Persuasão- A netflix acertou na adaptação da Jane Austen ?

 

Fonte: Divulgação

     A netflix lançou em seu catálogo nessa última sexta (15/07) a adaptação do último romance escrito pela Jane Austen antes da sua morte. Contando com um elenco de peso, com nomes como: Dakota Johnson, Herry Golding e Richard Grant; o filme infelizmente peca ao não conseguir desenvolver seus personagens de forma correta.

           Acompanhamos a história de Anne Eliot, uma mulher que observa sua vida sair completamente dos trilhos após aceitar ser persuadida a terminar seu relacionamento com um capitão da marinha 8 anos atrás. O que ela não esperava é que depois de tanto tempo o mesmo voltasse para sua vida, agora rico, e com o objetivo de finalmente encontrar uma esposa. Além de sua família estar em completa ruína financeira com os gastos excêntricos de seu pai, o casamento lamentável da sua irmã mais nova e sua única confidente que está disposta a moldar sua vida de acordo com seus desejos.   

          Percebe-se que uma das características mais marcantes da obra original é como todos os personagens que cercam nossos protagonistas são infelizes, obrigados a viver da forma que manda as convenções não importa as circunstâncias. É melancólico, sem nenhum sinal de esperança ou saída, um mal necessário para que a roda hipócrita do século XIX continue e girar.

                                                                


             O filme satiriza desde o início essa situação. Mescla momentos de comédia e drama (a famosa dramédia), de uma forma teatral, caricata, um tanto desconfortável para quem assiste. Os pensamentos da Anne são transformados em falas com o elemento da quebra da quarta parede (famosos por serem usados em Fleabag e curtindo a vida adoidado) como uma tentativa de trazer empatia e a sensação que o expectador está dentro da história; porém é usado de forma exagerada tirando toda a imersão que poderíamos ter. Os roteiristas subestimam a inteligência do público quando deixa de mostrar os acontecimentos com a atuação para fazer alguém falar seus sentimentos e emoções a cada 5 minutos.

             No entanto, a fotografia deixa qualquer pessoa apaixonada pela Inglaterra, fãs de romances de época ficariam encantados com a chance de piqueniques em um grande jardim, chã da tarde nas famosas docerias, bailes e saraus com seus amigos. O figurino consegue transmitir os traços de personalidade e a posição de cada um naquele ambiente. Por mais que o roteiro deslize em alguns momentos, os atores estão completamente empenhados em seus papéis com uma química entre o elenco.



            Mas a pergunta é: O filme funciona como uma adaptação? Na verdade, sim. Os acontecimentos do livro estão presentes, porém não parece que o roteiro foi escrito originalmente para um longa-metragem, é agressivo e não se preocupa com as nuanças feitas pela Jane. Funciona para quem estiver interessado em se divertir com um romance com trapalhadas, reencontro, mas não te dá a profundidade para compreender aqueles que estão em tela.

Postar um comentário