Gamescom Latam 2025 encanta público gamer

Fonte: olagg.io

A Gamescom Latam 2025, realizada de 1 a 4 de maio no Distrito Anhembi (SP), confirmou seu status como o maior evento gamer da América Latina, com público recorde de mais de 130 mil visitantes, um crescimento de 30 % em relação a 2024.

Nossa equipe esteve presente em mais essa edição, abaixo vocês conferem as atrações mais marcantes para o público, os pontos fortes do evento e nossa opinião de possíveis melhorias para os próximos anos:

Principais Atrações

  • Área de exposição ampliada: em comparação com as outras edições, 2025 teve mais de 90 estandes com 240 marcas, incluindo grandes publishers (Nintendo, Bethesda, Ubisoft, Warner Bros., SEGA, Bandai Namco, Epic Games, Valve/Steam etc.)

  • Mais de 400 jogos disponíveis para teste, com destaque a grandes estreias como Assassin’s Creed Shadows, Demon Slayer 2, Garena Delta Force, FragPunk, Pokémon GO e Double Dragon Revive.

  • Conteúdo e Palestras: mais de 200 h de programação com líderes da indústria, como Shuhei Yoshida (Sony), Henk Rogers (Tetris), Bo Andersson, Chris Charla (Microsoft), Michael Steranka (Pokémon GO).

  • E‑Sports e Meet & Greets: arena de E‑Sports com campeonatos como Mortal Kombat 1, além dos meet & greets com influenciadores famosos do mundo gamer (Gaules, Nyvi Estephan, Flakes Power, etc.),

  • Tecnologias inovadoras: stands imersivos da Nvidia, trazendo a RTX 5090 com simuladores de voo.

Foto: Reprodução.

Pontos fortes

É notável que em 2025, a feira teve sua escala de relevância muito maior, se comparado com as edições anteriores. Tanto em público quanto em marcas presentes, a Gamescom Latam teve uma expansão notável esse ano, consolidando a importância do evento no calendário latino-americano

A feira trouxe uma maior diversidade de conteúdo, combinando entre lançamentos AAA e iniciativas de empresas indie, palestras e esportes eletrônicos, tudo isso trouxe um equilíbrio entre o público.

Tivemos grandes experiências tecnológicas imersivas, como por exemplo, a área de jogos de alta performance. Além disso, contamos também com espaços especiais, como o Cosplay Lounge e o Arena de E‑Sports.

Presença confirmada de grandes nomes como Steam, Valve, The Pokémon Company, reforçando investimentos e interesse global.

Pontos fracos

Valores de alimentação abusivos: Se você tentou se aventurar na alimentação local, vai saber do que estou falando aqui. Muitos visitantes reclamaram que os valores cobrados na praça de alimentação estavam fora da realidade. Exemplos:
  • Pratos simples de massa a R$ 50,00.
  • Refeições completas (como buffet por quilo) ultrapassando R$ 100,00.
  • Lanches e bebidas com preços inflacionados (água a R$ 10, refrigerante a R$ 12, combo com hambúrguer e batata acima de R$ 60).
Para um evento com foco em jovens e famílias, isso gerou frustração e críticas recorrentes nas redes sociais.

Falta de suporte a desenvolvedores indies

Apesar da valorização do BIG Festival dentro da programação, desenvolvedores independentes relataram dificuldades, como:

  • Ausência de vouchers de alimentação para expositores.
  • Estúdios pequenos tiveram acesso limitado a infraestrutura, como Wi-Fi instável, falta de tomadas ou problemas com ar-condicionado.
  • A distribuição de brindes e material promocional foi restringida em horários mal definidos.
  • Alguns apontaram que a organização parecia favorecer grandes marcas, deixando o setor indie "à margem".

Problemas de organização e gestão interna

Ao questionar equipes de apoio durante o evento, encontramos algumas dificuldades de preparação, como:

  • Dificuldade para fornecer informações básicas (como localização de painéis ou entrada de imprensa).
  • Casos de comunicação truncada entre organização e voluntários, resultando em filas confusas e informações desencontradas.

Conectividade e sinal instável

Visitantes e expositores enfrentaram problemas com sinal de celular e Wi-Fi nas áreas internas. Isso dificultou em trabalhos que incluíam:
  • Transmissões ao vivo feitas por criadores de conteúdo.

  • Comunicação entre equipes técnicas e produção.

  • Acesso a QR Codes, aplicativos do evento e mapas online.


Crédito: Leo Lima/EM/DA/Press

Conclusão

Com esses pontos negativos, ficamos animados em saber que a Gamescom Latam tem diversas maneiras de melhorar seus serviços para os próximos anos, e assim, trazer cada vez mais o público para seus corredores!

A edição de 2025 foi um sucesso: fortaleceu-se como um polo de negócios, engajou milhões pelas transmissões ao vivo e apresentou inovações consistentes no ramo da tecnologia. Para 2026, expectativas altas: superar a estrutura logística e equilibrar ainda mais o apelo entre público geral e especializado.

E você? Foi ao evento ou pretende ir em 2026? Me conte suas experiências e impressões!!!

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