Natalie Portman rejeita prêmio de 1 milhão de dólares oferecido pelo Instituto Genesis



O Prêmio Genesis, de acordo com o Wiki

Foi fundado em 2012 como um prêmio de US $ 1 milhão concedido anualmente a pessoas judias que alcançaram reconhecimento e excelência em seus campos. O prêmio foi fundado com o objetivo de inspirar e desenvolver um sentimento de orgulho e de pertença entre os jovens judeus não filiados em todo o mundo.

Entretanto, a atriz judaica Natalie Portman, famosa principalmente por seus trabalhos em Star Wars, Cisne Negro, V de Vingança e Thor, rejeitou o prêmio oferecido pelo Instituto Genesis. Essa notícia é de 2018, mas teve maior repercussão no Brasil em 2020, com postagens no Facebook e no Twitter falando sobre o tema. 


Essa decisão de Natalie Portman estava diretamente relacionada a questões políticas: a cerimônia contaria com a participação do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Na época, Israel foi alvo de críticas internacionais por uso de táticas letais durante confrontos com palestinos na fronteira com Gaza, nos quais 31 palestinos morreram e centenas ficaram feridos. Israel dizia fazer o que precisava para defender sua divisa.

Com a palavra, Natalie Portman:

Minha decisão de não comparecer à cerimônia do Prêmio Genesis foi mal interpretada por outros. Deixem-me falar por mim mesma. Escolhi não comparecer por não querer aparentar endossar Benjamin Netanyahu, que faria um discurso na cerimônia. Pela mesma razão, não faço parte do movimento BDS e não o apoio. Assim como muitos israelenses e judeus ao redor do mundo, eu posso ser crítica sobre a liderança em Israel sem desejar boicotar a nação inteira. Eu valorizo meus amigos e minha família israelenses, assim como a comida, os livros, a arte, o cinema e a dança israelenses. Israel foi criado, exatamente 70 anos atrás, como um paraíso para refugiados do Holocausto. Mas os maus-tratos daqueles que sofrem com as atrocidades atuais simplesmente não estão de acordo com meus valores judaicos. Pelo fato de me importar com Israel devo me posicionar contra a violência, a corrupção, a desigualdade e o abuso de poder.

Por favor não recebam quaisquer palavras que não venham diretamente de mim como se fossem minhas.

Essa experiência me inspirou a apoiar inúmeras instituições de caridade em Israel. Eu as anunciarei em breve e espero que outros se juntem a mim para apoiar o grande trabalho que eles vêm desempenhado.

Reportagens:

1. Exclusive: Natalie Portman's email reveals why she really turned down Genesis Prize


2. Natalie Portman Refuses Genesis Prize



Fontes:

Natalie Portman fala sobre sua decisão de não ir ao Prêmio Genesis, em Israel

Natalie Portman recusa prêmio em Israel

Natalie Portman recusa prêmio de U$1 milhão em Israel devido a "eventos recentes"

Natalie Portman se recusa a receber prêmio em Israel

Postar um comentário