![]() | |
|
Iris Italo Marquezini
Uma das sagas de maior sucesso da DC Comics já deu as caras no Brasil! O Universo DC Absolute já está disponível no país com Batman Absolute e Superman Absolute, e a Mulher-Maravilha Absolute sendo a próxima a chegar às estantes. Antigos fãs desses personagens e novos leitores de HQs da DC podem se maravilhar com uma reinvenção que altera características fundamentais, mas mantém a essência e a valentia como pontos indispensáveis.
Toda essa abordagem acontece por influência de Darkseid, que molda um universo onde o mal prevalece e os personagens perdem os privilégios que tiveram quando jovens. Isso vale especialmente para Superman, Batman e Mulher-Maravilha, que deixam de crescer na fazenda dos Kents, na mansão dos Wayne e entre as Guerreiras Amazonas de Themyscira, respectivamente.
Essa proposta serve como ponto de partida para curiosos, já que inicia uma história inédita com conceitos e personagens praticamente novos, e também engaja fãs antigos interessados em descobrir o quão diferentes esses heróis podem ser. Algumas das subversões mais interessantes, inclusive, acontecem com os personagens de apoio, como Alfred, Lois Lane e Bárbara Minerva, que ganham papéis surpreendentes para quem os conhece de outras mídias.
Por onde começar a ler?
![]() |
| DC Comics/Divulgação |
É possível começar a ler o Universo DC Absolute a partir de qualquer uma das primeiras edições que exploram Batman, Superman ou Mulher-Maravilha, já que as histórias não são diretamente conectadas e possuem artistas e autores independentes entre si. Ou seja, os leitores que acompanharem todas as edições vão ter mensalmente uma diversidade de histórias muito grande, com tom e gêneros variados sendo explorados a partir dos personagens já amados pelo público.
Em Batman Absolute, de Scott Snyder e Nick Dragotta, vemos o personagem sem muitos dos privilégios da infância vistos em outras versões, mas com o mesmo objetivo de causar medo nos inimigos para garantir a paz. Essa versão ganhou destaque nas redes sociais pela proposta brutal, pelo novo design dos vilões, que se tornam monstruosidades literais, e pelo visual do Batman empunhando um machado gigante com o símbolo do morcego no peito.
Em Superman Absolute, de Jason Aaron e Rafa Sandoval, o herói vem de uma Krypton mais estratificada e desigual que em outras versões, chegando à Terra já adolescente. Kal-El, portanto, não é o Clark Kent que conhecemos. O jovem passa a ser perseguido por forças de segurança preocupadas com o “imigrante ilegal” superpoderoso que ajuda trabalhadores explorados. O personagem inclusive aparece no Brasil, ajudando mineradores com seus poderes. Mais uma vez, o senso de justiça do Superman o desafia e o coloca em perigo.
Em Mulher-Maravilha Absolute, de Kelly Thompson e Hayden Sherman, a personagem é criada na infância não pelas Amazonas, mas pela bruxa Circe, no inferno. Já adulta, Diana possui magia e empunha uma espada gigantesca usada para enfrentar um Kaiju logo nas primeiras edições. Mesmo com essa origem sombria, ela aprende com Circe a manter a mesma determinação e bondade vistas em outras versões. Fãs de obras com mitologia grega, como Hades 2 e Percy Jackson, vão se encantar com essa HQ, premiada com o Eisner.
Quais HQs já estão disponíveis no Brasil? Quais estão por vir?
![]() |
| DC Comics/Divulgação |
Batman Absolute e Superman Absolute já estão disponíveis, com as edições da Mulher-Maravilha Absolute chegando em 14 de novembro de 2025. É possível adquiri-las em bancas, lojas online ou nos pacotes de assinatura da Panini Comics.
Outros personagens do Universo DC Absolute também estão a caminho. Absolute Flash, de Jeff Lemire e Nick Robles; Absolute Martian Manhunter (Caçador de Marte), de Deniz Camp e Javier Rodríguez; e Absolute Lanterna Verde, de Al Ewing e Jahnoy Lindsay, já foram lançados nos EUA, mas ainda não têm previsão de chegada ao Brasil.
O que é preciso ler para entender o Universo Absolute?
![]() |
| DC Comics/Divulgação |
Nada! A ideia do Universo DC Absolute, além de servir como porta de entrada para novos leitores, é apresentar heróis e vilões já conhecidos do público com uma nova abordagem: e se esses personagens fossem em um mundo menos privilegiado? A série se tornou um sucesso por trazer novas ideias sem perder a essência dos personagens, adicionando novas camadas para o público já acostumado com essas histórias descobrir.
O máximo de leitura prévia recomendada é a HQ DC Sem Limites Especial (Volume 1), um prelúdio que explica como Darkseid criou esse universo distorcido pela própria maldade. Ainda assim, não é uma leitura essencial, já que as tramas principais começam sem menções diretas a esse evento, focando em situar o leitor nessa nova ambientação.
Mesmo que parte da graça esteja em reconhecer o que foi alterado, as HQs fazem um ótimo trabalho de introduzir conceitos e personagens sem afastar quem está chegando agora ao universo dos quadrinhos da DC Comics.
No começo do mês, o Universo DC Absolute ganhou uma HQ especial chamada Absolute Evil, que promete conectar alguns dos acontecimentos das séries principais. Ainda é cedo para comentar sobre ela, já que os leitores brasileiros precisarão esperar um pouco para conferi-la. Mesmo assim, cada trama publicada até agora funciona de maneira independente, o que dá aos artistas e autores uma liberdade criativa tremenda — com tons, estilos e propostas completamente diferentes entre si. Um exemplo é a HQ do Caçador de Marte Absolute, que presta homenagem às histórias clássicas e psicodélicas de quadrinhos.
Eaí, qual personagem da DC Comics você mais espera ver reinventado nessa versão do Universo Absolute?

.png)
.png)
.png)
Ótimo texto!
ResponderExcluirBAFO! Vou usar todas as dicas, estava lendo à moda "olha, uma nova hq e a cronologia que suma"
ResponderExcluir