Livro X Série: O verão que mudou minha vida

Foto: divulgação Amazon Prime Vídeo

Finalmente, nessa sexta-feira (17), o Amazon Prime Vídeo liberou a primeira temporada da adaptação da trilogia "O verão que mudou minha vida", escrita por Jenny Hann, também conhecida pelo sucesso de “Para todos os garotos que já amei”. Sendo sincera, a série Verão está longe de ser o melhor trabalho da autora, a realidade de 2009 está muito distante do que vivemos agora e era obvio que seria necessário atualizar uma parte da trama. Por isso, eu trouxe uma lista das principais diferenças entre o livro e a série.

Observação: Essa lista terá alguns spoilers, então se você é um fã que gosta de se surpreender com aquilo que está assistindo, termine os episódios e depois venha ler nosso post, ok?

Sinopse:

Uma garota. A primeira paixão. E um verão inesquecível.

Sempre que chegam as férias de verão, Isabel Conklin deixa para trás sua vida monótona na cidade e vai com a família para Cousins Beach. A casa de praia é seu segundo lar, e é lá que Belly reencontra as pessoas que mais ama: a melhor amiga de sua mãe, Susannah, e os filhos dela, Conrad e Jeremiah.

Ano após ano, ela tenta se aproximar de Conrad, mas nunca dá certo. Parece que o garoto nunca vai corresponder aos sentimentos de Belly. Dessa vez, no entanto, ela percebe algo diferente: Jeremiah passou a enxergá-la com outros olhos, e os dois estão cada vez mais próximos. Belly mudou. E esse verão tem tudo para ser o melhor de sua vida.

1- Belly

Foto: divulgação Amazon Prime Vídeo

Quando vemos nossa protagonista pela primeira vez, somos apresentados a uma Belly de 15 anos, extremamente imatura, e alheia aos dramas e problemas que se passam a sua volta. Tudo que importa é Conrad e a sua grande paixão por ele. Isso incomoda, porque acompanhamos uma garota que simplesmente não tem experiências ou amizades, porque está à espera de um cara que não parece gostar muito dela. Porém, a série deixa claro que a Belly não é bem assim.

Temos uma garota que está sentindo as mudanças, tanto em seu corpo como emocionalmente, e por isso está aberta a novas experiências e a sair da zona de conforto. Ela não espera que a notem, mas ela quer conhecer pessoas novas, mudar como se sente e como é vista, e ela faz isso mesmo com alguns erros (o que é normal para qualquer adolescente).

2- O trio

Foto: divulgação Amazon Prime Vídeo

Acho que um dos problemas do livro é que estamos presos na cabeça de alguém com 15 anos. Nossas opiniões e julgamentos estão voltados para a visão da Belly e como ela se sente excluída por eles. Mas posso falar que Conrad, Jeremiah e Steve são o melhor trio de amigos que você poderia encontrar. Vemos os questionamentos de cada um, o motivo do verão acabar sendo tão diferente para eles, e como, de alguma forma, cada um tem a sua própria vida paralela nesses 3 meses.

3- Temas

Enquanto o livro é muitas vezes superficial na narrativa, a série está preocupada em nos entregar um romance de verão, ao mesmo tempo que mostra problemáticas como o preconceito que o Steve recebe por ter ascendência asiática. Além de questões sobre saúde mental, como ansiedade. Isso é trabalhado de uma forma delicada e real, além, de claro, o fato de que um dos personagens estar prestes a morrer, e de alguma forma todos conseguem sentir isso.

4- Ordem dos livros

Para que a história fosse dinâmica, partes do primeiro e segundo livro são apresentadas nessa temporada. Usaram um acontecimento constrangedor, que afeta o relacionamento dos personagens em uma questão praticamente sem volta. Mas também uma experiência em que a nossa protagonista pode se descobrir, se aceitar e, claro, se apaixonar por tudo a sua volta.

5- Rivalidade feminina

Uma coisa que não cabe em 2022 é colocar duas garotas brigando para ficar com o mesmo cara. Elas não precisam se gostar, mas ninguém quer ver esse show de egos hoje em dia. Por isso, a série traz uma Taylor mais ativa, que se importa com os sentimentos da Belly. E não ligando se vai conseguir ficar com o cara que sua amiga é apaixonada há anos, mesmo com brigas, elas se importam e cuidam uma da outra. Além disso, o novo círculo social das debutantes mostra como você pode querer ter a mesma coisa que outra pessoa, e mesmo assim se importar com ela.

6- Conrad

Foto: divulgação Amazon Prime Vídeo

Um dos maiores acertos da produção foi transformar o personagem monossilábico, quase sem personalidade, em um cara animado, cheio de vida, inteligente e simpático, que se transforma ao descobrir que está prestes a perder a mãe para o câncer. Faz sentido todos estranharem isso e questiona-lo constantemente. No entanto, trazer o Cleveland para ser uma espécie de porto seguro e figura paterna transforma o personagem em alguém mais relacionável, onde você realmente se importa com a sua dor.

O verão que mudou a minha vida

Na cena final fica claro que esse verão não mudou apenas a Belly, mas sim todos a sua volta. Aquela pequena família de verão está prestes a ruir e tenho certeza que não é possível voltar ao que era antes. Essa é a vida e, por isso, estou muito animada para o que pode acontecer na próxima temporada da série.

Postar um comentário