Morre, aos 82 anos, Isao Takahata, fundador do Studio Ghibi


Isao Takahata, diretor de filmes de animação japonesa e um dos fundadores do lendário Studio Ghibli ao lado de Hayao Miyazaki, faleceu ontem (5) aos 82 anos de idade. A causa da morte não foi especificada, mas segundo informações de pessoas próximas à ele, o cineatravinha enfrentando problemas de saúde durante o último ano e estava sendo frequentemente hospitalizado por condições relacionadas ao seu coração.
Foto: Shizuo Kambayashi (AP)

Com 58 anos de carreira, Takahata iniciou os seus trabalhos na indústria televisiva e cinematográfica. Dirigiu, foi roteirista e produtor em seu último trabalho "A Tartaruga Vermelha", de Michaël Dudok de Wit lançado em 2016. Foi venerado por ter sido o diretor de filmes como O Túmulo dos Vagalumes (1988 – filme que relata a história de dois irmãos, Seita e Setsuko, no período da Segunda Guerra Mundial no Japão. O pai deles é convocado a defender o país na guerra e a mãe falece em um bombardeio de aviões norte-americanos) e também o recente The Tale of the Princess Kaguya (2013), que chegou a ser indicado para um Oscar de melhor longa de animação.

Takahata se uniu com o diretor e amigo Hayao Miyazaki em 1985 para criar o Studio Ghibli, que até hoje é tido como um dos melhores estúdios de animação de todos os tempos.

Obrigado, Isao Takahata e descanse em paz!
Por Renata Schmidt

Postar um comentário