Bienal do Livro mostra a força da literatura jovem

(26º Bienal Internacional do Livro em São Paulo)

Após quatro anos de pausa, a Bienal Internacional do Livro voltou com tudo na Expo Center Norte, em São Paulo.

Com uma expectativa de receber cerca de 600.000 visitantes ao todo, mesmo dividindo esse número entre todos os dias do evento, ainda assim, as filas são enormes. A direção da Bienal admitiu que o primeiro final de semana contou com alguns problemas operacionais, que eles já prometeram corrigir para os dias seguintes.

“De acordo com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), realizadora do evento, o primeiro dia (2) da Bienal teve grande comparecimento do público ávido por novidades, o que provocou filas. De imediato, a direção da feira providenciou ajustes na operação, a fim de aprimorar ainda mais a estrutura voltada à visitação, prioritariamente no quesito da segurança dos visitantes. Por conta desse grande fluxo, a organização incorporou à rotina do evento, a partir de hoje, um aumento no efetivo operacional”, diz a nota do evento. Até mesmo o administrador, André Kaufmann
(Bienal Internacional do Livro.
São Paulo 2022.)
, 56 anos, que esteve presente no evento nos primeiros dias, ficou indignado com a falta de organização: “Quem está chegando na última hora não pode atravessar você que chegou aqui às 10h da manhã. Isso é falta de respeito”, disse, indignado.

Para fugir das grandes filas no domingo, nossa equipe chegou o mais cedo possível - antes mesmo de abrir os portões. Às 9h era possível andar na feira sem dificuldades - foi o momento perfeito para comprar alguns livros da nossa longa lista de desejos - mas apenas uma hora depois, o público já começava a se aglomerar.


A partir daí, andar na Expo não era mais uma tarefa fácil. Havia filas nos estandes, nos caixas, nos autógrafos, nas fotos e nos banheiros; mas isso não pareceu desanimar os visitantes.


Foi o caso de Emile Ferreira de Oliveira, 16 anos, que veio de Caieiras com amigos: “Tem muita fila, mas os valores são acessíveis. Comprei aqui Stranger Things [Cidade nas Trevas, Adam Christopher] que eu já queria comprar mesmo, e Os Últimos Jovens da Terra [Max Brallier], que eu não conheço, quero ler para ver do que é.”


É notável que a maior parte do público, são jovens. A influência que o TikTok e suas celebridades causam é tremenda, impulsionam que o jovem corra atrás da leitura cada vez mais. Enquanto antigamente só se ouvia falar dos grandes best-sellers, como Harry Potter ou Percy Jackson, hoje temos diversos influencies que recomendam livros menos conhecidos. Inclusive, alguns dão preferência para autores nacionais.


(Eddie Van Feu e Renato Rodrigues.
Bienal Internacional do Livro.
São Paulo 2022.)
Muitos autores se prepararam e trouxeram novidades.
Eddie Van Feu, escritora de fantasia e suspense, estava com o marido e sócio Renato Rodrigues, lançando o quarto livro da saga Crônicas de Lemmyar, Ventos da Guerra: "Ao retornarem do Deserto das Mil Mortes, os High Honors encontram um reino em colapso: saques a carregamentos, tumultos em cidades, falta de alimentos, alta dos preços e ataques de lobisomens. Enquanto a instabilidade no reino aumenta perigosamente, coisas estranhas acontecem e tudo leva a crer que ao voltarem do deserto, trouxeram consigo uma maldição capaz de destruir tudo pelo que lutaram e quebrar os fortes elos de uma amizade forjada ao longo dos últimos anos."
Seus livros estão disponíveis pela Editora Linhas Tortas e na Amazon!

Visitamos também a escritora e ilustradora Cristiana Sbardella no estande da Editora Jambô, com o lançamento de Escamas de Dragão, da série Reinos de Nerlian: "Irmã mais nova de quatro grandes feiticeiras, Minea foge de casa em busca de uma escama de dragão negro, último ingrediente necessário para completar um amuleto que lhe dará os poderes que sempre desejou. O destino fez com que seu caminho cruzasse com o de Dorak, um dragão negro em sua própria busca por poder. Conseguirá a jovem guiar seu inusitado companheiro pelos perigos de Nerlian até o Fim do Horizonte em troca da escama que a separa de seus objetivos?"

Seu livro está disponível no site da Jambo Editora e seu e-book conto O Dragão e o Caçador está disponível pela Amazon!


(Cristiana Sbardella.
Bienal Internacional do Livro.
São Paulo 2022.)


A feira trouxe também lançamentos internacionais, como Lore Olympus, de Rachel Smythe, com tradução de Érico Assis; o livro tomou conta da vitrine da Suma HQ. Um fenômeno do WebToon, agora disponível aqui no Brasil!


Com o espaço enorme da Expo Center Norte, a Bienal tinha lugar à vontade para organizar diversas atividades, e aproveitou bem dessa liberdade: fizeram um espaço específico para jornalistas, colunistas e escritores do ramo gastronômico, com bate papo e sessão de autógrafos, alguns chefs até prepararam receitas ao vivo. Temos um espaço infantil, com oficinas temáticas, narração de histórias e atividades voltadas para essa faixa etária. O espaço da biblioteca do SESC contou com atividades artísticas para incentivar a leitura, especialmente entre os mais jovens. Uma programação exclusiva sobre cordel, com debates, palestras, histórias e apresentações sobre o tema.


Vários estandes tinham diversos livros a preços populares e acessíveis. Você conseguia ver de longe em praticamente qualquer esquina que fosse "Livros partir de R$10 reais!", que chamaram a atenção de muita gente! Principalmente porque tinham muitos livros bons a esse valor, inclusive clássicos como Orgulho e Preconceito e Jane Austen.


É importante vermos que, ainda em tempos de pandemia, um evento essencialmente literário sempre atrai um público enorme. Vale ressaltar que o uso de máscara continuou sendo sugerido, e os cuidados básicos de higiene, bem como manter-se a uma distância segura.


Qual autor ou autora que você viu, ou queria ter visto por lá?! Conta pra gente nos comentários!

Postar um comentário