Saudação de Wakanda: informações sobre o (Covid-19)!!

Estamos cientes de que o novo coronavírus (Covid-19) é assunto mais comentado do momento, ainda assim, poucas pessoas têm informações suficientes sobre o vírus. É necessário que saibamos algumas coisas para nos prevenirmos do surto, talvez vocês pensem “mas a revista irá fugir do contexto?” A resposta é: Não!!
Pensando no bem estar de vocês que nos acompanham, preparamos esta matéria. Então, foquem na saudação de Wakanda e leiam com atenção as informações a seguir!


O que é coronavírus (COVID-19)?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias e podem afetar animais e humanos. O novo agente do coronavírus (SARS-Cov-2) teve seu primeiro registro de casos em 31/12/19, na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus que infectam humanos mais comuns são: o alpha coronavírus 229E, NL63, beta coronavírus OC43 e HKU1.

Quais os sintomas?

Os sintomas do COVID-19 assemelham-se aos de uma gripe, apresentando tosse seca, febre e cansaço, no entanto, alguns casos mais severos podem apresentar dores, diarreia, coriza e congestão nasal. Alguns pacientes podem ser assintomáticos, não desenvolvendo nenhum sintoma do vírus. O Ministério da Saúde afirma que jovens são mais propensos a serem assintomáticos e pedem maior atenção aos grupos de risco (idosos, gestantes, crianças, pessoas com doenças crônicas).

Quanto tempo o vírus fica em incubação?

Estima-se que o vírus leve de 1 a 14 dias em estágio de incubação, sendo assim, seria esse o tempo que o vírus levaria para manifestar os sintomas, lembrando que algumas pessoas são assintomáticas.

Como o vírus é transmitido?

A transmissão do vírus é feita a partir do contato com a pessoa infectada, a doença pode se espalhar a menos de dois metros de distância de uma pessoa contagiada. O contágio pode ocorrer através de saliva, espirro, tosse, gotículas de saliva, aperto de mão, objetos ou superfícies contaminadas.
O vírus não é transmitido pelo ar, a menos que o indivíduo chegue perto do infectado.

Como prevenir o contágio?


Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.


Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.


Evite aglomerações se estiver doente.


Mantenha os ambientes bem ventilados.


Não compartilhe objetos pessoais.

O uso de máscara não tem efeito algum para pessoas sem o vírus.

Pessoas que apresentam sintomas da doença devem procurar orientações médicas em postos de postos de saúde ou unidades de pronto atendimento
Como prevenir o contágio?

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.


Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.


Evite aglomerações se estiver doente.


Mantenha os ambientes bem ventilados.


Não compartilhe objetos pessoais.

O uso de máscara não tem efeito algum para pessoas sem o vírus.

Pessoas que apresentam sintomas da doença devem procurar orientações médicas em postos de saúde ou unidades de pronto atendimento.

Postar um comentário