A Importância do Pantera Negra


Hey, geek! Você conhece a história e a importância do famoso personagem Pantera Negra? É um dos super-heróis mais importantes no universo geek

Pantera Negra (em inglês: Black Panther) é um super-herói das HQ's publicadas pela Marvel Comics. Pantera Negra é a identidade secreta de T'Challa, rei de Wakanda  — reino fictício na África. O personagem foi criado em uma parceria entre o escritor Stan Lee e o escritor e ilustrador Jack Kirby, aparecendo pela primeira vez em julho de 1966 na Fantastic Four # 52. 

O Pantera Negra é o primeiro super-herói de ascendência africana, estreando anos antes dos super-heróis afro-americanos, como Falcão (1969), Luke Cage (1972) e Blade (1973) da Marvel Comics, ou o Lanterna Verde John Stewart, da DC Comics (1971). 

O Pantera Negra foi personagem em vários programas de televisão, filmes animados e videogames e sua aparição mais famosa foi em Live-action, interpretado por Chadwick Boseman.

Conceito e criação

Conforme o portal Huffpost, o Pantera Negra surgiu nos quadrinhos na mesma época em que a Guerra Fria fazia a sociedade viver com o medo de um possível conflito nuclear e, de ambos os lados da Cortina-de-Ferro, uma intensa disputa tecnológica fazia a ciência avançar. Nos Estados Unidos, o movimento dos direitos civis protagonizado pelos negros confrontava um racismo não superado pelo país.

Ao estrear no Quarteto Fantástico, o Pantera Negra tornou-se o primeiro super-herói negro. No início dos anos 1960, a Marvel Comics apostava em personagens específicos, como exemplo o Quarteto Fantástico e Homem-Aranha para tentar sair de crises financeiras. Enquanto isso, os quadrinhos viviam a Era de Prata  — período de avanços artísticos e comerciais para as histórias em quadrinhos de super-heróis produzidas nos Estados Unidos.

Os mutantes de X-Men são um grande exemplo da Era de Prata: traziam a angústia e a privação de populações marginalizadas. Não demorou para que a Marvel Comics trabalhasse mais na valorização da representatividade. 

Após participar de aventuras com outros heróis, o Pantera Negra teve, entre 1998 e 2005, Christopher Priest — o primeiro editor negro da história do mercado de quadrinhos — no comando de uma das fases mais elogiadas do herói, publicadas no selo Marvel Knights, dedicado às narrativas mais sombrias.

Christopher Priest apresentou aos leitores as Dora Milaje — um grupo de amazonas das forças especiais de Wakanda —, o que reforçou a imagem como uma nação de cultura e tecnologia singulares, se aprofundou em sua vida política e nos desafios de T'Challa para ser eficiente em seus múltiplos papéis de monarca, super-herói, cientista e diplomata humanitário. 

Após a fase de Christopher Priest, o cineasta Reginald Hudlin assumiu os roteiros entre 2005 e 2008. Ele criou dois acontecimentos marcantes para os fãs: o casamento de T'Challa e Tempestade e a criação de Shuri, a meia-irmã adolescente do super-herói. Reginald Hudlin também criou e produziu uma série animada do Pantera Negra.

Em seguida, quem ficou responsável pelo super-herói foi Ta-Nehisi Coates, jornalista da revista The Atlantic

Por que o Pantera Negra é tão importante? Ele que iniciou toda a história de super-heróis negros e, também, foi quem deu maior destaque aos artistas negros. Muitos fãs adoraram o fato de Pantera Negra lutar contra a Ku Klux Klan. Quando o herói foi ao cinema, a visibilidade africana explodiu pelo mundo. Agora, existem mais obras relacionadas aos africanos e aos indígenas. Até mesmo a Netflix melhorou o seu catálogo em relação a filmes indianos e brasileiros.

Mito Wakandan

Em Wakanda, tradições tribais e tecnologia futurista tanto convivem em paz quanto se complementam como partes de uma só sociedade. O país desenvolveu-se a partir de seu principal recurso: o vibranium.

A queda de um meteoro há milhares de anos levou o metal alienígena ao território do país. Capaz de absorver todo tipo de vibrações e de som, rapidamente, o raríssimo metal foi visto como altamente valioso e se tornou objeto de tentativas de exploração. O cientista Ulysses Klaw tentou roubar vibranium de Wakanda e, no processo, o rei T'Chaka foi morto por um dos parceiros de Ulysses Klaw.

T'Challa consegue expulsar o cientista do país e assume o lugar do pai como Pantera Negra, dando continuidade à tradição. Os wakandans decidem se esconder do restante do mundo, guardando apenas para si uma das tecnologias mais avançadas, vinda da profunda pesquisa realizada com o vibranium. T'Challa estuda em outros países para se tornar cientista.

O vibranium, metal fictício, é um elemento recorrente no universo Marvel Comics. Tanto o escudo do Capitão América quanto o uniforme do Pantera Negra foram feitos com o elemento.

Chadwick Boseman

Chadwick Boseman em cena de "Pantera Negra", dirigido por Ryan Coogler

Chadwick Aaron Boseman foi um ator, diretor e roteirista nascido nos Estados Unidos. Ele ficou conhecido por seus papéis em 42 (2013), Get on Up - A História de James Brown (2014) e Thurgood Marshall em Marshall (2017). Logo, ficou mais conhecido por dar vida ao super-herói Pantera Negra nos filmes do Universo Cinematográfico Marvel, principalmente, em Black Panther (2018), Capitão América: Guerra Civil (2016), Avengers: Infinity War (2018) e Avengers: Endgame (2019). 

Para a tristeza dos fãs, Chadwick Aaron Boseman morreu, em 28 de agosto de 2020, aos 43 anos, após tratamento de quatro anos contra o câncer.

A vida do ator era incrivelmente interessante. Muitos fãs publicaram tributos nas redes sociais e no YouTube. Um YouTuber brasileiro também publicou sua biografia, falando inclusive de suas origens, estudos, formação como diretor de cinema e ator e seus trabalhos.


Chadwick Boseman Tribute, pela Marvel Entertainment


'Avengers' Remember Chadwick Boseman


A vida de Chadwick Boseman e suas facetas históricas 


O ator também foi extremamente importante para a história dos super-heróis e a história dos cinemas. Não são raras as dificuldades das pessoas negras no mercado de trabalho. Aqui mesmo no Brasil, você pode reparar: muitas pessoas negras ouvem, em suas entrevistas de emprego, que não serão contratadas por serem negras. Mesmo aquela pessoa tendo todas as capacitações exigidas para o cargo, não é contratada simplesmente por ser diferente. Pessoas com obesidade e travestis costumam ouvir a mesma coisa, não conseguem o emprego simplesmente por preconceitos. 

Para quem é considerado diferente, ver Chadwick Boseman sendo um dos mais importantes atores da atualidade é maravilhoso.

Videogames

Em Marvel Ultimate Alliance, o Pantera Negra é jogável em todas as plataformas, sendo que seu ataque extremo é o Panther's Might e suas roupas são: Modern, Classic, Ceremonial e Holy Armor.

Em Marvel Super Hero SquadMarvel Avengers Alliance Marvel Heroes 2015, Pantera Negra está disponível na loja do jogo.

Em Marvel Future Fight, Pantera Negra é adquirido através de Biometria, Fenda Dimensional ou Baú Dimensional.

Em LEGO Marvel Super Heroes, ele é adquirido ao fazer três missões para o próprio Pantera Negra.

RPG de mesa

Pantera Negra aparece no RPG de mesa "Marvel Super Heroes" publicado em 1984 pela TSR, Inc.. Ele também aparece em todas as atualizações e versões subsequentes.

Postar um comentário