DC FANDOME | Editor de DK books: Como os livros da DC são feitos


David Fentiman é editor sênior da editora DK Books e é um dos editores do novo projeto da DC: “DC Comics Cover Art”, que tem seu lançamento previsto para 6 de outubro de 2020 e reúne 350 capas de diversos HQs dos 85 anos de história da DC.

Fentiman conta que ao reunir a lista de capas que achavam que deveriam ser incluídas como capas realmente icônicas e enviá-la a DC, onde foram adicionadas algumas sugestões e tiradas algumas capas, foi recomendado que o autor, Nick Jones, conversasse com Steve Korté, bibliotecário da DC entre 1993 e 2015, e perguntasse sua opinião pois ele provavelmente conhece as capas dos livros da DC melhor que qualquer outra pessoa do mundo.

Em sua carreira, de forma mais pessoal, fala em suas influências, os filmes do Batman e Superman dos anos 90, que foram seu primeiro contato com o universo da DC e a porta de entrada para os quadrinhos. E que na faculdade, estudou arqueologia.
“Eu me considerava um grande nerd. Eu acho que queria ser o Indiana Jones da vida real.”

Tendo uma formação distinta de seu trabalho atual como editor, comenta que o mais importante é ser apaixonado pelo que se faz, pois essa paixão pode levar mais longe do que se preocupar com o que se estuda especificamente.

Sempre tendo em mente que o principal objetivo da editora é criar livros que os fãs da DC queiram ler, David explica como funciona o processo de criação dos livros:

 “O primeiro passo é criar uma sinopse para o livro. Nós podemos fazer isso, ou contratar o próprio autor do livro para fazer isso. Depois disso é enviado para a DC para aprovação. Em seguida, criamos os estilos das páginas, que são basicamente exemplos de como seriam as páginas do livro, usando fontes diferentes e maneiras diferentes de organiza-las. E então, uma vez aprovado, pesquisamos as imagens, buscamos todas as imagens necessárias para criar o livro. No caso da arte da capa, todas as cores que queríamos, ou, se estiver trabalhando em um livro sobre um filme, todos os quadros finais do estúdio.O que fazemos é do layout do designer, as páginas do livro, com textos padrão, nós chamamos de Lorem ipsum, como uma espécie de latim gramaticalmente pobre. E então, enviamos para os autores, e eles escreverão para se ajustar ao espaço. Escreverão o número correto de palavras para substituir o texto padrão. E esse texto chegará até nós, nós editamos, verificamos se é necessário, certificando que a tonalidade esteja correta; e então inserimos as páginas, quando o textos e as imagens estiverem inseridas, você precisará terminar a página de fato. E então você repete esse processo umas 50 vezes ou 100 vezes ou diversas vezes, para concluir o livro. E o livro inteiro é enviado para DC para que eles assinem antes de serem impressos . essa é a chave, porque nada é impresso sem a DC aprovar e estar satisfeito com isso.”

E ai, ansiosos para ler esse livro?

Postar um comentário