Filmografia de Aniversário | Bruce Lee


Os que não sabem que caminham na escuridão, jamais verão a luz. - Bruce Lee

Hoje, o grande mestre Bruce Lee faria 80 anos de idade, entretanto faleceu de edema cerebral em 1973, enquanto participava das gravações do filme Jogo da Morte. Bruce Lee tornou-se um dos maiores ícones do século XX.

Antes de falarmos de seus filmes, quem foi Bruce Lee?

Conforme o blog Bruce Lee Brasil:

Bruce Lee nasceu em São Francisco, no dia 27 de novembro de 1940 e faleceu em Hong Kong, em 20 de julho de 1973. Ele foi um artista marcial sino-norte-americano, filósofo, instrutor, ator, diretor, coreógrafo, roteirista e o fundador do Jeet Kune Do, considerado o artista marcial mais importante do século XX e um ícone cultural, responsável pela popularização dos filmes de artes marciais. O melhor ator de filmes de artes marciais de todos os tempos, pai do ator Brandon Lee e da atriz Shannon Lee. 

Um dos maiores motivos de sua importância foi porque graças a Bruce Lee, o mundo abriu as portas para as artes marciais chinesas. 


Devido ao sucesso de Bruce Lee, ele também é constantemente usado como inspiração para personagens ficcionais. Um dos personagens inspirados em Bruce Lee é o Liu Kang, de Mortal Kombat. Para quem desejar conhecer todos esses personagens, podem ver no post Bruce Lee: Biografia e Personagens Ficcionais inspirados no grande mestre, no blog Universo Japanese Music.

Liu Kang

Vamos agora conferir as sugestões de filmes do Bruce Lee?

1. O Dragão Chinês


O Dragão Chinês (em inglês, The Big Boss), é um filme de artes marciais de Hong Kong, lançado em outubro de 1971.

Sinopse do filme:

O nascimento de uma lenda. O primeiro filme a mostrar ao mundo o carisma e os extraordinários dotes marciais de Bruce Lee.

Jovem e ambicioso, Cheng chega à Tailândia, em busca de uma vida nova. Arranjando emprego numa fábrica de gelo, cedo descobre que algo de obscuro se esconde por detrás do negócio.

O dono da fábrica, Hsa Mi, é uma figura proeminente na comunidade chinesa local, mas na realidade isso é apenas uma fachada para a sua operação de tráfico de drogas. Quando alguns dos seus colegas desaparecem misteriosamente após descobrirem o que o patrão esconde nos blocos de gelo, Cheng tem de deixar para trás a sua promessa de nunca mais lutar para se confrontar com o big boss.

 Trailer do filme:

2. A Fúria do Dragão

A Fúria do Dragão (em inglês, Fist of Fury) é um filme de artes marciais de Hong Kong, dirigido por Lo Wei e lançado em março de 1972.

Sinopse de A Fúria do Dragão:

Chen Chen retorna à sua escola em Xangai quando descobre que seu amado professor foi assassinado. Enquanto investiga sua morte, descobre que uma escola japonesa rival tem uma operação de tráfico de drogas. Para se vingar, ele acaba com os assassinos.

 Trailer de A Fúria do Dragão:

3. O Voo do Dragão


O Voo do Dragão (em inglês, The Way of the Dragon), de 1972, foi dirigido pelo próprio Bruce Lee, com as produtoras Orange Sky Golden Harvest e Concord Production Inc.

Sinopse de O Voo do Dragão:

Estamos em Roma, e o couro vai comer! O jovem Tang Lung (Bruce Lee) acaba de chegar para proteger sua amiga e dona de restaurante Cheng Ching Hua (Miao) da extorsão de um bando. A Máfia sequestra uma criança e tenta mandá-lo de volta para China.

O chefe do bando manda vir dos EUA um perigoso mestre japonês de Hap Ki Do, com o reforço do melhor discípulo do campeão norte-americano de karatê. Tang enfrenta a dupla e esmigalha os dois adversários.

O que Lee não sabe é que, um suposto amigo (na verdade um traidor), vai conduzi-lo ao Coliseu, onde o próprio campeão mundial de karatê (Chuck Norris) o espera. Prepare-se nesse momento para um combate de vida ou morte. 

Trailer de O Voo do Dragão:

4. Operação Dragão

Operação Dragão (em inglês, Enter the Dragon) é um filme de Hong Kong lançado em julho de 1973, dirigido por Robert Clouse e produzido por Bruce Lee, Raymond Chow, Fred Weintraub, Leonard Ho e Paul Heller.

Sinopse de Operação Dragão:

Lutador viaja até uma ilha para participar de torneio de artes marciais promovido por um traficante dedrogas e de prostitutas, com o desejo secreto de enfrentar o assassino de sua irmã. 
Trailer de Operação Dragão:

5. O Jogo da Morte

O Jogo da Morte (em inglês, The Game of Death) é um filme incompleto de artes marciais estrelado, escrito, dirigido e produzido por Bruce Lee. Bruce morreu durante as gravações. 

A página Bruce Lee Brasil trouxe três curiosidades sobre o filme:

– Em 1972, Bruce Lee começou os preparativos para o filme Game of Death. Um dado curioso é que algumas cenas com Dan Inosanto e com o verdadeiro Bruce Lee foram feitas em um pagode de 5 andares, localizado no Nepal.

– A ideia original de Bruce Lee para esse filme era a presença de um chefe em cada andar, até que, no último andar, Lee encontraria o chefe final. Bruce Lee filmou apenas um terço do que planejava para o filme, cenas de luta em sua maioria, mas morreu antes de concluir a película.

– Apesar de Bruce Lee constar como parte do elenco nos créditos de The Game of Death 2, ele nunca esteve envolvido diretamente na produção do filme. Existem algumas cenas com o verdadeiro Lee, mas retiradas de outros filmes, Operação Dragão e A Fúria do Dragão, além de cenas de seu próprio funeral incluídas como o funeral de seu personagem, Billy Lo. 



Sinopse de O Jogo da Morte:
A estrela do jovem lutador de Kung Fu, Billy Lo (Bruce Lee) não para de subir, o suficiente para despertar a cobiça de um “sindicato sem fins lucrativos” dedicado à proteção dos esportistas. Billy se nega a esse controle, e as ciladas mais inesperadas começam a acontecer.
Numa dessas tocaias durante uma filmagem, Billy simula a sua própria morte, para agora se infiltrar na organização e, mesmo sendo um contra todos, arrasá-la por completo! 

Trailer de O Jogo da Morte:

Gostaram das recomendações? Bruce Lee participou de outros filmes e de seriados, tanto como o personagem principal quanto o secundário. Inclusive, interpretou personagens secundários nos filmes e seriados mais antigos de Batman.

Também deixaremos aqui a lista de filmes documentários feitos sobre Lee:

  • Bruce Lee: The Man – The Myth (O Homem – O Mito) (1976)
  • Bruce Lee: The Legend (A Lenda) (1977)
  • Bruce Lee: Legacy Of The Dragon (Legado do Dragão) (1978 )
  • Bruce Lee: Little Dragon (Pequeno Dragão)
  • Bruce Lee: Curse of the Dragon (A Maldição do Dragão) (1993)
  • Death By Misadventure [31st Anniversary Special Edition] (1993)
  • Martial Arts Master, The Life of Bruce Lee (1993) (A História de Bruce Lee) (1993)
  • Bruce Lee: The Man and the Legend “Life and Legend of Bruce Lee” (1993)
  • Bruce Lee: The Martial Arts Master (O Mestre das Artes Marciais)
  • Bruce Lee: The Greatest (1998 )
  • Bruce Lee: Century Hero (O Herói do Século) (1999)
  • Bruce Lee: The Immortal Dragon (2000)
  • Bruce Lee: A Warrior’s Journey (A Jornada de um Guerreiro) (2000)
  • Jeet Kune Do (2001)
  • Bruce Lee: The Intercepting Fist (O Punho Interceptador) (2002) [23/04/2002]
  • Bruce Lee: The Legend Lives On (A Lenda do Kung Fu Ainda Vive) (2005)
  • The Warrior Within (2007)
  • Bruce Lee: The Lost Interviews (As Entrevistas Perdidas) [DVD]
  • Top Fighter [Compilação]
  • How Bruce Lee Changed The World (Como Bruce Lee Mudou o Mundo) (2009)

Postar um comentário