Filmografia de Aniversário - Neil Gaiman

 

Ícone do mundo da literatura e das histórias em quadrinhos, Neil Gaiman chega aos 60 anos hoje. O escritor britânico nasceu no dia 10 de novembro de 1960, no condado de Hampshire, Inglaterra. Inspirado pelos trabalhos de C. S. Lewis, J. R. R. Tolkien e Lewis Carroll, Gaiman virou um dos melhores autores de fantasia de sua geração, produzindo obras como Sandman, Coraline e Deuses Americanos.

Sua carreira de escritor começou no jornalismo, fazendo críticas literárias. Além de fazer uma biografia da banda Duran Duran, Gaiman escreveu "Não Entre em Pânico: Douglas Adams e o Guia do Mochileiro das Galáxias". O autor entrou no mundo dos quadrinhos por influência de seu amigo Alan Moore, chegando a criar uma minissérie da DC Comics chamada Orquídea Negra.

Seu principal trabalho é Sandman, uma série de histórias em quadrinhos para adultos que contam a vida de Sonho/Morpheus, governante do mundo dos sonhos. Publicada em 1998, foi a primeira HQ a entrar na lista de best-sellers literários do The New York Times.

Seu primeiro romance, Belas Maldições, publicado em 1990, foi escrito em colaboração com Terry Pratchett. Mas seu maior sucesso crítico foi Deuses Americanos, que conquistou os prêmios Hugo e Nebula na categoria Melhor Romance em 2002. 

Em 2017, Gaiman foi nomeado Embaixador da Boa Vontade da ACNUR, Agência da ONU para Refugiados, após três anos de parceria. O escritor participou de projetos como "O que você precisa para estar aquecido", no qual escreveu um poema com milhares de tweets para arrecadar fundos para mantimentos de inverno para refugiados. Agora, em 2020, o projeto tomará forma de um filme de animação, baseado em imagens desenhadas por participantes do mundo todo (#DrawForRefugees).

Neil Gaiman com o poema "O que você precisa para estar aquecido" bordado em tecido (Distribuição: Twitter)

Várias obras de Gaiman foram adaptadas para a televisão e cinema. Venha conhecer a filmografia do escritor:

STARDUST - O MISTÉRIO DA ESTRELA

Capa do livro "O Mistério da Estrela" e cena do filme Stardust (Distribuição: Amazon e Paramount)

Bem antes de ser o Demônio de Hell's Kitchen, Charlie Cox (Demolidor) foi Tristan Thorn, um jovem que prometeu à sua amada uma estrela caída, e que acaba se aventurando por um mundo mágico. O filme de 2007 conta com grandes nomes do cinema como Michelle Pfeiffer (Batman: o Retorno), Robert DeNiro (O Poderoso Chefão II) e Ian McKellen (Senhor dos Anéis), assim como atores que ganharam sucesso posterior, como Claire Danes (Homeland), Henry Cavill (Liga da Justiça) e Sienna Miller (Sniper Americano).

CORALINE E O MUNDO SECRETO

Capa do livro Coraline e cena do filme de mesmo nome (Distribuição: Amazon e Focus Features)

Não se deixe enganar pela animação: esse não é um filme fofo da Disney. Dakota Fanning (O Alienista) é Coraline, uma garota de onze anos que encontra um portal para outro mundo, que parece uma versão melhorada da sua vida. Mas a realidade é muito mais sombria do que ela esperava. 

AMERICAN GODS - DEUSES AMERICANOS

Capa do livro "Deuses Americanos"e cena de American Gods (Distribuição: Amazon e Amazon Prime)

É sincretismo religioso que fala? Esse é o resumo da história de Deuses Americanos, série de televisão da Starz, que é distribuída no Brasil pela Amazon Prime. Ricky Whittle (The 100) é Shadow, um viúvo recém-saído da prisão que conhece um homem misterioso chamado Wednesday, com quem aprende sobre as diversas divindades presentes nos Estados Unidos. 

GOOD OMENS - BELAS MALDIÇÕES

Capa do livro "Belas Maldições" e cena da minissérie "Good Omens" (Distribuição: Amazon e Amazon Prime)

Um anjo (Michael Sheen) e um demônio (David Tennant) são incumbidos de cuidar do garoto que pode causar o fim do mundo. Enquanto o primeiro tenta inspirar o lado positivo, o outro quer garantir que o menino cumpra seu papel. A minissérie da Amazon Prime é baseada no primeiro romance de Gaiman, escrito em parceria com Terry Pratchett (Discworld).

SANDMAN E LUCIFER

Capa da história em quadrinhos "Sandman" e pôster da série "Lucifer" (Distribuição: Amazon e FOX Studios)

Prevista para 2021, a adaptação de Sandman pela Netflix está no período de gravações. Mas um outro personagem famoso da história ganhou seu spin-off, tanto nos quadrinhos quanto na televisão. Lucifer (Tom Ellis) é o anjo caído, que tem uma boate em Los Angeles e começa a trabalhar em parceria com a polícia, solucionando casos de homicídio. Antes produzida pela Fox Studios, a série foi comprada pela Netflix, cuja 5ª temporada estreou em agosto de 2020.

Postar um comentário