Crisis Core - Um Grande Problema para a Square Enix

Reprodução: Divulgação Square Enix


O ano era 1997, a indústria dos games, embora já estivesse com sua fundação muito bem sedimentada, ainda engatinhava apara encontrar seu verdadeiro lugar no mundo e poder se colocar como uma das potências econômicas mundiais que é atualmente. E, pelo menos para mim, parece imprescindível mencionar que um pequeno jogo lançado naquele ano, foi responsável por impulsionar não só a forma como os vídeo games eram pensados na época, mas também elevar de patamar o mercado como um todo. Este jogo se chama: Final Fantasy VII.

Como era de se imaginar, esta IP foi muito acariciada pelos executivos, tentando ao máximo garantir sua longevidade da melhor forma possível. Isto deu origem a filmes, trilhas sonoras e, o foco deste artigo, jogos derivados. O mais importante destes: Crisis Core: Final Fantasy VII, ao qual se atribuiu a árdua tarefa de contar os acontecimentos que antecederam ao jogo principal da saga e elucidar, um pouco mais, todo o lore presente na tão explorada Gaia.

Sucesso atrás de sucesso – com alguns tropeços aqui e ali, mas nada destrutivo, e Final Fantasy VII ficou conhecido por muitos como o melhor jogo de todos os tempos, sendo venerado eternamente no panteão gamer. Obviamente, com o passar dos anos, era natural que esta história fosse recontada para a nova geração, o que nos traz ao tão aclamado Final Fantasy VII Remake, o qual foi responsável por repaginar o jogo original, ampliando – e muito – a história, o mundo e seus personagens.

Reprodução: Divulgação Square Enix


Sendo o primeiro de uma trilogia, era de se esperar que a história antes “resumida” em apenas um jogo no final dos anos 90, agora fosse muito mais elaborada e atualizada para os padrões exigidos pelos fervorosos gamers mundo a fora. Ocorre que, neste hiato entre este primeiro jogo e suas sequências, a Square Enix se propõe a lançar um remaster – e NÃO um remake – de Crisis Core. E isso acarreta um grande problema.

Deixando minhas críticas técnicas acerca do jogo de lado e com a minha forte dúvida acerca da necessidade de você fazer remaster, nesta altura do campeonato, de um jogo tão datado quanto este, há ainda um risco maior com este lançamento. Como eu mencionei no início deste texto Crisis Core: Final Fantasy VII foi um jogo lançado em 2007 para o nostálgico PSP que contava alguns acontecimentos extras da saga. E é aí que mora o problema: ESTE jogo é um spoiler ambulante para qualquer pessoa que não tenha jogado Final Fantasy VII completo.

Reprodução: Divulgação Square Enix


Quando ele foi laçado originalmente, ele fazia completo sentido, por ter sido apresentado ao público anos após o lançamento do original, mas agora, a Square Enix criou um próprio paradoxo em seus lançamentos. Crisis Core: Reunion é lançado em meio à trilogia do Remake de Final Fantasy VII, dando a entender, para aqueles que não acompanham de perto, que deve ser jogado por aqueles que adoraram a repaginação aclamada do sétimo capítulo de Final Fantasy. O QUE NÃO DEVE SER FEITO.

Para aquelas pessoas que jogaram apenas o Remake do Jogo de 97 e adoraram, buscando formas de expandir seu conhecimento deste universo, NÃO JOGUEM Crisis Core: Reunion caso vocês ainda não tenham conhecimento completo da história de FFVII. Ele originalmente foi feito para pessoas que já tinham jogado o jogo original e não para quem conhece apenas 1/3 da história.

Por fim, a ideia do texto de forma alguma é tentar ditar o que cada player deve jogar, mas apenas tentar salvar sua experiência futura com esta saga que tanto amamos. Assim, a conclusão fica: Square ERROU ao lançar este remaster de forma a parecer que há um vínculo necessário e imediato com o Remake do jogo original. Se você quer evitar spoilers, sugiro que você evite o recém remaster até o lançamento das sequências do jogo base.   

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