Livraria da Travessa, em Botafogo, recebe lançamento de “Saberes indígenas” nesta sexta-feira (17)

Editora Estação das Letras e Cores/Divulgação

Lançamento acontece no dia 17 de outubro, na Livraria da Travessa Botafogo (RJ), com roda de conversa e sessão de autógrafos

A força da sabedoria ancestral indígena chega às páginas de “Saberes indígenas. Contribuições ancestrais para o futuro da educação infantil”, livro que será lançado na próxima sexta-feira, 17 de outubro, na Livraria da Travessa Botafogo, no Rio de Janeiro. O evento contará com sessão de autógrafos e uma roda de conversa com as autoras Auritha Tabajara, Ana Maria Kariri e Lucia Tukuju, mediada por Kathia Castilho.

A obra, publicada pela Editora Estação das Letras e Cores, é um marco inédito na literatura e na educação brasileira: reúne textos de 21 autores de diferentes etnias, entre elas Tabajara, Pataxó, Kariri, Kayapó, Waura, Pankará, Munduruku e Tupi-Guarani, que refletem sobre o papel da ancestralidade e da vida comunitária na formação das crianças.

Organizado por Auritha Tabajara, primeira cordelista indígena do país, e pelas irmãs Claudia e Kathia Castilho, fundadoras da Escola Quintal de Educação Infantil, o livro propõe um diálogo entre tradição e contemporaneidade, apontando caminhos para uma educação mais humana, ecológica e plural.

“Esse livro nasce como um convite para olharmos para a infância e a educação a partir da sabedoria ancestral, onde aprender é viver em comunidade e em respeito com a terra”, afirma Auritha Tabajara.

Editora Estação das Letras e Cores/Divulgação

Cada conto traz a perspectiva única de seu autor, valorizando narrativas que dialogam com a natureza, o aprendizado coletivo e os vínculos comunitários. A inspiração para o projeto surgiu a partir da visita de Kathia Castilho a uma escola Pataxó, em Arraial d’Ajuda (BA), experiência que deu origem a uma rede de trocas e colaborações com educadores indígenas de várias regiões do país.

“Os saberes indígenas ajudam a construir uma educação mais rica, justa e completa nos valores comunitários e humanos”, destaca Lucia Tucuju, uma das autoras

“A criança se educa amplamente, reflete e desenvolve pensamento crítico. Os saberes indígenas valorizam a cultura originária do Brasil e nossa ancestralidade”, complementa Ana Kariri.

Entre os autores estão nomes como Daniel Munduruku, Márcia Kambeba, Jovina Renhga, Megue Tupinambá, Toinho Gavião e Viviane Caiçaró, entre outros.

O livro tem 162 páginas, formato 23 x 16 cm, e está disponível para compra no site da editora.

Serviço – Lançamento do livro “Saberes indígenas”

Local: Livraria da Travessa Botafogo – Rua Voluntários da Pátria, 97, Botafogo, Rio de Janeiro
Data: Sexta-feira, 17 de outubro de 2025
Horário: Das 19h às 21h30
Roda de conversa com: Auritha Tabajara, Ana Maria Kariri, Lucia Tukuju
Mediação: Kathia Castilho
Editora: Estação das Letras e Cores
ISBN: 978-65-5029-085-6

Postar um comentário