“Valor Sentimental” lota cinemas brasileiros às vésperas do Globo de Ouro

Retrato Filmes-Mubi/Divulgação

Às vésperas do Globo de Ouro, que acontece neste domingo (11), Valor Sentimental (Sentimental Value) se consolida como um dos maiores sucessos recentes do circuito de cinema independente no Brasil. Segundo filme mais indicado da atual edição da premiação, o longa já ultrapassou a marca de 60 mil espectadores no país e segue em cartaz com exclusividade nos cinemas, registrando sessões lotadas desde a estreia.

Dirigido por Joachim Trier, o filme chega a cinco novas cidades a partir desta quinta-feira (8): Caxias do Sul (RS), Guaxupé (MG), Londrina (PR), São Carlos (SP) e São Luís (MA). Em sua terceira semana em exibição, Valor Sentimental já passou por 78 salas em 32 cidades, abrangendo todas as regiões do Brasil.

No Globo de Ouro 2026, o longa soma oito indicações, incluindo Melhor Filme de Drama. Stellan Skarsgård desponta como um dos favoritos na categoria Melhor Ator Coadjuvante, graças a uma performance amplamente elogiada pela crítica. O filme também concorre a Melhor Direção (Joachim Trier), Melhor Atriz de Drama (Renate Reinsve), Melhor Atriz Coadjuvante (Elle Fanning e Inga Ibsdotter Lilleaas), além de Melhor Roteiro e Melhor Filme em Língua Não Inglesa.

Retrato Filmes-Mubi/Divulgação

Lançado comercialmente no Brasil no dia 25 de dezembro, Valor Sentimental é distribuído pela Retrato Filmes, no mercado nacional, e pela MUBI, que atua como distribuidora global, serviço de streaming e produtora. O bom desempenho nas bilheterias brasileiras acompanha a forte repercussão internacional do título, apontado como uma das principais apostas da temporada de prêmios.

Na trama, Trier constrói um retrato sensível de reconciliação familiar, acompanhando duas irmãs e o pai cineasta em uma jornada marcada por memórias, ausências e pela arte como ferramenta de reparação emocional. O elenco reúne Renate Reinsve, vencedora do prêmio de Melhor Atriz em Cannes 2021 por A Pior Pessoa do Mundo; Stellan Skarsgård (Duna: Parte I e Parte II); Elle Fanning (Um Completo Desconhecido, Lugares Incríveis); além dos atores revelação Inga Ibsdotter Lilleaas e Anders Danielsen Lie.

O roteiro é assinado por Joachim Trier em parceria com Eskil Vogt, repetindo a colaboração que rendeu à dupla uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro em 2022. Com forte adesão do público brasileiro e destaque na corrida do Globo de Ouro, Valor Sentimental reforça o bom momento do cinema autoral nas salas do país.

Fonte: Retrato Filmes (Via atômica lab)

Postar um comentário