13 de Outubro – Dia Mundial do Escritor

 

Hoje, dia 13 de outubro, é o dia mundial do escritor. É uma data que poucos se lembram de comemorar, mas é um dia muito importante para toda humanidade. Desde os tempos mais antigos, muito do que conhecemos hoje foi escrito e documentado por alguém. É fácil nos depararmos no dia a dia com publicações de escritores famosos que admiramos e que são referência bibliografia para todos nós, mas hoje é celebrado o dia do escritor, seja ele anônimo ou não.


Aquele que escreve seja em um papel de caderno, livro ou um guardanapo, é um escritor. Escrever é a arte de transmitir o que sente, o que se quer sentir e sobre a infinidade de coisas que ocorrem, mesmo que imperceptíveis, ao nosso redor. O escritor muitas vezes é um observador do mundo presente, passado e futuro. O que se escreve em palavras vai muito mais além da segmentação da nossa sociedade atual. Será que temos controle sobre quem será o responsável pelo documento histórico que estudaremos daqui um século ou milênio? Certamente que não. O que registramos é de tão simbólica importância que vai além de nós. Os grafismos que deixamos ao longo da vida em décadas e décadas são registros da vida que um dia foi presente e será presente para as gerações futuras.

Se você ainda não ouviu falar dos autores Carlos Drummond de Andrade, Marcelino Freire, Nanete Neves e Nelson de Oliveira, vale a pena conferir suas obras. Segue abaixo algumas indicações:

Carlos Drummond de Andrade

Precursor da chamada “poesia de 30”, Drummond é um autor brasileiro nascido em Itabira - Minas Gerais no dia 31 de outubro de 1902. Escreveu poesias, prosas e livros voltados para o público infantil, publicando em 1928 um dos maiores escândalos literários do Brasil que foi o poema intitulado “No meio do caminho”. Vale a pena conferir também algumas obras desse autor que você vai se apaixonar, como a Confidência do Itabirano, Amar se aprende amando, Antologia Poética e Lição de Coisas.

Marcelino Freire, Nanete Neves e Nelson de Oliveira

Esses três autores, Marcelino, Nanete e Nelson, são escritores talentosos que publicaram um livro intitulado Batendo Ponto – Uma colherada de humor na hora do cafezinho. Esse livro compõe histórias curtas que abordam com muito humor e ironia o universo corporativo de hoje. Impossível na leitura não identificarmos algum personagem a alguém que conhecemos.

Gostou das dicas? Então te convido a participar de uma live que acontecerá hoje no nosso Instagram @revista_jovemgeek às 18h, com os escritores da nossa equipe para comemorar esse dia tão incrível! Vamos falar sobre escrita criativa, auto publicação e escrita na internet, venha interagir conosco!

Feliz dia do Escritor!

Postar um comentário