5 games nostálgicos que marcaram a história

Muitos jogos fazem parte da história do mundo dos games. Durante anos, foram desenvolvidos centenas de jogos e franquias que são conhecidas no mercado até hoje. Separamos então uma lista de cinco games pra você mergulhar na nostalgia. Bora lá?!


1º Super Mario World;

Sendo o símbolo do império Nintendo, lógico que seria o primeiro a ser citado na nossa lista. Super Mario é uma das franquias (senão a mais famosa) do mundo do jogos, sendo muitas vezes citado como um dos melhores jogos já criados.


Em 1980, após a Nintendo fazer um jogo baseado no Popeye, como não deu muito certo, solicitaram para a empresa projetar um novo jogo baseado em suas próprias ideias. O resultado foi Donkey Kong, em que o personagem Jumpman (Mario) tentava salvar a sua namorada Pauline do gorila Donkey Kong.

Uma curiosidade interessante sobre o nosso amigo Mario é que de início o personagem era carpinteiro, e depois do desenvolvimento dos jogos, onde os canos eram cada vez mais abundantes no cenário, ele ganhou a profissão de encanador.

Em 1993 Mario estava nas telinhas dos cinemas estrelada por Bob Hoskins no papel de Mario e John Leguizamo como Luigi. Para saber mais sobre essa obra cinematográfica é só clicar AQUI.

2º Street Fighter;

Street Fighter foi sem dúvida a febre dos jogos de luta mais famoso do mundo. O game reúne lutadores de todas as partes do mundo, inclusive do Brasil e é propriedade da empresa de jogos Capcom, tendo seu primeiro jogo lançado em agosto de 1987. Algumas séries são integradas à SF, como por exemplo Final Fight e Slam Masters.


Street Fighter teve pouco impacto em seu lançamento. Porém, seus controles eram inovadores, com 1 joystick e 2 botões hidráulicos, que dependendo da força davam potências diferentes aos golpes. Como geralmente se batia com muita força, foram trocados pelos 6 botões que se tornaram tradição na série.

O game acompanhava Ryu ou Ken, duelando com dez lutadores de 5 países. O game introduziu os golpes especiais da Punho Ondulante (Fireball, Hadouken), Punho do Dragão Ascendente (Dragon Punch), e Chute Furacão (Hurricane Kick), que ficariam com Ryu e Ken pelo resto da série. Sagat, ainda sem a cicatriz no peito, é o chefe final do jogo. 


Street Fighter conta com uma longa franquia, com mais de 15 crossovers que se tornaram grandes contribuições, como Street Fighter vs X-Man, Street Fighter vs Marvel e Street Fighter vs Capcom.

3º Legend Of Zelda

Sem dúvida, um jogo lendário, talvez a franquia mais amada pelos fãs. The Legend of Zelda é uma série de jogos eletrônicos da Nintendo criada em 1986 por Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka, grande parte dos jogos são produzidos e publicados pela Nintendo.


O jogo tem como personagem principal Link; um herói da raça Hylian, essa raça é de um povo com orelhas grandes, semelhantes aos elfos. O herói possui um vínculo com a Princesa Zelda; uma reencarnação da deusa Hylia e princesa do reino de Hyrule

Cada jogo tem um enredo e objetivo distinto, apesar de frequentemente o objetivo principal de Link ser proteger o reino de Hyrule e a Triforce do antagonista Ganon. A Triforce é uma relíquia deixada pelas deusas criadoras do reino: Din, Farore e Nayru, representando as virtudes da Coragem, Sabedoria e Poder, respectivamente.


Shigeru Miyamoto, criador da saga, disse uma vez que a ideia para o conceito de Legend of Zelda veio das lembranças de sua infância em Kyoto, onde ele brincava de explorar as florestas, cavernas, campos e lagos nas redondezas.

4º Castlevania;

Criado em 1986 pela Konami, famosa pelo tom sombrio, Castlevania é conhecido por ser um dos (senão o) melhores jogos de terror da história dos games.


Castlevania rendeu jogos para mais de 25 versões, sempre com o foco em vampiros e outras criaturas das trevas. Outra coisa que deve ser observado nesse jogo é o conjunto de armas inspiradas na idade média, alguns personagens também podem ter armas de fogo, além dos cenários mega criativos para época. 


Em 1997, com o lançamento de Castlevania: Symphony of the Night, tivemos a opção de coletar roupas e acessórios que melhoravam o desempenho do protagonista, além de itens que ficavam espalhados no caminho, isso acabou influenciando toda uma geração de jogos nos anos seguintes. 

Para quem ama a franquia, a Netflix lançou em 2017 a série Castlevania que se tornou bem fiel para os fãs da franquia. A saga em animação tem 4 temporadas. Para saber mais é só clicar aqui!

5º Mortal Kombat

Para fechar com chave de ouro não podíamos deixar de mencionar essa incrível obra. Lançado em 1992, Mortal Kombat é conhecido pelo seu alto nível de violência e também por ser uma das séries de jogos mais bem sucedida da história.


O jogo consiste no estilo arcade, onde você escolhe um personagem de sua preferência para lutar contra o adversário. Ao longo dos anos, a ideia de um torneio de luta no jogo foi evoluindo, e os gráficos e golpes também. Principalmente os Fatalitys, que são golpes especiais para finalizar o inimigo com estilo.

Mortal Kombat foi um dos primeiros títulos do gênero de luta que incluiu personagens e jogos secretos, entre outros. A maioria desses segredos eram apenas acessíveis através de algo muito difícil. 
 

Atualmente o jogo pode ser executado no X-box, trazendo não só uma melhor performance do jogo, mas também o seu Modo História, que conta em detalhes todo o processo e vida dos personagens, em uma mistura de animação com o jogo.

E como tudo que é bom vai para as telinhas, Mortal Kombat teve seu primeiro filme em 1995, trazendo personagens clássicos do jogo, além de contar com um dos temas musicais mais conhecidos na história, ganhando o prêmio BMI Film & TV Awards 1996 de Melhor Música.

O sucesso do primeiro filme foi tanto que lançaram em 1997 a continuação Mortal Kombat: A Aniquilação. Atualmente uma nova obra para os cinemas está sendo trabalhada pela Waner Bros. e tem data de lançamento para 16 de abril de 2021. Veja o trailer:


Antes de terminar essa matéria, queremos agradecer ao nosso leitor Alan de Nova Odessa - SP pela bela sugestão de matéria. Alan essa aqui é pra você. 

E se você leitor da RJG tem alguma ideia sobre matérias, é só deixar nos comentário. Comente também o jogo que te enche de nostalgia só de lembrar.

Postar um comentário