Quantos livros o brasileiro lê por ano?


Infelizmente, o Brasil é um país com um número bem pequeno de leitores, o que é comprovado facilmente com a quantidade de editoras falindo em todo nosso território. Todos os anos, vemos vários memes e piadas com relação a esse fato, e uma imagem que vem circulando por algumas páginas de leitores é sobre o fato de que, mesmo ainda estando em janeiro, vários leitores já leram mais livros do que a média nacional.

É claro que cada leitor tem seu ritmo de leitura, alguns lêem mais rápido do que outros. Mas seria tão difícil assim ter batido a média de livros lidos? Segundo pesquisas, não.

Alguns anos atrás, tínhamos a informação de que o brasileiro lia em média 4 livros por ano, mas segundo estudo desenvolvido pelo Instituto Pró-Livro o brasileiro lê em média 2,43 livros por ano. 

Indo mais além, chega-se a um número preocupante: 30% da população nunca comprou um livro sequer na vida. Existem diversos fatores que podem contribuir para isso, tais como desigualdade social, analfabetismo, falta de estrutura educacional e familiar.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2017 havia cerca de 11,8 milhões de pessoas que não sabiam ler no Brasil. É realmente preocupante um número tão alto, mas e aqueles que sabem ler e mesmo assim não pegam em um livro?

A leitura é um ótimo hobbie que proporciona bons momentos de lazer, e serve como ótima fonte de distração. Além disso, é excelente instrumento de aprendizado, atualização profissional  e crescimento pessoal.

Que isso sirva de reflexão. Conhece algum projeto no seu bairro para incentivo a leitura? E você, tem lido recentemente?

Postar um comentário