A Pulsatrix Studios acaba de lançar A.I.L.A, apostando em uma experiência fragmentada em vários estilos de horror.
| Pulsatrix Studios/Divulgação |
A hisória do game gira em torno de uma IA capaz de moldar cenários de medo de acordo com o comportamento do jogador, onde você assume o papel de Samuel, um testador de jogos que mantem uma constante interação com A.I.L.A. É um jogo ambicioso, variado e muito focado em criar tensão através da ambientação.
Ficha Técnica
- Título: A.I.L.A
- Gênero: Terror psicológico / Indie / Walking Horror
- Desenvolvedores: Pulsatrix Studios
- Data: Em desenvolvimento / Demo disponível
- Estilo de gameplay: Exploração, narrativa ambiental, atmosfera focada em tensão
- Perspectiva: Primeira pessoa
- Plataformas: PC (Steam)
A jogabilidade de A.I.L.A segue a linha dos “walking horrors”: pouca ação, foco total em exploração e narrativa ambiental — ainda mais por conta dos diferentes cenários gerados pela IA "do mal".
A movimentação é lenta, os cenários são apertados e a câmera trabalha contra o jogador — tudo de propósito, para intensificar a claustrofobia.
| Pulsatrix Studios/Divulgação |
Mesmo nas áreas abertas, como a recente demo da fazenda, o jogo mantém uma sensação sufocante semelhante à da primeira demo. A distância não traz alívio; apenas cria a expectativa de que algo pode te observar de longe.
O jogo também brinca com suspense constante, evitando sustos gratuitos e apostando mais em atmosfera do que em pirotecnia. É um terror psicológico que claramente sabe o que quer provocar.
A estética lembra clássicos como Silent Hill e Alone in the Dark — tanto na paleta acinzentada e na iluminação suja quanto no visual das placas, interfaces e câmeras.
A trilha e os sons dão conta do recado, sempre sugerindo algo invisível perto demais.
Há até pequenos acenos à cultura pop, como a possível referência à Tenente Ripley em uma viatura, que os fãs mais atentos pegam imediatamente.
| Pulsatrix Studios/Divulgação |
É um jogo feito por pessoas que entendem a linguagem do terror — e que, provavelmente, precisam de um abraço após criar certos cenários.
Mas nem tudo é perfeito, o jogo ainda precisa passar por alguns polimentos, mas nada que comprometa a jogatina. Algo que é excelente para um jogo indie, muito melhor que jogos Triple A. A variedade de finais e o tempo de gameplay girando em torno de 12h, torna A.I.L.A uma boa pedida para quem gosta de games de terror.
Se você curte terror psicológico, “climinha” de desconforto e experiências independentes que apostam mais na tensão do que na ação, A.I.L.A merece atenção.
Não é perfeito — precisa de polimento técnico e um ritmo melhor — mas o que ele faz bem, faz MUITO bem.
Cópia cedida pelos desenvolvedores
Você pode comprar o jogo pelo link: Steam
Postar um comentário