Nokia é contratada pela NASA para montar rede 4G na Lua



Na última semana, a Agência espacial norte americana NASA (National Aeronautics and Space Administration) divulgou o contrato com a empresa de telecomunicações Nokia para a criação da primeira rede de celular na Lua. A proposta faz parte do novo programa Artemis Gateway, que promete levar o próximo homem e a primeira mulher à Lua em 2024 e fixar uma base sustentável em nosso satélite natural até 2028.            

A multinacional finlandesa Nokia ficou conhecida mundialmente por sua liderança na fabricação de celulares durante os anos de 1997 a 2011, além de ficar na memória afetiva de todos pelo grande uso do game Snake, o jogo da cobrinha que foi um dos primeiros games a rodar em celulares. E agora, em 2020, será a primeira a desenvolver um sistema de telecomunicações em solo lunar. 

Através do programa Artemis, a empresa pretende realizar a construção de uma rede lunar "ultracompacta, de baixo consumo de energia, com espaço reforçado, LTE (Long Term Evolution) ponta a ponta", utilizando tecnologia já disponível no mercado. A futura rede poderia, além do envio de voz e dados, gerenciar os sistemas de navegação, transmitir dados biométricos de astronautas, além de controlar robôs e sensores no ambiente lunar, facilitando assim o desenvolvimento de maiores pesquisas espaciais.

Fonte: CNET

E aí, curtiram a novidade?

Postar um comentário