![]() |
| Retrato Filmes/Divulgação |
A 49ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo terá como filme de abertura Sirât, de Oliver Laxe. Distribuído pela Retrato Filmes, o longa-metragem será exibido no dia 15 de outubro, na Sala São Paulo, e contará com a presença das atrizes Stefania Gadda e Jade Oukid, que participam da produção.
O longa conquistou o prêmio do júri no Festival de Cannes e já passou por Toronto, Nova York e San Sebastián. Nesta quarta-feira (17), também foi anunciado como representante da Espanha na corrida por uma vaga no Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional. Produzido pela El Deseo, dos irmãos Pedro e Agustín Almodóvar, o filme consolida Laxe como um dos nomes mais relevantes do cinema europeu contemporâneo.
![]() |
| Retrato Filmes/Divulgação |
Sirât acompanha um pai e um filho que percorrem o deserto do Marrocos em busca de Mar, filha e irmã desaparecida após uma rave nas montanhas. Durante a jornada, marcada por festas intermináveis e pela paisagem árida, os personagens são confrontados com seus próprios limites em meio à esperança cada vez mais frágil de reencontro.
A abertura da Mostra reunirá profissionais do setor audiovisual, autoridades e patrocinadores. Além da sessão especial, o filme terá exibições comerciais durante o festival, que acontece de 16 a 30 de outubro.
Esta não é a primeira vez que Oliver Laxe participa da Mostra: o cineasta francês de origem espanhola já exibiu Todos São Capitães (2010), Mimosas (2016) e O que Arde (2019) em edições anteriores do evento.


Postar um comentário