![]() |
| Editora Galera/Divulgação |
“Tudo pelo Jogo (All for the Game)” é uma série literária fictícia e esportiva criada pela autora Nora Sakavic, publicada entre 2013 e 2014 (em inglês) e que chegou ao Brasil em 2023 pela Editora Galera (agora pertencente ao Grupo Editorial Record).
A história acompanha Neil Josten, que foge de seu passado enquanto se junta à equipe de Exy das Raposas de Palmetto State. Com a universidade sendo um detalhe, a história foca em temas como amizade, redenção, resiliência, superação, representatividade LGBT e laços familiares, mas também conta com temas pesados relacionados a traumas e violência explícita, por isso é fortemente recomendada para maiores de 18 anos (IMPORTANTE!!!).
A série se tornou um fenômeno mundial e atualmente conta com 5 livros:
Vol I – A Toca das Raposas (2013);
Vol II – O Rei Corvo (2013);
Vol III – Os Homens do Rei (2014);
Vol IV – A Quadra Raio de Sol (2024);
Vol V – O Corvo Dourado (2025 - ainda não traduzido para o português);
Os três primeiros volumes acompanham Neil, nos apresentando o personagem e o time de atletas desajustados ao qual ele se juntou, com cada um também possuindo seus problemas e segredos. Entre os desafios da temporada esportiva, a relação complexa de Neil e o goleiro Andrew Minyard e a luta do protagonista para proteger o time que escolheu chamar de família e tudo o que conquistou, o leitor é envolvido em uma montanha-russa de emoções.
| Crédito: Noah (@unholyrodeo - Twitter) |
Além das intrigas, segredos e perigos, a dinâmica entre os personagens é um dos pontos fortes da narrativa, juntamente com as emocionantes partidas de Exy. Inclusive, o esporte foi criado pela própria autora, sendo uma combinação violenta de lacrosse e hóquei no gelo. É jogado em uma quadra do tamanho de um campo de futebol cercada por paredes e teto de acrílico. Os times contam com seis jogadores em campo e o objetivo é marcar pontos arremessando a bola em um gol que fica em paredes opostas.
Como leitora sempre gostei muito de histórias, mas “Tudo pelo Jogo” me despertou uma curiosidade voraz, tanto que acabei por ler todos os volumes disponíveis (até o quatro) em questão de uma semana, tamanha a intensidade e fome por saber mais da história. Experimentei as mais diversas emoções; dei altas gargalhas com situações bestas e brincadeiras, senti frustração em cenas que se pudesse, entraria dentro do livro, entrei em choque com desfechos e atitudes, chorei entre discussões e conversas, mas acima de tudo, criei um carinho especial por cada personagem dentro de todo esse furacão de traumas e superações.
Uma coisa que me chamou muito a atenção foi um comentário sobre Nora no final dos livros: “Nora Sakavic é autora de ficção jovem adulto e fantasia urbana [...], e pensa bastante antes de decidir se seus personagens merecem um final feliz”. Isso deixaria qualquer um com um aperto no coração e realmente, algumas cenas me deixaram sem palavras, mas não me arrependo nem um segundo por ter lido essa história incrível que ainda está em construção.

Postar um comentário