Preview Morgenstern (PC): Hack and Slash da Doublesmith GmbH

Doublesmith GmbH/Divulgação

Lançado em acesso antecipado no dia 18 de setembro de 2025, Morgenstern é o mais novo título desenvolvido e distribuído pela Doublesmith GmbH, estúdio independente que aposta em uma experiência intensa de ação medieval. Hoje, nós trouxemos uma prévia do que Morgenstern entrega em sua atual fase de desenvolvimento, destacando os principais atrativos e os aspectos que ainda poderão evoluir até sua versão final.

Uma coisa que já devo adiantar: O jogo permite tanto a aventura solo quanto o modo cooperativo e embates PvP, com ambientação marcada por masmorras traiçoeiras, inimigos desafiadores e um sistema de saque estratégico. Joguei apenas a aventura solo, considerando que meus amigos gamers ainda estão esperando para saber se compensará adquirir Morgenstern (e se o resultado final ficar tão bom quanto me parece, vou precisar chamar todo mundo para jogar comigo).

 Ficha técnica:

  • Gênero: Hack and Slash | Roguelite | Ação medieval
  • Modos de jogo: Um jogador, Cooperativo (Coop) e PvP
  • Plataforma: PC (Steam – acesso antecipado)
  • Data de lançamento em acesso antecipado: 18 de setembro de 2025
  • Desenvolvedor: Doublesmith GmbH
  • Distribuidora: Doublesmith GmbH

 

 Sobre o que é Morgenstern?

Captura de tela / Morgenstern / Doublesmith GmbH

Inspirado em um mundo medieval e em histórias de fantasia sombria, Morgenstern nos leva para um cenário cheio de perigos, criaturas grotescas e monstros fortíssimos que surgem o tempo todo para serem derrotados. Na real, o jogo não se preocupa em entregar uma trama elaborada ou cheia de diálogos profundos (ao menos, não por enquanto), indo direto ao ponto: um mundo medieval sombrio lotado de inimigos, onde o foco é totalmente na porradaria. O gameplay gira em torno da pancadaria intensa e da sobrevivência contra hordas cada vez mais brutais, e isso já é suficiente para manter a adrenalina.

Nós temos a opção de escolher um entre três personagens iniciais, cada um com seu próprio estilo de luta e pequenas diferenças que influenciam no combate. Com exceção das descrições mínimas que o jogo dá, não sabemos quase nada sobre o passado ou a motivação deles. Não sei se o mistério será parte da experiência, genuinamente, ou se os jogadores colocarão algo sobre os personagens futuramente.

Seleção de personagens

Captura de tela  / Morgenstern / Doublesmith GmbH

Não irei me estender muito nesse tópico. A primeira personagem que escolhi para testar foi a Thera Tritus, que parece ser apenas uma humana normal perdida em um mundo caótico, mas se mostra bem eficiente nas batalhas. Depois que joguei com o Blasus Blackus e o Detlev Dwarfus, cada um trazendo um estilo diferente que muda um pouco o ritmo das lutas. Entre os três iniciais, Thera acabou sendo a minha favorita.

Mais tarde desbloqueei o Hector Hexus, que também me surpreendeu bastante, por ser mais forte do que aparenta. No geral, para mim esses foram os personagens que mais se destacaram em Morgenstern. Fica a pergunta para você que está lendo: já jogou? Concorda comigo que esses são os melhores personagens ou tem outros favoritos na lista?

 


 Jogabilidade e Mecânicas

Captura de tela / Morgenstern / Doublesmith GmbH

Aqui, nós temos um mundo gerado proceduralmente, sempre trazendo novos desafios para derrotar hordas de inimigos perigosos (como já citei anteriormente) e caçar tesouros valiosos pelo caminho. Cada bioma é uma surpresa: quando conquistamos com sucesso a última masmorra de uma área, novas aventuras ainda mais difíceis e intensas se abrem, exigindo mais preparo e estratégia. Felizmente, a gente vai ganhando alguns poderes no caminho (o print ali em cima é um exemplo de escolha que a gente precisa fazer). A mecânica de extração também é bem interessante, pois faz a gente pensar duas vezes sobre quando vale a pena avançar mais fundo ou quando é melhor recuar para garantir o saque e preservar a reputação. Essa tensão de risco e recompensa dá um tempero extra ao gameplay.

Ah! E não esqueça de destruir absolutamente todos os objetos que encontrar pelo cenário! Os objetos não são só por estética e pode render recursos preciosos, restaurar Vida, Mana e Armadura, além de revelar armas novas que podem salvar sua pele nos momentos mais críticos. Fique atento

Particularmente, curti bastante a jogabilidade. É divertida, direta e desafiadora na medida certa. Para quem já está acostumado com hack and slash, vai se sentir em casa (e quem quer entrar no gênero, é uma boa opção): encare as hordas, aniquile os inimigos sem dó e, claro, não se esqueça de se defender de vez em quando ou a derrota chega rápido e sem aviso.

Abaixo, alguns vídeos curtos mostrando mais a jogabilidade de Morgenstern, embora eu ainda seja completamente noob no jogo:

 




Considerações finais

Optei por não apresentar, neste momento, uma nota ou uma lista de pontos positivos e negativos de Morgenstern, já que o título ainda se encontra em acesso antecipado. Posteriormente, vou fazer uma análise final com esses detalhes. Ainda mais que hack and slash é um dos meus gêneros favoritos, então obviamente vou querer continuar jogando esse título! Contudo, é possível adiantar algumas observações iniciais. Durante o jogo, identifiquei certos bugs, como situações em que o sistema indicava que era necessário eliminar todos os monstros de determinada área, mas não havia mais inimigos disponíveis para completar a missão. Monstros invisíveis, é? Então, muitas vezes eu nem tinha como fazer alguma coisa. Acaba só fechando o jogo e retornando em outro momento.

Além desses problemas, os próprios desenvolvedores já incluíram avisos no jogo informando que estão cientes das falhas e trabalhando ativamente em melhorias, abrangendo diversos aspectos da experiência, incluindo a otimização dos menus e interfaces.

Necessariamente, irei ser repetitiva: essas observações são preliminares e refletem apenas a fase de acesso antecipado do título. Publicarei na Revista Jovem Geek publicará uma análise completa e detalhada após o lançamento oficial do jogo Morgenstern. Eu também acredito que o jogo conta com um potencial enorme, pois é bonito esteticamente falando e cheio de diversão!

Nossos agradecimentos para a Doublesmith GmbH pelo código de review para a Steam. Vai ser um lançamento que viciará todo mundo que curte porradaria!

Trailer  


Postar um comentário