
Se você faz parte do mesmo grupo seleto que este autor que vos fala e sente falta do Windows Phone ou pensa que "seria bom ter um terceiro sistema operacional no mercado", então essa notícia é para você. Não exatamente, mas sim, é para você.
Porém, calma, não é tão simples assim. NexPhone é o novo smartphone da NexDock, empresa americana focada em computação mobile e em fazer o seu celular se tornar um pc.
Já existem iniciativas que transformam o seu celular em um pc, como o Samsung DeX, o modo desktop do Android 16 ou Motorola Ready For, mas no caso do NexPhone a situação é diferente. O smartphone roda Android, Linux (Debian) e Windows 11.
As configurações do 'smartpc' (gosto de chamar assim) são as seguintes:
- 12GB de memóriam ram
- 256GB de armazenamento
- Display de 6,5 polegadas com 120Hz em taxa de atualização
- 5G
- 18W de Carregamento sem fio
- 64MP na câmera principal (Sony IMX787)
- 13MP na câmera ultrawide (Samsung S5K3L6)
- 10MP na câmera frontal
- Saída de Vídeo
- Processador Qualcomm Dragonwing QCM6490 SoC
- Slot para expansão com MicroSD
- NFC
Esse é o primeiro celular em anos que possui alguma versão do Windows de forma nativa, diz a NexDock. A empresa criou uma interface amigável para os usuários do sistema Windows, similar ao finado Windows Phone/Windows Mobile e é customizável.
O conceito de fazer do seu celular um pc completo ou fazer seu celular ter uma tela maior, transformando-o em tablet, não foi exatamente criado pela NexDock, contudo, a empresa ajudou a disseminar esse conceito. Conceito esse que era bem similar ao modo Continnum do Windows 10 Mobile.
Hoje já não é necessário mais o dongle para essa prática funcionar e o NexPhone não necessariamente precisa ser usado em uma tela maior, com periféricos conectados para liberar a versão desktop. Uma vantagem às concorrentes. Você, usuário, poderá escolher qual sistema operacional irá usar e o usará independente do modo de uso, seja na tela do próprio celular, ou seja, conectado numa tela maior. Quer usar o Windows 11 para ter acesso aos programas de computador? Pode. Quer usar o Linux para programar? Pode. Quer usar o Android para ver vídeos no TikTok? Pode também.
Falta uma parte importante, o preço. A NexDock cobra 549 dólares pelo Flagship o que convertendo dá mais ou menos 2.846,40 reais, descontando impostos e taxas de importação. Aos que comprarem ou estiverem interessados no dispositivo, a previsão de lançamento dele é para o terceiro trimestre de 2026, mas no site da empresa já está disponível a pré-venda.
E você? Ficou interessado pelo NexPhone? Vai comprar?
Postar um comentário