Os Cosplays da BGS



A BGS desde ano estava recheada de cosplayers maravilhosos. Eles estiveram por toda a feira, não apenas participando de concursos e desfiles, mas simplesmente sendo uma atração a parte do evento.
Sem eles, talvez a BGS não tivesse a mesma graça. Os cosplays transformam a feira num lugar muito mais divertido e saudável, são vistos como uma parte importante dos eventos e inspiram muita gente a conhecer melhor a comunidade nerd e geek.

Insta: @babsofthegalaxy
BGS 2019 - SP.
Foto: @vitor.d_ferreira
Em sua 12º edição, a BGS contou com diversos cosplayers, desde o mais simples até os mais sofisticados, e é certo que nenhum passou despercebido pelo público. Nos corredores do andar superior, encontramos Barbara, de 26 anos, posando com seu cosplay de Saber, do anime Fate Stay Night: "Eu sempre gosto da BGS por causa da infraestrutura, sempre tem ar condicionado, sempre tem sala pra você se trocar - mesmo que esse ano seja pequeno, mas não dá pra fazer milagre. [...] Tem muita convenção de fora do país, que não tem camarim. Então só agradeça que aqui tem lugar pra você se trocar, pra passar a maquiagem, tem tomada, tudo!"

Apoiando a espada no chão e arrumando sua capa, Bárbara conta que conseguiu vir todos os dias no evento, aproveitando o máximo de tudo e usando mais uma vez aquela que seria uma de suas personagens prediletas - ou, pelo menos, uma pela qual ela tem muito carinho:

"Eu raramente volto um personagem que já fiz cosplay, porque eu penso 'já terminou, ok, então vamos pro próximo', mas essa personagem já é a terceira vez que uso ela! E a última vez foi até na BGS do ano passado, eu refiz ela inteira pra vir esse ano."

Ali por perto, descansava um casal de Homem e Gwen Aranhas, observando um pouco a entrada da Expo Center Norte. Rebeca de 18 anos, e Miguel de 17, vieram juntos os três últimos dias de feira e já estiveram presentes também em outras edições. "Essa edição, por enquanto, tá sendo a melhor mesmo" Miguel conta, citando como exemplo a recepção do público: "Todos estão bem simpáticos, receptivos, a gente não consegue andar um metro que já tiram cinco fotos. No sábado viemos de cosplay de um jogo menos conhecido, mas ainda assim teve bastante foto."

Insta: @miguel_savastano, @rebs_marques
BGS 2019 - SP.
Foto: vitor.d_ferreira
Em meio a sorrisos cativantes e simpáticos, sua amiga Rebeca se mostra muito contente com tudo estar ocorrendo bem para eles: "O evento está bem organizado, os vestiários são perfeitos, todas as dúvidas que a gente teve, foram atendidas. Não aconteceu nada muito trágico pra gente precisar de uma ajuda, então pro básico tá ótimo!"

Homem Aranha e Gwen Stacy são dois grandes ícones dos quadrinhos. Não existe um fã da Marvel que não os conheça, em seus diversos aranhaversos. Não é de se estranhar que eles sejam bem visados pelo público, tendo em vista a fama do casal no universo dos super-heróis.

Abaixo de onde estávamos, o salão lotava com pessoas vindas de todos os lugares. Um universo inteiro se formava bem ali, e não podíamos deixar de presenciar esse oportunidade única. Porque, é dessa maneira que as coisas mais maravilhosas da vida funcionam: você pode repetir o acontecimento mil vezes, cada vez ainda será única e completa em si mesma.

Foi esse pensamento que tivemos quando encontramos, quase imediatamente quando chegamos aos saguões, um grupo de amigas que faziam juntas cosplay de Power Ranger: Might Morph. Mariana, de Ranger Vermelho, conta que mesmo que elas tenham vindo apenas no domingo, perceberam que está muito mais cheio em comparação com a edição de 2018; é notável o aumento crescente do público a este tipo de convenções, a recepção é sempre boa e causa um impacto positivo: "O púbico é sempre muito amável, como a gente trouxe um ícone antigo né, todo mundo dos anos de 92 e 93 cresceu com Power Rangers, então todo mundo com essa faixa de idade hoje quer parar e tirar foto, é sensacional."

Insta: @encantados_personagensvivos
BGS 2019 - SP
Foto: vitor.d_ferreira
Sua amiga Lindainês, a Ranger Rosa, completa: "Engraçado que as crianças também adoram! Isso é algo que passa de geração em geração, é uma coisa muito clássica e marcante pra todo mundo". Ela também comenta sobre o fato de se sentirem uma atração à parte do evento, pela calorosa recepção do público aos famosos personagens da cultura pop japonesa, pela quantidade de fotos que as pessoas gostam de tirar, por tudo.

A Ranger Amarela, Laura, diz que não é apenas o público geral que gosta de tirar foto com os cosplays, pois elas também vão com essa intenção, afinal, quem não gostaria de sair numa foto com seus personagens prediletos? "A gente vem para tirar foto também com outros personagens que a gente vê. E a gente também fica muito feliz das pessoas chegarem e perguntarem se pode tirar foto, as crianças sempre tem um brilho no olhar, isso é uma coisa que não tem preço."

A interação do público com os cosplayers também depende um pouco do tema das roupas. Como o grupo decidiu escolher um tema de personagens muito clássicos e famosos, todo mundo quer parar para tirar fotos: "Teve um momento que a gente estava quase virando um stand, a gente tava quase a uma hora parado para tirar foto", Laura conta, rindo e encarando a situação com bom humor, enquanto coincidentemente mais pessoas aguardavam para que pudessem tirar mais fotos.

Insta: @jonesnathandrake
BGS 2019 - SP
Foto: vitor.d_ferreira
Enquanto elas posavam novamente para uma nova onda de flashs, conversamos com Jonatas, um rapaz de 39 anos vestido de Nathan Drake, personagem principal da série de jogos Uncharted: "Quando eu joguei a primeira vez, eu estava com as minhas irmãs e elas falaram que o personagem se parecia muito comigo. Acabei ficando fã da série, e eu sempre venho dele na BGS."

"Esse é o terceiro ano que venho, a melhor edição tá parecendo essa mesmo, mas acho que todo ano tem que ir superando. E esse ano ta mais cheio mesmo, tem mais gente, mais movimento e mais novidade de jogos do que ano passado." Ele conta, concordando que esse ano o numero de pessoas aumentou, e muito. E sobre a recepção do público com os cosplays, Jonatas afirma, sem precisar pensar muito: "Achei que esse ano tem mais assistência pros cosplays, mais receptividade. A gente se sente abraçado, a gente chega e é muita mãe de criança que vem junto, entende e participa, sabe que o filho gosta e quer conhecer, quer tirar foto também, isso é bem bacana."

Um pouco mais adiante, na multidão, encontramos um casal com um cosplay em conjunto um pouco inusitado: Scarlet e Scorpion, ambos personagens da série de jogos Mortal Kombat. O casal, que já está junto a 10 anos, se mostra não apenas grandes fãs da franquia do game, como também de tudo que engloba esse universo de horror e lutas sangrentas.

"Aqui você se sente o próprio personagem, isso dá uma sensação muito legal. [...] A gente se sente uma celebridade mesmo!" diz o rapaz, mostrando como o público está bem aberto e receptivo a todos os cosplayers.

É notável que, um evento tão grande quanto a BGS, que abrigou diversos convidados nacionais e internacionais, ainda assim tem espaço de sobra para que os cosplayers se sintam abraçados e como uma atração à parte de tudo. Com certeza eles são tão importantes quanto qualquer outro convidado, e a feira não teria a mesma graça sem a presença deles.

Insta: à confirmar.
BGS 2019 - SP
Foto: vitor.d_ferreira
"É muito bom, a gente não consegue nem andar direito no evento, mas isso é muito bom, dá uma sensação única ser reconhecido" Scarlet completa, enfatizando o quanto estão se divertindo com o impacto que causam no público com seus cosplays.

"A única coisa" o rapaz continua, "acho que esse ano faltou algum lançamento mais impactante, para agitar mais o pessoal."

Como grandes fãs do horror, em especial da franquia de MK, eles dizem que fazer cosplay destes personagens em específico foi como juntar o útil ao agradável. E, ambos concordam, se a família crescer um dia, os filhos seguirão o mesmo estilo: "Provavelmente vai ter um mini-subzero, sim."

O organizador da Brasil Game Show, Marcelo Tavares, preza pelo conforto e acesso dos cosplayers à feira. Para isso, ele disponibiliza um cadastro de entrada VIP para quem vai de cosplay, e para garantir que tudo corra bem, ele confere pessoalmente a lista dos cadastrados e selecionados. Fica a dica para você, que deseja ir nos próximos anos!

#bgs #bgs2019 #sp #evento #brasil #brasilgameshow #SãoPaulo #AméricaLatina #games #vídeogame

Postar um comentário