“Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, ganha adaptação para o cinema

Reprodução

Um dos livros mais importantes da literatura brasileira, Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, de Carolina Maria de Jesus, ganhará uma emocionante adaptação cinematográfica. O filme, com título provisório “Carolina Quarto de Despejo”, será dirigido por Jeferson De, com roteiro de Maíra Oliveira e produção de Clélia Bessa. As filmagens começam em 1º de novembro, marcando o início de um projeto que promete emocionar o país.

A atriz Maria Gal, que também assina a coprodução do longa, dará vida à Carolina Maria de Jesus, mulher negra e moradora da Favela do Canindé, em São Paulo, que transformou sua realidade em arte, denúncia e resistência por meio da escrita. O elenco reúne nomes como Raphael Logam, Clay Nascimento, Liza Del Dala, Carla Cristina Cardoso, Ju Colombo, Berraquero Jack, Fábio Assunção, Alan Rocha e Thawan Lucas, além de um grande elenco de apoio.

Publicado em 1960, Quarto de Despejo vendeu mais de um milhão de exemplares, foi traduzido para 14 idiomas e tornou Carolina a primeira escritora negra brasileira a conquistar reconhecimento internacional. O filme pretende ir além da reconstituição histórica, apresentando a força criativa e humana de Carolina, sua luta contra a fome e a desigualdade, e o legado de uma mulher que fez da palavra um instrumento de transformação e dignidade.

As filmagens ocorrerão no Rio de Janeiro, nos estúdios Quanta Rio, que serão transformados em uma recriação fiel da Favela do Canindé dos anos 1950, cenário central do diário que revelou ao mundo o cotidiano das favelas brasileiras com uma franqueza inédita e comovente.

Conheça o livro. 

Reprodução


Postar um comentário