Por que Dia da Toalha? - Revista Jovem Geek

GeekNews

Revista Jovem Geek

O lado NERD da força.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Por que Dia da Toalha?

O que significa O Dia da Toalha? Como ele salvou o mundo Nerd?

Você provavelmente já viu alguém comemorando o Dia do Orgulho Nerd chamando-o de Dia da Toalha. Já se perguntou o motivo? Bom, aqui vai a explicação.

Um dos maiores nomes de autores dos mundos nerd e geek é Douglas Adams. Ele escreveu a "trilogia de cinco livros" O Guia do Mochileiro das Galáxias, que é considerada quase uma "bíblia" e leitura obrigatória para aqueles que se consideram participantes desse mundo. A saga conta a história de Arthur Dent, um simples humano residente da Inglaterra, e seu amigo Ford, que na verdade é um alienígena. A aventura dos dois começa quando, em um dia quase comum, quando Arthur se vê obrigado a deitar na frente da sua casa pois queriam derrubá-la para construir uma rodovia, Ford aparece e diz que o mundo será destrído por uma raça de alienígenas particularmente horrível.

O Guia do Mochileiro das GaláxiasMas Carol, qual é o lance da toalha? Pois bem meu caro geek, no capítulo 3 do primeiro livro, nosso querido Ford explica que a toalha é um item indispensável para qualquer mochileiro das galáxias, uma vez que tem mil e uma utilidades, como "agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você -estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.
O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams, começou em 1979. Originalmente, a saga foi escrita para uma série de rádio, transmitida pela BBC Radio 4. #Geek #DouglasAdams #DiadaToalha #TowelDayPorém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha 'acidentalmente perdido'. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito."

O fato é que, os livros fizeram tanto sucesso e Adams conquistou tantas pessoas ao redor do mundo que, quando morreu, os fãs precisavam homenageá-lo de alguma forma. Então, a h2g2, comunidade virtual dedicada à saga de livros do Mochileiro das Galáxias, fez uma homenagem no dia 25 de Maio de 2001, e a chamaram de Dia da Toalha.
Hoje, principalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra, no dia 25 de Maio todos os fãs da saga levam consigo toalhas, usando como capa, turbante, ou só dentro da mochila. Vai que aparece uma Terrível Besta Voraz de Traal?


Curiosidade: 25 de Maio também é o dia da premiére de Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança, primeiro filme da saga, em 1977, o que contribuiu muito para este ser considerado o Dia do Orgulho Nerd.

Star Wars News

Nenhum comentário:

Postar um comentário