True crime nas telas - Até quem odeia, ama.

   

Fonte: Netflix 

Tivemos a época em que centenas de pessoas faziam fila para assistir um novo filme de vampiros, ou contavam os dias para sair mais uma adaptação da sua distopia favorita. No final de 2022 podemos falar com propriedade que a nova tendência é o true crime. 

O que já era famoso nos EUA a mais de uma década, explode no Brasil nos últimos anos. Canais no Youtube, podcasts, séries e filmes tanto no cinema quanto nos streamings comprovam que as pessoas estão cada vez mais interessadas em conhecer a mente por trás de grandes crimes, aqueles que chocaram e fizeram todos andarem olhando para trás por semanas. Mas por que amamos tanto? 

A psicanalise tenta explicar que assim como os filmes de terror, consumir conteúdos True Crime alimenta a necessidade do ser humano pelo perverso estando em um ambiente confortável e seguro. Ou seja, você acessa uma parte do seu inconsciente que questiona e tem curiosidade em saber como alguém chega ao ponto do crime, suas motivações. Tudo isso sem se comprometer. 

O que explica que mesmo as pessoas que se sentem incomodadas, pouco a vontade com violência retratada nos jornais, em algum momento se sentem atraídas com a mesma força para esse novo modelo. Isso é, que você tem elementos jornalísticos em sua história, porém a forma contada mais parece uma obra ficcional.

Se você entrou nesse mundo agora pelos sucessos que estorturaram a bolha como: Dahmer, Bem-vindos á Vizinhança (Netflix) ou Pacto Brutal (HBO Max); então deixa eu te dar 5 dicas de conteúdos escondidos, mas que com toda certeza vocês irão amar. 


1- The Act 

 

Fonte: Hulu

Produzido originalmente pela Hulu nos EUA, estralando a Joey King e Patricia Arquette; a série conta a história de Dee Dee que criou sua filha Gypsy toda a vida como uma paciente em estado terminal toda a vida. Mas tudo muda quando Gypsy começa a descobrir aos poucos que nunca precisou de todos tratamentos, cirurgias e procedimentos que sua mãe lhe impôs sempre e começa a planejar sua liberdade, ou melhor vingança. Com 8 episódios ela está disponível no Brasil pela Lionsgate+ tanto na Globo play quanto no prime vídeo.

2-The girl from plainville

                                                                        Fonte: Hulu

Esse caso ficou conhecido por inaugurar uma nova categoria de crime: Suicídio culposo. Sim, quando não existe a intenção de fazer uma pessoa se suicidar, ou quase como cumplice de suicídio. Estranho, né? Mas tudo fica mais claro quando conhecemos a história do Conrad, que foi encontrado morto em seu carro, sem nenhuma explicação para o suicídio. Tudo isso muda quando a polícia descobre alguns e-mails e mensagens de textos da sua então desconhecida namorada Michele Carter que incentivava a sua morte em diversos momentos. A situação só piora ao decorrer da investigação.

A série também está disponível na assinatura de canais da Globo play e prime vídeo; além disso um documentário feito pela HBO "Eu te amo, agora morra", título de uma frase famosa desse caso.


3-Candy 

                                                                           Fonte: Star+

Essa é a prova que as vezes não estamos a salvo nem de nossos melhores amigos. Candy e Betty eram vizinhas, boas amigas de igreja, seus filhos tinham uma ótima relação entre eles. Porém, tudo muda quando Candy e Allan (marido de Betty) começam a ter um caso. Um tempo depois, tudo parecia estar resolvido, o marido rompeu a sua relação com Candy, que pareceu aceitar isso muito bem. O que ninguém esperava é que dias depois ela mataria sua amiga com um machado de uma forma brutal e violenta. A minisérie está disponível na Star+.


4- Dirty John

Fonte: Netflix 

Um vigarista que está acostumado a se safar das consequências de todos os seus golpes. Era assim que John agia quando conheceu Debra, sua próxima vítima. O que ele não esperava, é que esse seria seu último crime, já que ele se meteu com alguém capaz de ir até as últimas consequências para recuperar tudo o que perdeu.

A série é uma antologia e tem duas temporadas disponíveis na Netflix.


5- Alias Grace 

Fonte: Netflix 

           

Uma jovem irlandesa que tenta construir uma nova vida no Canadá. Grace aos poucos descobre como é difícil ser uma mulher sozinha naquela época, o que só se comprova verdade quando é acusada de assassinar seu patrão e condenada a prisão perpetua. O ponto de virada é quando o Dr Simon Jordam se apaixona completamente pela garota após 16 anos de condenação e promete que fará de tudo para salvá-la. A questão é: Ela realmente é inocente? A série de 2018 é um original Netflix.

Mas me conta: Você é fã ou hate do true crime? 


Postar um comentário