Netflix exibe primeira série em Libras (Língua Brasileira de Sinais)



“Num universo onde o som não existe, jovens surdos enfrentam os desafios de uma sociedade desenhada apenas para ouvintes”. A sinopse da nova série brasileira da Netflix não poderia ser mais precisa, ao descrever não só a própria narrativa como o motivo pelo qual trata-se de uma novidade importante e sem precedentes: Crisálida é a primeira produção de ficção bilíngue brasileira, contada tanto em português quanto em Libras, a língua brasileira de sinais, abordando a diversidade e a experiência da cultura surda no sul do país.

No Brasil, cerca de 5% da população tem deficiência auditiva, segundo o Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 9,7 milhões de pessoas, sendo que 1,7 milhão apresenta grande dificuldade para ouvir e 344,2 mil são surdas.

Produzida em Santa Catarina, a obra retrata situações familiares, sociais e psicológicas vividas por surdos. Os diálogos são na maior parte em Libras, entre surdos e entre surdos e ouvintes. Os dilemas e sutilezas familiares, sociais, culturais e emocionais da vida de pessoas surdas são retratados nos quatro episódios da série, que estreou na plataforma no último dia 01 de maio.

Confira o trailer da série:


Quer receber nossa revista online é totalmente gratuita? Clique aqui.

Postar um comentário