Paramount Global decide migrar conteúdos de TV a cabo para o streaming

Reprodução: Paramount Network

O mundo da TV a cabo anda agitado recentemente, novos canais chegaram enquanto outros canais se despedem. Em 31 de dezembro de 2025 os canais MTV, MTV Live, Nickelodeon, Nick Jr, Comedy Central e Paramount vão dar adeus ao público da televisão paga brasileira.

Alerta de gatilho: Se você não superou o fim da MTV Brasil, lá nos idos anos de 2013, esse texto poderá te trazer memórias um pouco dolorosas.

Não é surpresa que a aquisição da Paramount pela Skydance Media, parceira de longa data do estúdio montanhoso, abalaria as estruturas atuais do conglomerado centenário. David Ellison, novo presidente do conselho da Paramount Pictures e filho de Larry Ellison, fundador da Oracle, havia prometido energizar o negócio logo assim que a fusão fora aprovada pela comissão federal de comunicações (FCC).

     
Reprodução: ChileVisión | Reprodução: Punto Biz

Os primeiros sinais de uma reestruturação vieram antes mesmo da fusão ser aprovada, a Paramount determinou o encerramento da maioria de suas operações na América Latina e tenta vender seus canais de TV Telefe (Argentina) e Chilevisión (Chile) para que o grupo possa investir em outros setores e mercados mais eficientes.

E no Estados Unidos, recentemente houve o fim da divisão Paramount Television Studios, braço importante para a produção televisiva do estúdio. Obras em andamento foram remanejadas para outros estúdios do grupo e funcionários foram demitidos e alguns projetos foram engavetados. A divisão de televisão foi responsável pela produção de Reacher (Prime Video), por exemplo.

No brasil, a decisão de encerrar seus canais lineares na TV paga se deu pela diminuição na receita publicitária destinada ao segmento da TV fechada, dos altos custos para se manter um canal de tv como regulação (SeAC – Serviço de Acesso Condicionado), investimentos em produção local, infraestrutura e a queda constante no número de assinantes da modalidade.

Reprodução: TechTudo

Hoje, no Brasil, a TV a cabo tem apenas 24,3% de participação no mercado, segundo dados do IBGE, embora outro indicador aponte um número menor ainda, somente 10,5%, segundo a ANATEL. A discrepância se dá porque o IBGE não afere se o acesso é por meios oficiais ou pirateados. Fonte: Tecnoblog.

E seguindo os passos da concorrente que, em fevereiro, também desligou o switcher de seus canais lineares no Brasil para focar no streaming, a Paramount Global focará no modelo D2C (direct-to-consumer), o que significa que na transação comercial haverá apenas ela e o assinante. Há ainda rumores de uma unificação entre o Pluto TV e o Paramount + até dezembro de 2026, mas nada confirmado até então.

Segundo o estúdio, seus conteúdos favoritos migrarão para os streamings da emissora, assim como a transmissão de eventos esportivos como a Copa Libertadores da América. No dia 31 de dezembro de 2024 não haverá adeus de Astrid, apenas o silêncio e os fogos de boas-vindas ao ano novo e o adeus ao ano velho e aos canais da Paramount Network.

Agora me conte aí nos comentários, você vai sentir falta desses canais em sua TV a cabo?

Postar um comentário