Tokusatsus: conheça 8 séries para assistir na quarentena


Em tempos como o que vivemos sempre tem seu lado ruim, no nosso caso é o Covid-19 e a quarentena, mas sempre temos que tirar boas coisas de situações ruins, nesse caso, nós nerds, temos a oportunidade de conhecer novas obras e gêneros, e o Tokusatsu está voltando a ser falado no Brasil. Com o novo filme do Jaspion e a liberação de séries da Toei, a TV aberta voltou a exibir séries do gênero, pensando nisso nós separamos 8 séries de Tokusatsu que você precisar assistir.

Mas antes é importante saber o que é Tokusatsu:

Tokusatsu é a abreviação de "tokushu kouka satsuei", que significa "filmes de efeitos especiais", o termo é usado para classificar séries e filmes de live-action que tem forte uso de efeitos especiais.

Essas produções lidam frequentemente com elementos de ficção-científica, fantasia, terror e super-heróis, sendo classificadas em sub-gêneros como Kaiju (monstros gigantes, exemplos: Godzilla, Gamera, Mothra, Círculo de Fogo), Henshin Hero (heróis solitários que se transformam, desse gênero nasceu franquias como Kamen Rider e Metal Heroes, exemplos: Kamen Rider, Ryukendo, Garo), Sentai (super esquadrões, deu origem às franquias Super Sentai, exemplos: Goseiger, Power Rangers, Tomica Hero, Gokaiger) e Kyodai Hero (heróis gigantes, desse gênero Ultraman é a franquia mais bem sucedida, mas não é classificada no gênero, exemplos: Vingadores do Futuro, Robô Gigante, Príncipe Dinossauro e Spectreman).

Agora que está esclarecido, vamos para a lista.

Kaizoku Sentai Gokaiger (2011-2012)

Super Sentai é a franquia mais importante do gênero, se não a mais famosa, e não vejo série melhor para te introduzir ao Tokusatsu do que Gokaiger. A série foi feita para comemorar o 35° aniversário da franquia, e como é comemorativa a obra é cheia de referências das séries anteriores, na sinopse, os Gokaigers, um esquadrão de piratas espaciais, pousam na terra com o objetivo de encontrar o maior tesouro que existe: o legado dos Super Sentais, mas o império espacial Zangyack que fora derrotado pelos sentais anteriores, planeja dominar a terra mais uma vez, agora os piratas tem uma corrida contra o tempo. Gokaiger presta homenagem às séries anteriores sempre com algum ator que participou dela, assim ao terminar você poderá procurar pela que mais gostou e se apaixonar ainda mais pela franquia.

Kamen Rider 555 (2003-2004)

Após os anos 80 a franquia Kamen Rider sumiu da TV, tendo apenas alguns filme e áudio-dramas nos anos 90 após o fim Kamen Rider Black RX (1988-1989), até que nos anos 2000 ela voltou totalmente inovada, com histórias mais complexas e escritas, e a que escolhemos para recomendar é Kamen Rider 555. Na história temos Takumi Inui, um jovem sem rumo na vida que tem sua mochila roubada, acreditando que está na posse de uma jovem chamada Mari Sonoda, que assim como ele é motoqueira, ao se encontrar com ela, eles são atacados por uma misteriosa criatura, durante o ataque ele percebe que a bolsa que está em posse de Mari não é dele, e que ela possui um artefato de transformação, Mari tenta usá-lo, mas o cinto a rejeita e escolhe Takumi, para que ele se torne o Kamen Rider Faiz. Kamen Rider 555 passava no bloco infantil Super Hero Time, domingo de manhã, mas apesar de ter sido exibida no bloco infantil, passa longe ser uma série para crianças, a obra tem um enredo denso e aborda temas como depressão e suicídio, além disso é bastante gráfica na violência. Do primeiro episódio em seguida a série vai em crescente de qualidade inacreditável e não deixa nada a dever, nem mesmo no final sendo considerado um dos melhores finais da franquia. Kamen Rider 555 também é considerada como uma das melhores séries da franquia sendo lembrada pelos os fãs até os dias de hoje.

Ultraman Orb (2016)

Saindo um pouco da franquias da Toei, iremos para uma da Tsuburaya, Ultraman Orb. Feita para comemorar os 50 anos da franquia Ultraman, Orb, traz uma homenagem muito bem pensada e planejada, sendo considerada a melhor série da franquia, seja por sua qualidade de execução ou em sua história, a obra rapidamente se tornou um clássico. Na história acompanhamos Gai, um misterioso andarilho que investiga aparições de monstros gigantes no Japão, em sua investigação acaba cruzando com a bela Naomi Yumeno que ao lado da sua equipe também investiga tais fenômenos. Orb fez história na franquia por adicionar um novo elemento que é o de fundir as formas e poderes dos guerreiros Ultra, fórmula tão bem sucedida que foi reprisada na série posterior Ultraman Geed (2017). Ultraman Orb assim como Gokaiger, é perfeita para te introduzir à franquia Ultraman, trazendo uma linda homenagem a uma série tão querida para o tokusatsu.

Ressha Sentai Toqger (2014-2015)

Gokaiger foi perfeita para me introduzir à Super Sentai, mas foi outra série que me fez ficar vidrado na franquia, Toqger, essa talvez seja a série mais bobinha da lista, mas é sem dúvida a mais criativa, os heróis coloridos trazem o tema "trens" para a franquia, algo de certa forma inédito, já que até aquele momento os sentais com temas de veículos eram apenas carros, além de trazer um conceito muito legal para a franquia que é a troca de poderes entre seus membros.
Na série nós acompanhamos Raito, um jovem alegre que acorda misteriosamente em um trem repleto de crianças que foram capturadas por monstros chamados Shadows, Raito com a ajuda de 4 misteriosos guerreiros salvam as crianças, mais tarde ele descobre que os 4 guerreiros são seus amigos de infância, ele então é rapidamente convocado para completar a equipe.
Toqger pode parecer bastante infantil a primeira vista (e é infantil mesmo), mas vai surpreendendo ao decorrer da obra, e o que era infantil vai ficando cada vez mais sombrio, na época da produção a Toei não colocou tanto dinheiro em Toqger, e você percebe pelos efeitos especiais a falta de uma verba gorda, mas o forte da série está mesmo em seu roteiro.
Toqger é na minha opinião a melhor série de Super Sentai nos últimos 15 anos com facilidade.

Kamen Rider Zi-O (2018-2019)

Desde o revival da franquia, Kamen Rider acompanha o momento político de seu país natal, o Japão, quando o imperador Akihito anunciou sua abdicação do trono japonês, começou o fim da era Heisei no Japão, e a Toei viu nisso uma oportunidade de renovar novamente a franquia Kamen Rider, Zi-O marca o fim da fase Heisei na franquia, fazendo uma homenagem a todas as séries anteriores do período Heisei, que começou nos anos 2000 com Kamen Rider Agito (2000-2001). Na história acompanhamos Sougo Tokiwa, um estudante que está preste a fazer 18 anos e tem como seu objetivo ser tornar um rei, um dia dois irmãos viajantes do tempo se encontram com Sougo e contam que no futuro ele se tornará o Oma Zi-O, o maior déspota na história da Terra, inicialmente descrente com a profecia, ele abraça seu destino, mas não para ser o tirano e sim o maior rei que já existiu, e para isso ele precisa obter o poderes de seus antecessores Riders. Tá certo que Zi-O não é muito consistente no começo, mas ao longo da série ela traz conceitos inovadores para a  franquia como as futuras séries que estão chegando na era Reiwa, o atual período japonês, ela não nos mostra só os guerreiros do passado e do presente, mas também o que virão, Zi-O pode começar ruim, mas vai ficando melhor a cada episódio, mais que recomendado.

Garo (2005- Atualmente)

Criada na retomada de Kamen Rider, com um enredo sombrio e adulto, a série acompanha Kaoru, uma jovem pintora que é atacada por Horror, um demônio que vive se alimentando de humanos. Durante o ataque ela é salva por Kouga, um cavaleiro Makai, cujo a missão é caçar e matar os Horrors, após o ataque Kaoru é banhada no sangue do monstro, e Kouga deve mata-lá ou ela morrerá de forma agonizante em um ano. Mas Garo é muito mais do que uma série sombria, tendo um trabalho magistral na direção e roteiro, e sem mencionar as cenas de luta, que são muito bem coreografadas, Garo atualmente conta com 5 temporadas, 2 minisséries spin-offs, 3 séries de anime, e vários filmes derivados, ou seja, título é o que não falta. Garo é com facilidade a melhor série de tokusatsu feita nos últimos 25 anos, uma obra-prima.

Tomica Hero (2008-2010)

Ryukendo (2006) foi um sucesso no Brasil, isso é fato, mas no seu país de origem, Japão, foi maior ainda, tanto que a emissora original, a Aichi Television, encomendou mais um tokusatsu, Tomica Hero: Rescue Force, baseada em uma linha de brinquedos da Takara Tony, Tomica Hero tem um enredo bem simples. A série basicamente acompanha uma equipe de resgate que salva o mundo de desastres causados por uma força maligna. Apesar do enredo simples e direto, Tomica Hero se mostra bem mais que isso, com um visual muito legal, a obra conta com personagens carismáticos e um roteiro muito bem amarrado e consistente, o sucesso da obra foi tão grande que uma segunda temporada estreou na semana seguinte do término da primeira, chamada Tomica Hero: Rescue Fire. Uma série leve e divertida, uma boa pedida.

Uchuu Sentai Kyuranger (2017-2018)

Voltando para Super Sentai, nós trazemos Uchuu Sentai Kyuranger, na série nós acompanhamos Lucky, o homem mais sortudo do universo, que após cair em um planeta misterioso ele conhece Garou, um habitante do planeta que está sendo subjugado pelo o terrível império Jack Matter, decididos a acabar com a crueldade do império, eles se unem há um grupo de nove guerreiros chamados Kyuranger, e juntos eles partem de planeta em planeta na missão de derrotar o Jack Matter. Kyuranger pode não ser a melhor série dessa lista, mas é sem dúvida nenhuma, a mais divertida e uma das melhores séries de Super Sentai já feitas, Kyuranger já te ganha pelo protagonista, Lucky, que é todo animado e confiante, mas outros personagens não ficam pra trás, pois cada um é muito forte e carrega uma individualidade muito grande, a obra também é muito carismática tendo um trabalho muito cuidadoso no roteiro, e na mitologia da série, que é muito rica e vasta, sem falar nos efeitos especiais de ponta, simplesmente assista.

Menções Honrosas

Eu não podia encerrar essa lista sem citar as produções brasileiras do gênero, você deve estar pensando "como assim, produção brasileira?". Vamos lembrar que durante os anos 70, 80 e 90, os tokusatsus foram uma febre sem precedentes no Brasil, e muito fãs se influenciaram nisso e fizeram suas próprias produções com heróis originais. Claro que por serem feitas do bolso dos realizadores, não tinham uma acabamento muito profissional, mas algumas se destacam, e por isso eu escolhi duas para falar aqui.

Insector Sun (2000 - atualmente)

Sendo considerada a primeira produção de tokusatsu brasileira, Insector Sun estreou no início dos anos 2000, a internet ainda estava no começo, mas isso foi o bastante para ganhar um fandom forte, mas ela ficou conhecida mesmo nos eventos de anime, onde os criadores vendiam os dvd da série, e com o dinheiro arrecadado, eles produziam mais episódios. Com uma produção bem precária no início, a obra foi melhorando tecnicamente com o passar dos anos, a série carrega muito influência de Metal Heroes e Kamen Rider, duas das maiores franquias da Toei no gênero. A série completa está disponível no youtube no canal oficial da produtora da série.

Clique AQUI para assistir a primeira temporada.
Clique AQUI para assistir a segunda temporada.
Clique AQUI para assistir o episódio especial.

Patrulha Espacial Cyberbio (2002 - atualmente)

Assim como Insector Sun, foi criado por fãs brasileiros. Cyberbio foi concebido pelo o grupo Hero Factory Brazil, uma das maiores produtoras de tokusatsu no Brasil, o primeiro filme da série foi feito em 2002, também com uma produção bem precária, com baixo orçamento, mas com bons efeitos especiais e figurinos, o segundo filme foi feito anos depois já com uma produção e técnica melhor, Cyberbio respira sem disfarçar o ar de Metal Heroes, é bem feira e divertida. A Hero Factory Brazil, além de Cyberbio, também tem outras séries originais, entre elas o Robô de Resgate XD, todas as produções estão disponíveis no canal no Youtube da Hero Factory Brazil.

Clique AQUI para assistir o primeiro filme.
Clique AQUI para assistir o segundo filme.
Clique AQUI para acessar o canal.

E você, gostou dessa lista? Tem alguma série que faltou alguma aqui? Comente aqui embaixo, e diga qual o seu tokusatsu favorito.

Postar um comentário