Mês da Música: Alternativa





















O mundo da música sempre foi muito complexo. É comum que os gêneros se misturem e se sobreponham, alguns desaparecem e outros surgem quase que do nada. O estilo alternativo é um dos que possuem muitas facetas: pode ser um subgênero do rock ou do country, um outro nome para o indie ou para o underground. Normalmente é um estilo formado por um subgênero ainda não bem organizado ou que não era considerado uma classificação oficial, e acabava sendo intitulado como "alternativo". O rock alternativo, por exemplo, surgiu na década de 1980 com grupos mais independentes (não vinculados a grandes gravadoras), que tocavam o que anos depois seria considerado como o guitar, pós-punk e college rock. Outra coisa que torna esse gênero único é que o fato de dois grupos serem, por exemplo, de rock alternativo não significa que seu estilo vai ser completamente igual.


Grupos mais conhecidos



BΔSTILLE


                                

O grupo britânico, formado em 2010, teve seu single de estreia lançado em 2012. Mas foi em 2013 que realmente conquistaram as paradas de música no Reino Unido e foi para outros países, quando lançou, pouco antes do lançamento de seu primeiro álbum de estúdio, seu quarto single:"Pompeii". 

OneRepublic


A banda foi criada em 2002 no Colorado (EUA) e atingiu grande sucesso na rede social My Space (rede social muito popular na América do Norte). Eles assinaram com uma gravadora em 2006 e lançaram seu álbum de estreia em 2007. Eles são conhecidos como a primeira banda a atingir 1 bilhão de visualizações no YouTube e na Vevo, conjuntamente com a música "Counting Stars".

Grupos menos conhecidos


Chase Atlantic


O grupo australiano, que na verdade é um trio composto por dois irmãos e um amigo, se formou em 2014. Originalmente, o irmão caçula e o amigo estavam em uma banda que participou da quarta temporada de The X Factor, mas foi eliminada na segunda semana, e o irmão mais velho possuía um canal de sucesso no YouTube. O primeiro EP foi lançado ainda em 2014 e o contrato com uma gravadora veio apenas em 2017. O grupo é conhecido por ter músicas com letras explícitas.

No Brasil

No Brasil, algumas bandas se destacam por ter um som envolvente e músicas que ultrapassaram gerações. Quem nunca se pegou cantando alguma música do Charlie Brown Jr por exemplo? Ou nunca ouviu o trechinho: “Naquele amor/A sua maneira/ Perdendo o meu tempo a noite inteira”.

Capital Inicial
Capital Inicial

Charlie Brown Jr

Malta (com nova vocalista)

E aí, o que acharam do post? Faltou alguma música? Não deixe de fazer suas sugestões nos comentários!

Postar um comentário