WandaVision | Episódio 4


Neste novo episódio de WandaVision terminamos com mais dúvidas do que respostas, mas muita coisa foi esclarecida. Se você não gosta de spoilers, pedimos para que só retome a leitura desse post após assistir ao episódio, pois falaremos do que aconteceu e de algumas teorias que os fãs estão especulando nas redes sociais.

O episódio começa com um resumo de tudo o que aconteceu até agora na série, algo que várias séries atuais fazem - como Supernatural sempre fez, por exemplo. Os fãs da Marvel sempre quiseram ver mais cenas sobre o momento em que o Tony Stark/Homem de Ferro estralou os dedos em Vingadores: Ultimato e trouxe todos aqueles que se foram de volta, e aqui somos presenteados com isso. Monica Rambeau foi uma das pessoas que sumiram por cinco anos e depois retornaram, e foi com pesar que ela descobre que durante esse tempo, sua mãe morreu de câncer. Sua mãe é a fundadora da S.W.O.R.D., traduzida como ESPADA, organização responsável por tratar de diversas atividades suspeitas, tal como a SHIELD. 

Monica volta para a organização em que trabalhava e descobre que enquanto esteve fora, perdeu a promoção para diretora. Ela se conforma com o fato de que o mundo seguiu em frente, e as coisas já não são mais como antes, e aceita uma missão para investigar o caso de uma pessoa desaparecida. Ela se encontra com James Woo, do FBI. Figura já conhecida dos fãs da MCU. Temos uma referência dele fazendo seu cartão de visitas aparecendo do nada, o que significa que nos últimos anos ele finalmente aprendeu a fazer a mágica que tanto queria no filme Homem-Formiga e Vespa.


James está preocupado com Westview. Não foi uma pessoa que desapareceu: foi uma cidade inteira. Os policiais locais não acham que a cidade existe, os parentes de moradores dela não se lembram se seus entes. O que significa que quem estava dentro da cidade, está incomunicável. Quem está fora, não se lembra nem da cidade e nem das pessoas que estão ali. A placa da cidade diz: Lar: é aquele que você cria. Bem conveniente com o que está acontecendo, não?

A Monica envia um pequeno helicóptero para dentro da cidade, e vimos o que acontece com ele no episódio 1. Eles não conseguem entrar na cidade, existe todo um campo magnético ao redor dele e Monica, ao tentar atravessar a mão por ele, acaba sendo puxada para dentro e desaparece. Ainda ficaram perguntas não respondidas sobre o que exatamente aconteceu com ela, por que ela apareceu vestida e se apresentando como "Geraldine" e como recobrou a consciência ao falar do Ultron no episódio anterior. O que descobrimos é que, enquanto estava do lado de dentro, 24 horas depois vários agentes da polícia e de diversas organizações estão reunidos do lado de fora, tentando entender o que aconteceu.

Um dos cientistas que chegam é a Darcy Lewis, que agora é doutora e especialista em astrofísica. Darcy era a estagiária de Jane Foster, namorada de Thor nos filmes Thor 1 e Thor 2. É incrível ver uma personagem tão querida retornando depois de tantos anos, e fiquei me perguntando o que aconteceu com ela: saiu de aluna de ciência política para astrofísica! Também, depois de tantas aventuras com os melhores cientistas e peritos em astrofísica, não era para menos. 

Eles tentam captar o que está acontecendo dentro da cidade, e Darcy tem a ideia de conectar as câmeras a uma tv antiga. E de repente, eles estão assistindo a tudo o que nós vimos nos episódios anteriores, e descobrimos que a Darcy e o Woo é quem estavam na frente da televisão que aparecia no final dos episódios. 


Eles tentam identificar as pessoas que estão aparecendo na tela, e é surreal porque ao mesmo tempo em que são pessoas de verdade que moravam na cidade, eles estão interpretando personagens ali dentro, e os nomes que até então falavam não são reais. A única pessoa que aparentemente não foi identificada é a Agnes, que continua sendo apontada como a bruxa Agatha Harkness, uma das mais poderosas da Marvel.

É curioso porque existem momentos em que a gravação não pega, que é quando a Wanda volta alguns segundos no tempo e refazia alguma cena. Que foi o que aconteceu com a Geraldine quando falou do Ultron, a tela trava na Wanda fazendo uma cara de quem vai atacar e de repente volta com ela sorrindo para os gêmeos e o Visão retornando. Darcy tenta entender o que aconteceu, e então Geraldine/Monica Rambeau aterrissa no chão e avisa: "É a Wanda, ela está fazendo tudo isso".

Voltamos de novo para o lado de dentro, quando vemos a Wanda expulsar a Monica de uma vez de lá. ela quebrou várias paredes para fazê-la atravessar, e depois arrumou tudo. Quando ela se vira para ver o Visão, ela se assusta e é um dos momentos mais agoniantes: ele parece estar morto. Ela se recupera e faz ele voltar ao normal, mas a dúvida permanece. Ela está brincando de necrofilia ou algo assim? Pegou o corpo morto do Visão e agora está controlando ele? É no mínimo... Bizarro.


Cenas dos próximos episódios foram vazadas nos últimos dias, o que deu todo um burburinho e está rolando até ameaça de processo da Disney contra quem está divulgando as cenas e imagens indevidamente. O que se sabe é que o ator Evan Peters está na lista do elenco da série e deve aparecer por aí, mas qual seria o papel dele? Lembrando que o Mercúrio da Marvel nos cinemas foi morto em Era de Ultron, mas que o Mercúrio da Fox, papel que o Peters faz está bem vivo. Seria Mephisto disfarçado de Mercúrio, tentando deixar a Wanda louca? 

Será que a Wanda é realmente a vilã, ou tem alguém por trás controlando tudo? Porque nos primeiros episódios, Wanda não se lembra de como tudo começou, ou ao menos aparenta não se lembrar. E ela não sabia que alguém estava assistindo do lado de fora, então os momentos em que ela altera a realidade e que somem, seria ela ou alguém que está cortando isso propositalmente? E existe um antigo boato de uma cena que foi cortada de Vingadores, o momento em que a Wanda teria contato com o corpo morto do Visão. O que seria mais um argumento de que sim, ela está fazendo tudo de propósito e está controlando o corpo morto dele, dando vida de alguma forma e provavelmente teve ajuda de alguém.

A parte alta foi quando começou a tocar VOODOO Child 1, do Jimi Hendrix. O refrão da música diz, "Yeah, hey! Porque eu sou uma criança vodu, criança vodu / O Senhor sabe que eu sou uma criança vodu, baby". É, para uma série que começou com risadinhas de fundo na plateia, WandaVision tem tudo para ir se transformando em uma série de terror.

Postar um comentário