Origem dos Memes

 

Meme "Nazaré Confusa" | Imagem original Tv Globo 


A origem dos memes é científica!

Isso mesmo, não é pegadinha. Sempre que falamos em memes, logo pensamos em vídeos ou imagens engraçadas ou irônicas que viralizaram na internet e viraram símbolos para comunicar algo que sentimos de forma mais simples. Mas você sabia que a origem dos memes é científica?

O estudo dos memes tem nome próprio, "memética", que são instruções para realizar comportamentos, armazenados no cérebro (ou em objetos) e passadas por imitação. Esse estudo foi originado quando Richard Dawkins cunhou o conceito no seu livro O gene egoísta. Na busca de algo que pudesse ser classificado como a unidade fundamental conceptual da memória. A memética aplica conceitos da teoria da evolução à cultura humana. Podemos comparar esse comportamento com a genética ao passo que nossos genes determinam nossas características físicas, essa imitação definem nossas crenças religiosas, políticas, e até mesmo para qual time torcemos, ou seja, a nossa cultura.

Os memes nasceram quando os nossos antepassados começaram a copiar alguma coisa que os outros faziam. Assim, todas as atividades humanas, a agricultura por exemplo, se espalharam como memes.  Atualmente, as informações viajam muito mais rápidos e são esquecidas muito mais facilmente também. Dessa forma, os memes seguem uma espécie de seleção natural, onde alguns continuam na lembrança recorrente das pessoas enquanto outras simplesmente somem do mapa da cultura humana. No que diz respeito à oportunidade de “imitar” um conteúdo virtual, o fenômeno dos memes está se espalhando e isso só ficou mais intenso com a internet.

E ai, qual meme você manterá na memória?

Postar um comentário