Há exatos 30 anos, em 30 de junho de 1995, um jogo chamado Air Combat era lançado para PlayStation, dando início a uma das mais icônicas e queridas franquias de combate aéreo dos videogames: ACE COMBAT.
Bandai Namco - Divulgação |
Três décadas depois, a série não apenas sobreviveu às mudanças da indústria, como também prosperou — ultrapassando a marca de 20 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
Hoje, em 2025, a Bandai Namco comemora esse marco com uma mensagem especial do diretor de marca da franquia, Kazutoki Kono, que acompanha a saga praticamente desde o início.
Um legado que sobrevive ao tempo
ACE COMBAT sempre foi mais do que aviões em alta velocidade. A franquia conquistou os jogadores por unir jogabilidade intensa, narrativa militar dramática, e um cuidado técnico que transformou cada missão em uma experiência cinematográfica. Ao longo dos anos, títulos como Ace Combat 04, Zero, 6 e 7: Skies Unknown marcaram gerações com histórias emocionantes, trilhas sonoras memoráveis e combates aéreos que misturam realismo com estilo arcade na medida certa.Kazutoki Kono, em sua mensagem comemorativa, reforça essa identidade: "Proporcionar experiências emocionalmente impactantes e de alta qualidade que superam as expectativas [...] e atender a essa expectativa com uma ambição ainda maior."
Evoluir para voar mais alto
Na carta aberta, o diretor também destaca o desafio de manter uma série viva por tanto tempo: adaptar-se às mudanças do mercado, da tecnologia e da cultura — sem perder a essência. Ele relembra os ensinamentos do fundador da Namco, Masaya Nakamura: "Apenas aqueles que conseguem se adaptar às mudanças vão sobreviver."
E ACE COMBAT sobreviveu. Evoluiu. Superou. Kono reconhece que nem sempre o time acertou em cheio, mas também aponta os momentos em que a franquia “voou mais alto do que qualquer um poderia imaginar”.
A Bandai Namco postou em seu canal no YouTube um vídeo homenageando a franquia e todos que estiveram envolvidos nessa história de sucesso.
Postar um comentário