I Bienal do Livro do Paraná/Divulgação |
A I Bienal do Livro do Paraná foi oficialmente adiada para 2026. Segundo comunicado divulgado pela organização nas redes sociais, a decisão foi tomada “por questões operacionais e logísticas, somadas aos impactos das condições climáticas adversas”.
Em mensagem direcionada aos expositores, a organizadora Lis Alves explicou que o motivo do adiamento é por causa de um problema com a tenda galpão de três mil metros quadrados, o que inviabilizou a realização neste ano. A partir de agora, a equipe deve elaborar um novo cronograma, em parceria com as empresas responsáveis pela produção e operação do evento. A expectativa é que a primeira edição aconteça em junho ou outubro do próximo ano.
Em setembro, o portal Plural já havia reunido informações sobre as dificuldades enfrentadas pela Bienal, que vinha sendo divulgada como “o maior evento literário do Sul do Brasil”, com promessa de reunir 150 autores em dez dias de programação. Essa, porém, não é a primeira mudança de data e os problemas financeiros também já vinham sendo apontados. Segundo a reportagem, a execução do projeto ainda não está autorizada, e os valores captados via Lei Rouanet não puderam ser depositados devido ao bloqueio da conta desde o início de maio.
As complicações começaram a surgir ainda no primeiro semestre, com denúncias de ex-funcionários e indícios de irregularidades que se intensificaram nas últimas semanas.
Diversos autores e leitores utilizaram as redes sociais para reclamarem da falta de aviso prévio pela comunicação da organizadora.
Leia abaixo o comunicado oficial divulgado nas redes sociais da Bienal:
I Bienal do Livro do Paraná/Divulgação |
Fonte: I Bienal do Livro do Paraná (Redes Sociais)
Postar um comentário