos visuais


Contudo, falaremos apenas de algumas categorias da lista, se não esse texto ficará gigantesco.

Começaremos com o melhor roteiro, adaptado ou original. O adaptado é aquele que vem de outra mídia, geralmente livros, antes de ser moldado para o cinema, já o original é escrito sem bases em outras obras. O que se avalia nessa categoria é a história, seu desenvolvimento e o dos personagens, a criatividade e sua coerência.

Nas melhores atuações (seja no feminino ou no masculino, principal ou coadjuvante) o que é avaliado é a atuação, óbvio, mas não apenas isso, também é avaliado o grau de dificuldade do personagem e seu desenvolvimento na trama. É legal lembrar que não é a Academia que escolhe os indicados a melhor atuação, e sim o estúdio que produziu o filme, ele escolhe os personagens do filme e envia à Academia, que apenas escolhe quem entra ou não na lista de indicados.

Para a premiação de diretor, é avaliada a forma com que o filme foi filmado e a qualidade das atuações. Esse é um dos principais prêmios do Oscar, porque o diretor é quem comanda o filme, tudo o que está na versão final do longa passou por ele, ele é o grande responsável pelo conjunto da obra. 

Por fim, e também o mais importante, temos a categoria de melhor filme. Para essa categoria são avaliados o conjunto inteiro da obra, suas qualidades artísticas e técnicas e sua execução. Geralmente o vencedor desse prêmio vence em outras categorias, como melhor diretor ou atuação. Os filmes indicados a essa categoria esse ano são: Bohemian Rhapsody, Vice, A Favorita, Infiltrado na Klan, Pantera Negra, Nasce uma estrela, Green Book: O guia e Roma. Qual você acha que leva esse prêmio?





Postar um comentário